Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Maio de 2019 às 22:57

De volta ao passado


ACERVO GILBERTO WERNER/DIVULGAÇÃO/JC
Literalmente. Foi um torpedo a meia nau. O Cais Mauá naufragou. O governador Eduardo Leite (PSDB) não tinha opção legal a não ser a que tomou. Justo agora que aportou um grupo de investidores gaúchos com solidez financeira. Os primeiros investidores, lá atrás, ficaram nas promessas seguidas de perfumarias. Como são difíceis as coisas nesta Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Só nos resta lembrar como era o Cais do Porto nos anos 1950.
Literalmente. Foi um torpedo a meia nau. O Cais Mauá naufragou. O governador Eduardo Leite (PSDB) não tinha opção legal a não ser a que tomou. Justo agora que aportou um grupo de investidores gaúchos com solidez financeira. Os primeiros investidores, lá atrás, ficaram nas promessas seguidas de perfumarias. Como são difíceis as coisas nesta Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Só nos resta lembrar como era o Cais do Porto nos anos 1950.

Viagem ao Centro da Terra

Buracos em Porto Alegre são ao mesmo tempo lembrados e esquecidos. A população não esquece. A semana bateu o recorde de e-mails de leitores reclamando da buraqueira ampla, geral e irrestrita que reina na Capital. Um deles sugeriu que a página publique todos os dias a foto de um. A prefeitura precisa dar uma solução. Quando, ó Senhor, virá a salvação?

O País dos assassinatos

O que era apenas desconfiança da página agora é comprovação. Acidentes de trânsito - homicídios de trânsito é melhor - são superiores aos assassinatos em alguns estados. Segundo a seguradora Líder, administradora do Dpvat, São Paulo e Minas Gerais lideram a lista com 5.462 e 4.127 sinistros pagos por acidentes fatais no trânsito, contra 3.464 e 3.234 óbitos por crimes violentos, respectivamente.

Historinha de sexta

O milagre da multiplicação dos pães e peixes feito por Jesus, às margens do Lago da Galileia, foi o tema do sermão de domingo de uma paróquia do Interior. O padre subiu ao púlpito e em tom grave começou a contar o causo como o causo foi.
- Vejam só o quadro que se apresentava, ter que alimentar 5 mil pessoas famintas com apenas cinco pães e dois peixes! Urgia uma solução!
No fundo da igreja, um personagem folclórico da cidade, o Cabeleira, compartilhou a aflição do padre sem saber do desfecho.
- Mas Jesus fez um milagre! Com apenas 5 mil pães saciou a fome de cinco pessoas!
O Cabeleira estranhou o desfecho, mas ainda assim ficou quieto. Quem não ficou quieto foi o sacristão, que no fim da missa alertou o padre da mancada. Este deu um tapa na testa e garantiu ao auxiliar que no próximo domingo consertaria a aritmética falha. E assim começou o sermão do domingo seguinte:
- Como eu falei na semana passada, com apenas cinco pães Jesus saciou a fome de 5 mil...
Lá do fundo, Cabeleira o atalhou o padre:
- Também, pudera! O que sobrou de pão da semana passada...

Herança maldita

O que desanima nessa história toda é como são difíceis as coisas por essas bandas. Mesmo quando há vontade, e boa vontade - apesar dos caranchos que vem com seu bico torto atrapalhar a vida dos outros -, uma soma de erros somada à burocracia torna tudo mais difícil do que apagar o fogo do inferno. Não vai, simplesmente não vai. Essa é a nossa herança maldita.

Dos cofrinhos de quebrar...

Nota sobre a cultura da poupança e os antigos cofrinhos, que cambiaram do metal para o papelão ou plástico, mexeu num vespeiro. Muitos leitores lembraram outras empresas de crédito imobiliário dos anos 1970 que também tiveram uma fatia de mercado, como a Fin-Hab, Apesul e Habitasul. Mas o produto da Sul Brasileiro captava muito mais porque tinha as filiais do Banco Sul Brasileiro como rede de captação.

...ao Maverick dos atletas

A mesma Sul Brasileiro Crédito Imobiliário lançou outra promoção de enorme sucesso de São Paulo para baixo, o Craque Sul Brasileiro do Ano. Clube e jogador mais citados na abertura de uma poupança recebiam um prêmio - para o clube, o equivalente ao custo de uma piscina olímpica, que custava uma banana; o craque era premiado com um Maverick zero bala. Os pais da criança foram Salimen Jr. e Marco Antônio Birnfeld.

Sonhos

Todo mundo tem direito de sonhar e alguns sonhos podem se tornar realidade. Que alívio será a abertura da trincheira da avenida Ceará, assim como suas colegas da Anita Garibaldi e da Cristóvão Colombo. Um dia vai ter que dar certo, ah se vai. Afinal, não tem bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe.

Finais

  • SEU CLÓVIS tem cada uma. Em parceria com Spotify, a Tramontina cria o primeiro algoritmo sinestésico que transforma música em sabor.
  • A HORA E A VEZ dos jovens. Participantes do programa CNA Jovem selecionados pelo Senar-RS participam em São Paulo do programa de capacitação de lideranças do agronegócio.
  • FAÇA O BEM não olhe para quem. Internacional/Banco de Alimentos/Stop Hunger/Sodexo se unem para arrecadar alimentos.

Miúdas

  • PERPÉTUO Socorro Cajazeiras foi eleito presidente da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento). É mineiro.
  • QUE semaninha de mau tempo essa! Pelo menos não tivemos ameaça de tornado como Nova Iorque. Credo em cruz!
  • DESVIO de função: o trecho urbano da BR-116 em Curitiba (cinco faixas de cada lado) foi pago pela prefeitura.
  • NADA é mais perigoso que uma ideia quando se tem apenas uma. (Émile-Auguste Chartier, escritor pacifista)