Porto Alegre, quinta-feira, 15 de abril de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
656048
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
656048
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
656048
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Empresários & Cia Osni Machado
[email protected]

Empresários & Cia

Coluna publicada em 25/11/2013

PGQP debaterá a educação e a gestão colaborativa em 2014

MATHIAS CRAMER/PGQP/DIVULGAÇÃO/JC
Pierry diz que o futuro do Brasil e das empressas passa pela educação
Pierry diz que o futuro do Brasil e das empressas passa pela educação

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) terá como foco de sua atuação a educação e a gestão colaborativa em 2014. Para o primeiro tema, será criada uma atividade específica.

“Promoveremos, no primeiro semestre do próximo ano, um evento voltado ao assunto. Acreditamos que o futuro do Brasil e das nossas empresas passa pelo tratamento que for dado hoje à educação”, defende o coordenador-executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry. Já a gestão colaborativa será debatida no tradicional evento promovido pela entidade, o 15º Congresso Internacional da Gestão, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto de 2014.

Em 21 anos de história, o PGQP colocou o Rio Grande do Sul no mapa global da qualidade, tendo ajudado as organizações gaúchas a melhorarem os seus sistemas de gestão. “Nessas mais de duas décadas de atuação, tivemos o desafio de despertar a sociedade para a importância desse assunto, demonstrando claramente que usando conhecimento, técnica e ferramentas de qualidade é possível fazer mais e melhor”, observa Pierry.

Durante a sua história, o PGQP colaborou com instituições de todos portes e segmentos. Recentemente, a entidade auxiliou o Ministério Público Estadual a economizar R$ 8 milhões em apenas 15 meses. O resultado foi graças ao programa Agir (Atitudes que Geram Integração e Resultado), criado em uma parceria entre as duas instituições. Outro beneficiado com as técnicas de gestão do PGQP foi o escritório de arquitetura Vera Zaffari, que, em 2013, foi agraciado com o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS.

Com auxílio da entidade, a empresa reduziu em 34% as despesas e teve um crescimento de faturamento de 58% entre os anos de 2011 e 2012. “Um dos maiores legados do PGQP é ter desmistificado a ideia de que ferramentas da qualidade eram apenas para a área industrial. Comprovamos que organizações de todos setores e portes podem se beneficiar das metodologias de gestão”, aponta o coordenador-executivo.

De acordo com a pesquisa inédita Estado Global da Qualidade, realizada pela American Society for Quality (ASQ), com organizações de 22 países, 23% das empresas brasileiras não utilizam nenhuma ferramenta da qualidade. Apesar de ser um número considerado baixo, os desafios do setor estão longe de terminar. Pierry defende que a qualidade deve acompanhar a evolução da sociedade e responder ao novo cenário, como a questão da sustentabilidade e das novas tecnologias. “Além, claro, de inserir quem ainda não foi sensibilizado e não adota metodologias de gerenciamento pela qualidade”, finaliza.

O PGQP representa o Brasil na Sociedade Americana para Qualidade (American Society for Quality – ASQ) e na Rede Mundial da Qualidade, formada por 14 países das Américas, Europa e Ásia. A entidade também atua em conjunto com a Fundação Nacional da Qualidade, como parceiro, no Brasil, da Fundação Iberoamericana para a Qualidade (Fundibeq), entidade que promove a gestão da qualidade nas empresas e instituições da Ibero-América, Espanha e Portugal. Nacionalmente, o PGQP contribui para o fortalecimento e a ampliação da rede em qualidade, produtividade e competitividade, e como parceiro nas ações de melhoria da competitividade, com o Movimento Brasil Competitivo e a Fundação Nacional da Qualidade.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Sindseg-RS chega aos 120 anos com mercado consolidado Mercopar irá expor tecnologia no Salão da Inovação Construsul projeta repetir bons negócios na edição de 2015 Enlinea ingressa no mercado com EaD de qualidade