Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
30°C
32°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9070 3,9090 0,72%
Turismo/SP 3,8700 4,0700 0,24%
Paralelo/SP 3,8800 4,0800 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
179046
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
179046
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
179046
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ESPIONAGEM ELETRÔNICA 29/12/2013 - 19h43min

NSA intercepta entregas de computadores, diz revista

A revista alemã Der Spiegel revelou neste domingo os métodos de operação de uma unidade da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). De acordo com a publicação, a divisão da NSA conhecida como Operações de Acesso Adaptado (TAO, na sigla em inglês) intercepta entregas de computadores, explora vulnerabilidades de hardware e até acessa um sistema interno da Microsoft para espionar seus alvos.

A TAO é descrita como uma equipe de elite de hackers especializada em obter dados dos alvos mais difíceis. Citando documentos internos da NSA, a revista disse que a missão da TAO é "conseguir o impossível". Segundo um funcionário de inteligência não identificado e citado pela Der Spiegel, a unidade conseguiu reunir "algumas das informações mais significativas que este país já viu".

A revista disse que a TAO possui uma série de aparelhos de alta tecnologia, como cabos de monitor capazes de gravar o que está sendo digitado e pen drives com transmissores de rádio. Além disso, a TAO recorre a vírus e também se aproveita de falhas em software e hardware distribuídos por empresas como Cisco Systems e Huawei Technologies, de acordo com a publicação.

Caso um alvo da NSA compre um computador ou outro acessório eletrônico, a TAO pode entrar em contato com aliados no FBI e na CIA, interceptar o equipamento em trânsito e levá-lo a uma oficina secreta onde ele pode ser modificado com software de espionagem antes de seguir para seu destino. A interceptação de computadores é uma das operações mais produtivas da NSA, segundo a Der Spiegel.

A publicação também revelou que os hackers da TAO conseguiam acessar o sistema de comunicação de problemas da Microsoft, conhecido por usuários de Windows como a caixa de diálogo que aparece na tela quando um programa trava, por exemplo. Segundo a revista, a NSA acessava esses relatórios para ajudar espiões a invadir computadores que utilizavam o sistema operacional. 

A Der Spiegel não revelou como obteve os documentos da NSA, embora já tenha publicado matérias baseadas em informações vazadas por Edward Snowden. Um dos principais contatos de Snowden, a diretora de documentários Laura Poitras, é creditada como um dos seis autores da matéria deste domingo. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
WikiLeaks alega que a NSA espionou ministros alemães além de Merkel
Há dois anos atrás, foi divulgado que o telefone de Merkel foi alvo de espionagem da NSA
Twitter do Comando Central dos EUA é hackeado por 'partidários do EI'
Há meses, aviões de guerra da coalizão militar liderada pelos EUA têm lançado ataques aéreos contra o EI no Iraque e na Síria.
Coreia do Norte sofre "blecaute digital" após ameaça aos EUA
Em comunicado da agência estatal KCNA, o governo norte-coreano ameaçava um "duro contra-ataque" contra a Casa Branca, o Pentágono e todo o território continental dos EUA
FBI confirma que Coreia do Norte está por trás do ataque à Sony
O Federal Bureau of Investigation dos EUA afirmou nesta sexta-feira que o ataque aos sistemas de computadores da Sony Pictures partiu da Coreia do Norte