Porto Alegre, sábado, 04 de julho de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
10°C
14°C
4°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
184499
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
184499
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
184499
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 01/11/2013

De Teutônia para o mundo

Dependendo do setor em que uma empresa atua, a localização da sede é hoje secundária. Essa é pelo menos a experiência exitosa da 29 Sul de Teutônia, liderada por André Traichel e Felipe Diesel. Traichel morava e trabalhava em agências de publicidade de Porto Alegre, mudou-se de saco e mala para Teutônia em busca de qualidade de vida, abriu um café sem saber se teria cliente, quebrou e associou-se ao ex-cliente do café Felipe Diesel, que trabalhava em TI na cidade. Juntos desenvolveram um software, o Siga, para organizar o fluxo de agências de publicidade. Hoje, os dois dirigem a 29 Sul, com mais de 400 clientes em 19 estados e Angola, sempre a partir de Teutônia.

O fracasso do café

A ideia de André Traichel de abrir um café em Teutônia só poderia ter fracassado, reconhece ele hoje. Em primeiro lugar, a cidade não tinha um centro maior, nem seus moradores o hábito de tomar café fora, porque o tomavam em casa (de graça), menos ainda um café mais elaborado (e caro).

O GPS nos táxis

A EPTC deverá publicar até o dia 15 deste mês o edital para escolher a empresa que irá instalar GPS na frota de táxis de Porto Alegre, com vistas ao controle online de todos eles, que também irá flagrar os maus, como os que exploraram estrangeiros em recente torneio esportivo mundial. Mas, no mesmo torneio, informa o presidente, Vanderlei Cappellari, mais de 20 devolveram objetos deixados nos veículos.

Purificador de água

A chegada do calor aumenta a procura de purificadores de água sobretudo os que eliminam todas as bactérias. Curiosamente, à semelhança dos automóveis, seus fabricantes lançam novos modelos de meio em meio ano, para estimular a troca, segundo o diretor da Wat Sul de Porto Alegre, Ernandes Bastianello, que acaba de receber o mais recente da Serbran, o Polo Water.

Tendências do varejo

A missão da CDL Porto Alegre a Nova Iorque em janeiro para participar do BIG Show da NRF e das visitas técnicas às lojas selecionadas é a grande chance dos lojistas gaúchos conhecerem as últimas tendências do setor. O interesse maior do gerente de TI das Lojas Lebes, Luís Roberto Prates Broca, que vai pela segunda vez, é conferir o diferencial competitivo de cada loja visitada.

Imposto na origem ou no destino

Uma das graves distorções tributárias, entre tantas existentes no Brasil, é o local de recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) no leasing e em cartões de crédito, lembrou a ministra Ideli Salvatti, que estará reunida nesta sexta-feira em Porto Alegre com os prefeitos gaúchos. O STJ definiu que deve ser no domicílio do prestador de serviço. A ministra apresentou projeto quando senadora, com o apoio da CNA, mandando recolher o imposto do leasing no domicílio do tomador de serviço e do cartão de crédito e débito no local de seu uso, onde se realiza a compra e venda de serviços e mercadorias. A ideia é promover uma distribuição mais justa do imposto entre os municípios.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social