Porto Alegre, quinta-feira, 29 de outubro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
880720
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
880720
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
880720
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 16/12/2013

Ah, eu sou gaúcho!

VALDIRIA CORREA/DIVULGAÇÃO/JC

De certa forma, esta imagem da praia de Capão da Canoa, obtida pela leitora Valdiria Correa, é uma espécie de síntese crítica do Litoral gaúcho. Quiosques móveis, o tempo nublado, mar marrom e esgoto correndo a céu aberto. O que mais poderia um veranista esperar?

As três portas I

A cada ano a história se repete: os nomes cogitados para o governo do Estado são candidatos e ao mesmo tempo não são, tirando os sem-chance. São porque assim o decidiram, e não são porque os ventos das incertezas ainda sopram mais forte do que os das certezas nesta altura da regata. Por isso que os pré-candidatos se esmeram em explicações gongóricas: deixam abertas três portas.

As três portas II

São elas a da entrada, a da saída e uma terceira, onde se lê “eu nunca disse que era candidato”. O enchimento da morcilha também leva o clássico tempero que, reduzido ao mínimo denominador comum, pode ser resumido no mantra “sou um soldado do partido”. Depois desta última palavra, cabem três pontos seguidos de “se Deus e as pesquisas assim o quiserem”.

As três portas III

Há um bocado de pimenta na comida do vencedor, como a penúria dos cofres públicos e os aumentos já acertados dos vencimentos do funcionalismo. E São Pedro. Historicamente, a cada dez anos, o Rio Grande do Sul tem sete episódios de seca, três severos. Sem chuva, sem grana. Ao fim e ao cabo, não se pode excluir o “tão alegres que fomos e tão tristes que voltamos”.

Chatas do telemarketing

Familiar de um leitor recebe até três ligações diárias de uma operadora de telefonia celular oferecendo mudança de plano, agora com acesso à internet. O problema é que o cliente é deficiente visual. Ao explicar seu problema, uma das chatas do telemarketing até ironizou o cliente. Sugestão da página: grave e processe.

Nova ponte

A ideia de construção de uma nova ponte unindo a zona central de Lajeado a Estrela ampliou-se na semana passada com uma reunião de entidades dos dois municípios na Univates. O encontro foi coordenado pelo reitor Ney José Lazzari. Haverá nova rodada no início de 2014. Não por nada: os municípios com mais de 20 mil habitantes terão que apresentar projetos de mobilidade urbana ao Ministério das Cidades no ano que vem.

A bandeira navegante

O construtor de barcos Alexandre Santos caprichou neste veleiro, que singra as águas da Lagoa dos Patos tendo o lábaro nacional como vela. A ideia estava caindo de madura, e se alguém mais pensou nela antes de Santos é questão em aberto.

Vale?

Mercado imobiliário aquecido ignora a sensatez. Um apartamento com dois dormitórios e uma vaga na garagem em um bairro não tão nobre assim está à venda por R$ 420 mil. O tamanho? Pouco mais de 80 metros quadrados.

Teatro musical

Está acontecendo em Canoas a apresentação do musical Godspell. São 14 pessoas em cena, o tempo todo cantando, dançando e interpretando o evangelho segundo São Matheus. O prefeito Jairo Jorge (PT) enriqueceu seu arquivo fotográfico. O termo godspell significa, segundo os promotores, o evangelho musicado em ritmo de rock. A música gospel norte-americana faz a mesma coisa sem um “D” e o “L” a mais.

IRENO JARDIM/DIVULGAÇÃO/JC

Marcas de Quem Decide

A Qualidata está concluindo a coleta de dados para a 16ª edição do projeto Marcas de Quem Decide, realizado em parceria com o Jornal do Comércio com promessa de recordes. São mais de 600 entrevistados, sendo a maioria donos ou sócios de empresas; mais de 900 horas em ligações telefônicas para coleta de dados; 70 profissionais envolvidos só na parte técnica da pesquisa.

Inauguração da Rodovia do Parque

Depois que as melancias do caminhão se acomodarem, após a inauguração da Rodovia do Parque, dia 20, quem vai e quem vem pela BR-116 conta como favas contadas a queda de até 40% no volume de tráfego da estrada, como projetado. Alguns técnicos são cautelosos a esse respeito.

Miúdas

  • PRESIDENTE do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter comanda a assembleia geral da entidade hoje/9h.
  • PRÊMIO Beef Point 2013 teve entre os finalistas Tiago Rocha Nunes, diretor e criador do site boinaweb.
  • PROJETO Pescar conquistou o Prêmio Estadual de Direitos Humanos/Criança e Adolescente.
  • ENCRUZILHADA do Sul promove de 28 a 30 de março de 2014 o VI Festival Estadual da Ovelha.


COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Um bunker no Centro Como pato na água O sumiço do telhado Lá e cá