Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 23 de Outubro de 2013 às 00:00

Nas ancas da história


HIRAM REIS E SILVA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Uma árvore fustigada pelos fortes ventos desde sua nascença, teimosa como ela só na beira do mar, certo? Certo, menos a parte do mar. É o imenso rio Tapajós, no Pará, cujo mapeamento foi atualizado pelo coronel do Exército Hiram Reis e Silva, professor do Colégio Militar de Porto Alegre. Caprichoso, em um dos seus tantos relatos sobre a história de lugarejos ribeirinhos, o coronel escreve que está “engarupado nas ancas da história”.
Uma árvore fustigada pelos fortes ventos desde sua nascença, teimosa como ela só na beira do mar, certo? Certo, menos a parte do mar. É o imenso rio Tapajós, no Pará, cujo mapeamento foi atualizado pelo coronel do Exército Hiram Reis e Silva, professor do Colégio Militar de Porto Alegre. Caprichoso, em um dos seus tantos relatos sobre a história de lugarejos ribeirinhos, o coronel escreve que está “engarupado nas ancas da história”.
Capital de risco
Cine Cite - Inspiração para mudar o futuro (Something Ventured) é um documentário que conta a história da indústria de capital de risco nos séculos XX e XXI. A exibição será às 9h30min de sábado, 26, no GNC Praia de Belas, com bate-papo após a sessão. É uma iniciativa do movimento CITE (Cidadãos, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo) criado pelos publicitários Alfredo Fedrizzi e José Cesar Martins.
O que está acontecendo?
Com essa pergunta, o empresário Luiz Fernando Oderich, idealizador da ONG Brasil sem Grades, alerta para a situação da impunidade no País e registra sua preocupação com a onda de crimes entre pessoas da própria família. Isso tem tirado o sono de muitas delas, por sinal. Não conseguimos entender, por mais que tentemos. Talvez a mais terrível descoberta do século XX tenha sido a de que somos governados por algo que não controlamos: o inconsciente.
A rua do ar
PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC
PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC
Outra exploração que poderia ser feita é atualizar a Porto Alegre que poucos conhecem. Na maioria das vezes, as pessoas só ouviram falar. Caso do aeroporto Salgado Filho, que é conhecido pelos terminais de passageiros e pela pista. Que existem “ruas” e sinalização específica para táxi-aéreo e aeronaves privadas certamente não é imaginado pelo porto-alegrense padrão.
Projeto de Lei
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Ernani Polo (PP) que proíbe no Estado a prática de frisagem em pneus (pneu careca ressulcado), bem como a comercialização desse produto adulterado. A má conservação de pneus é responsável por 20% dos acidentes nas rodovias.
Solução estrangeira...
A presidente Dilma Rous-seff (PT) iniciou seu discurso na cerimônia de sanção da medida provisória do Programa Mais Médicos fazendo uma homenagem ao médico cubano Juan Delgado, que foi alvo de fortes protestos quando chegou ao Brasil. Se as vaias não foram exatamente a coisa certa a ser feita, também é verdade que o governo não precisava gastar – doar – esse dinheiro todo em Cuba.
  ...solução caseira
A solução estava bem ao alcance. Segundo o médico Jorge Ignácio Szewkies, o vasto contingente de enfermeiras (os) - que falam nossa língua e conhecem nossos usos e costumes - podia dar conta do recado na saúde básica, sem ter que recorrer a profissionais estrangeiros. Se o governo federal não se deu conta disso é ruim; e, se sabia mas não foi por este lado, pior ainda.
O cão golfista
FREDY VIEIRA/JC
Durante o Campeonato de Golfe Sênior no Country Club de Porto Alegre, este alegre cão fez um alongamento no capricho, quem sabe aliado à postura universal dos cães quando querem mostrar submissão e fazer festa para o amigo (nem sempre) homem.
Estacionou, doou
As obras no entorno do Beira-Rio estão dificultando o acesso de voluntários que atendem aos idosos do Asilo Padre Cacique e fazem a entrega de donativos, como alimentos e produtos de higiene. Assim, vem em boa hora a escolha da instituição para receber 100% da renda obtida com os estacionamentos do Praia de Belas no dia 30 de outubro.
Por falar em estacionamento...
...o shopping está fazendo uma campanha para estimular os clientes a utilizar o novo prédio-garagem, que pode ser acessado pela rua Marcílio Dias ou pela Praia de Belas. É curioso como o porto-alegrense se apega a hábitos e resiste a mudanças, ou pelo menos não “se toca”. Ele prefere dar voltas e voltas até encontrar vaga no estacionamento no subsolo do shopping a usar o novo.
Miúdas
  • NOVO Guardião do Templo Positivista Érlon Jacques de Oliveira toma posse no cargo dia 27/10h30min.
  • CAFÉ da manhã na Firs, da Federação Israelita do RS, recebe dia 25 a senadora Ana Amélia Lemos (PP).
  • UNIÃO dos Vereadores RS fará transmissões da TV Uvergs na web, parceria Alter/Bureau de Representações.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO