Porto Alegre, domingo, 21 de abril de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
22°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9300 3,9320 0,07%
Turismo/SP 3,8800 4,1000 0%
Paralelo/SP 3,8900 4,1100 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
596336
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
596336
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
596336
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 14/02/2014

Eficiência alemã

A nota e foto abaixo desta coluna mostrando um relógio em pane na estação ferroviária da cidade alemã de Tübingen virou questão de orgulho nacional. Na edição do dia 12, o jornal da cidade, o Schwäbisches Tagblatt, publicou uma carta de um alemão que se sentiu incomodado com a demora no conserto, um sacrilégio para a eficiência alemã. “Viramos chacota no Brasil no jornal Começo de Conversa”, diz o texto. O relógio foi consertado em seguida. De maneira que, uma singela nota cá resolveu um sério problema lá. De nada, sempre às ordens.

Recorde no trem

O diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff, informa que a empresa registrou a marca histórica de 7.089 quilômetros rodados no índice médio entre falhas dos trens (em inglês, mean kilometers between failures) em 2013, um aumento de 50,7% em relação ao recorde anterior, obtido em 2012. O valor representa a distância média que os trens percorreram sem apresentar problemas. O motivo: manutenção preventiva.

Novo ministro

O desembargador federal Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na vaga aberta com a aposentadoria do ministro Castro Meira, ocorrida em setembro do ano passado.

No pedal

De passagem por Porto Alegre, o presidente do Grupo Caloi, Eduardo Musa, visitou o prefeito José Fortunati (PDT). O CEO da Connondale do Brasil mostrou-se entusiasmado com o avanço das ciclovias na capital gaúcha. Ele elogiou a adoção do que considera a tendência mais moderna em termos de mobilidade urbana, envolvendo bicicletas nas principais cidades do mundo.

Novo encolhimento

Como o Jornal do Comércio já informou recentemente, o Walmart promoverá o enxugamento de lojas neste ano, sendo três unidades no Rio Grande do Sul. Porém, novas informações do portal New Trade aduzem que os norte-americanos estariam dispostos a cortar ainda mais fundo, desativando 50 lojas até o final do ano, o dobro da quantidade originalmente anunciada. Os cortes afetarão as redes Big e Nacional.

Por falar em Walmart...

... apesar de todo o seu poder de fogo, a rede Walmart nunca conseguiu realmente operar no capricho por aqui. Custa acreditar que uma potência mundial deste calibre não consega nem mesmo satisfazer exigências básicas do consumidor gaúcho. Ficou fácil demais para a concorrência.

Justino Vasconcellos

O ex-presidente da OAB/RS Justino Albuquerque de Vasconcellos faleceu aos 90 anos na noite da quarta-feira. Vasconcellos foi o 9º e o 11º presidente, entre 1973-1975 e 1978-1981, enfrentando um tempo delicado durante o regime militar. Neste período, Justino conseguiu libertar advogados presos no Uruguai, na Argentina e em São Paulo. Sua esposa, Hilda Dutra Vasconcellos, faleceu dia 4 passado.

Episódio do Rojão

Impressiona a candura com que Caio Souza, suspeito de atirar o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, fala do episódio, que não sabia que o petardo tinha esse poder de fogo. Claro, o rojão parece um bombom Sonho de Valsa, a julgar pelo que ele disse.

Finais

  • Ponte Golden Gate, de São Francisco, EUA, serviu de inspiração para uma ponte no lago do Capão Ilhas Resort, da Beralv Empreendimentos Imobiliários.
  • Prudential do Brasil Seguros de Vida, com duas agências no RS, elevou em 200% o seu capital segurado, para R$ 30 milhões.
  • Cooperativa Vinícola Garibaldi espera colher 18 milhões de quilos de uva, quase 3 milhões a mais do que em 2012.

Miúdas

  • Na primeira votação para cassar o mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), os parlamentares usaram a máscara do voto secreto.
  • Já na votação aberta de quarta-feira para cassar Donadon, os deputados tiraram a máscara. Deu no que deu.
  • CIC — Vale do Taquari vai chamar a atenção da Funai ao estilo indígena: bloqueando a BR-386 para o tráfego. A bronca impede a duplicação.
  • “A peste do governo é a irresolução. Está parado o que havia de correr, está suspenso o que havia de voar, porque não atamos nem desatamos.” (Padre Antônio Vieira)
COMENTÁRIOS
Sergio - 14/02/2014 - 08h46
Por falar em Walmart... Depois da JOSAPAR (supermercados Real), primeiro dono, o BIG da Sertório só cresceu como rabo de cavalo, para baixo. Foi vendido para o grupo SONAE, com soluções portuguezas, com certeza, aí foi vendido para o Walmart. Aí a coisa "ferrou de vez", sem funcionários, somente promotores de produtos, corredores intransitaveis, promoções falsas e por ai vai. Para finalizar criaram o tal SAM's CLUB, uma piada, pagar para comprar. Quem deve estar agradecendo é o Zaffari.


Rudi Berlet -
23/02/2014 - 00h15
Eficiência Alemã:É inevitável que toda vez que alguém menciona a Alemanha me lembre dos 5 anos que vivi lá. Daria para escrever um bom livro sobre eficiência, honestidade, conduta de políticos,etc. Impossível não se comparar com esse "pobre país rico" tão maltratado pelas excelências,nossos politicos.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento