Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

PARTIDOS

- Publicada em 12 de Novembro de 2013 às 00:00

Vanazzi pode contar com apoio de Stela e Pimenta


JONATHAN HECKLER/JC
Jornal do Comércio
Com 25.085 votos apurados até as 19h de ontem - o que compreende mais de 70% -, a possibilidade de segundo turno no processo de eleições diretas (PED) para a presidência do diretório estadual do PT estava praticamente confirmada.
Com 25.085 votos apurados até as 19h de ontem - o que compreende mais de 70% -, a possibilidade de segundo turno no processo de eleições diretas (PED) para a presidência do diretório estadual do PT estava praticamente confirmada.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, com 38,6% dos votos, e o ex-prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, com 37,5% da preferência, devem disputar a segunda etapa da votação, que ocorre no próximo dia 24.
Na mesma parcial, o deputado federal Paulo Pimenta tinha 16,7%, enquanto a deputada estadual Stela Farias alcançava 6,3%, e Laércio Barbosa, 0,9%. De acordo com a secretária-geral do partido no Estado, Eliane Silveira, a estimativa é de que 35 mil petistas tenham votado nas eleições internas de domingo.
Tanto para Stela quanto para Pimenta, há uma tendência de apoio à candidatura de Vanazzi, em função das afinidades políticas. A deputada integra a corrente Esquerda Democrática (ED), que se reuniu na tarde de ontem para fechar a questão. “Não tá fechado 100% este debate, mas a tendência é de que tenhamos uma posição alinhada à do Pimenta, de apoio ao Vanazzi”, adianta.
O deputado federal, pertence à corrente PT Amplo e Democrático, diz que deve esperar a finalização da contagem, mas admite que seu grupo político tende ficar ao lado do ex-prefeito de São Leopoldo, que integra a Articulação de Esquerda (AE). Segundo ele, a identificação também passa por uma postura crítica à direção nacional, que conseguiu reeleger Rui Falcão, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) - ex-Campo Majoritário - para a presidência. Falcão teve o apoio de Jairo Jorge, integrante da Socialismo 21.
No âmbito nacional, o PT Amplo e a ED compõem a corrente Mensagem ao Partido, também integrada pela Democracia Socialista (DS), que, no Estado, apoia Vanazzi. O grupo lançou o deputado federal Paulo Teixeira, de São Paulo, que ficou em segundo lugar na disputa com Falcão.
O prefeito de Canoas afirma que “o PT não é um partido de caciques” e que irá ao encontro da militância, inclusive para mobilizar o contingente de pessoas que não votaram no domingo. Jairo defende a “interiorização” da sigla, a criação de um conselho com os presidentes dos diretórios municipais e a “conexão com a voz das ruas”. Diz ainda que a prioridade do próximo presidente será reeleger o governador Tarso Genro (PT) e a presidente Dilma Rousseff (PT). No Estado, é favorável à ampliação das alianças em torno de Tarso.
Vanazzi afirma que vai aguardar a finalização da contagem para reforçar conversações já feitas no primeiro turno com os grupos de Stela e Pimenta. O ex-prefeito acredita que a realização do segundo turno proporcionará o debate de “questões de fundo”. “Queremos que o PT não seja apenas um partido eleitoral”, argumenta, dizendo ser necessária uma aproximação dos movimentos sociais e das bandeiras históricas da sigla, como a reforma agrária e a defesa das 40 horas semanais para os trabalhadores defendida pela CUT. Laércio Barbosa discutirá com integrantes de sua corrente a apresentação de uma plataforma aos dois candidatos. No dia 24 de novembro, também será escolhido o presidente municipal da sigla, entre Rodrigo Oliveira e Nelci Dias.

Rui Falcão lidera disputa pelo comando nacional

O deputado estadual de São Paulo Rui Falcão amplia diferença de votos e deve ser reeleito presidente nacional do PT. Com 22% das urnas apuradas, Rui Falcão aparece em primeiro lugar com mais de 69 mil votos, segundo balanço divulgado pela sigla ontem à tarde.
Em segundo lugar está o secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira, que encabeça a chapa Mensagem ao Partido, com 17.982 dos votos petistas.
Em seguida vem o secretário-executivo de São Paulo, Valter Pomar, com 7.035, Renato Simões, com 3.650, Markus Sokol, com 1.428, e Serge Goulart, com 691, na disputa interna do partido.
Cerca de 806 mil de um total de 1,7 milhão de filiados ao PT estavam aptos a participar da votação, que aconteceu domingo em todo o País. Segundo a sigla, o número de filiados que participaram da votação está em torno de 106 mil. O resultado final deve ser divulgado hoje. Caso se confirme a reeleição de Rui Falcão, o deputado vai coordenar a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição.
Principal articulador da recondução do deputado estadual Rui Falcão à presidência nacional do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aposta na eleição interna do partido para isolar as alas petistas que criticam as alianças feitas pelo partido para sustentar a campanha de reeleição da presidente Dilma. O governo de coalizão defendido por Lula é a principal crítica dos outros cinco candidatos que disputam a presidência do PT contra Falcão. Além disso, a participação atuante de Lula durante todo o processo do PED incomodou os candidatos de oposição a Falcão. O ex-presidente nomeou o diretor do Instituto Lula Luiz Dulci como um dos coordenadores da campanha e foi pessoalmente ao lançamento da campanha de Falcão.
“Lula sempre procurou preservar sua condição de liderança histórica no PT, mas agora resolveu entrar em bola dividida”, afirma Markus Sokol, que encabeça a corrente O Trabalho e também disputa a direção nacional.
De acordo com os candidatos que fazem oposição a Falcão, Lula assume postura “contraditória” quando quer a renovação da política e do PT em discursos públicos, mas defende a manutenção da direção petista e da política que deve ser adotada na campanha que busca a reeleição de Dilma em 2014.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO