Porto Alegre, quinta-feira, 23 de setembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
796417
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
796417
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
796417
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
[email protected]

Começo de Conversa

Coluna publicada em 25/11/2013

O outro lado

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

Veranistas urbanos típicos do Litoral são aqueles que vão do lar ao mar passando pelo bar, antes ou depois. O lado de dentro é território desconhecido para a maior parte. Geralmente, é a parte dos nativos e de quem realmente procura belos cenários nos escaninhos das cidades litorâneas. Caso “do outro lado“ de Tramandaí, cujo rio oferece paisagens singulares não atropeladas pelos intrusos. A aglomeração de iscarias do lado de lá confere um colorido todo especial, seja época de veraneio ou não.

Condomínios

Leitor que esteve em Capão da Canoa soube que tramitam - em fase final - licenças para a implantação de mais 16 novos condomínios fechados na região (Xangri-Lá, Capão e adjacências). A pergunta é a de sempre: como vai ficar o trânsito, esgoto, recolhimento de lixo e outros que tais?

O discurso do chapéu

Ao falar da dívida de R$ 50 milhões que o governo do Estado tem para com a prefeitura da Capital, o vereador Idenir Cecchim (PMDB) abriu fogo em leque contra o governador Tarso Genro (PT), especialmente na questão das rodovias estaduais e da EGR, colocando estrategicamente um chapéu ao seu lado. “Senhor Tarso Genro, não me faça pedir mais vezes o chapéu emprestado para demonstrar que o senhor e o governo só fazem promessas e aceno com o chapéu dos outros.”

Lição de geografia

O escritor e jornalista Ambrose Bierce (1842-1913) disse que a guerra é a forma de Deus ensinar geografia aos norte-americanos. Hoje dá para estender a ironia. Ao prender a ativista Ana Paula, os russos conseguiram o que Greenpace só obteve parcialmente: chamar a atenção para o Ártico e seus problemas. A superfície do Oceano Ártico é de pouco mais de 14 milhões de quilômetros quadrados. A do Brasil é de 8,5 milhões km2.

Tarso e as mulheres

A jornalista Fernanda Bastos, da editoria de Política do JC, é uma das 50 mulheres convidadas para discutir hoje, às 16h30min, com o governador Tarso Genro, temas como igualdade de direitos, feminismo, aborto, combate à violência e a construção do papel da mulher na sociedade.

Pós-protestos

Após perder a eleição para o DCE da Ufrgs, os partidos de extrema esquerda chamam os vencedores como sendo “de direita”. Talvez eles apenas não sejam de esquerda. De qualquer forma perderam, fato. E deveria servir de alerta. Afinal, foi o primeiro ou um dos primeiros eventos universitários pós-protestos de junho.

Eleição na AMB

O juiz de Direito João Ricardo dos Santos Costa é o novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A chapa 1 – Unidade e Valorização, encabeçada pelo juiz João Ricardo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, foi eleita para compor os conselhos Executivo e Fiscal da AMB com 5.628 votos (59,35%).

Papo jurídico

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o presidente do TJ, Marcelo Bandeira Pereira, levaram um bom papo em audiência realizada na semana passada. Temer é procurador de Justiça de São Paulo e a conversa rolou solta com, é claro, os pitacos do advogado Eliseu Padilha, deputado federal do PMDB. São Paulo tem cerca de 390 desembargadores e pretende ampliar o quadro; no RS, são 140, mas o TJ precisa de mais 30.

Por falar em Padilha...

...a última coisa que Padilha faz é voltar para casa. A sua desenvoltura e presença em todos os círculos do poder é impressionante. Parece até que ele tem o dom da ubiquidade, especialmente nos últimos tempos.

Miúdas

  • PALCO do Carrinho Agas 2013 será produzido pela Matrix Ambientação Sustentável, de Bento Gonçalves.
  • JULIO Mottin Neto recebeu para a Panvel o troféu “Profissional de Marketing de Cliente do Ano” do Salão da Propaganda.
  • DADO Schneider lança amanhã/19h30min/Saraiva do Moinhos o livro “O mundo mudou... bem na minha vez!.
  • CAMPANHA Nacional de Combate ao Câncer terá dez postos de atendimento no RS, dia 30. Info: www.sbd.org.br.
  • Paola Celiberto (Scalzilli.fmv Advogados & Associados) está na Comissão de Direito Tributário da OAB-RS.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento