Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

PARTIDOS

- Publicada em 02 de Outubro de 2013 às 00:00

Zambiasi pode ser alternativa a vice de Tarso


GILMAR LUÍS/JC
Jornal do Comércio
A saída do PSB, partido do vice-governador Beto Grill, do governo do Estado e o provável desembarque do PDT, que deve investir em uma candidatura própria ao Piratini em 2014, aumentaram a especulação sobre como será formada a chapa para a candidatura à reeleição do governador Tarso Genro (PT).
A saída do PSB, partido do vice-governador Beto Grill, do governo do Estado e o provável desembarque do PDT, que deve investir em uma candidatura própria ao Piratini em 2014, aumentaram a especulação sobre como será formada a chapa para a candidatura à reeleição do governador Tarso Genro (PT).
Caso o PDT, que já recebeu aceno para indicar o vice, realmente deixe o governo, apenas dois partidos da base aliada, PTB e PCdoB, possuem representação na Assembleia Legislativa, o que os credenciaria para disputar a indicação.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre, algumas lideranças petebistas já falam no nome do ex-deputado e ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB), que poderia retornar à vida partidária como vice de Tarso. Zambiasi está afastado da política desde 2011, quando voltou a comandar seu programa diário de rádio na Capital. O vereador Alceu Brasinha (PTB) tenta despistar e diz que só reproduz o que escuta. “Não é eu que estou falando, são os outros. Quem fala isso que o Zambiasi vai ser vice é o pessoal do PT, mas não posso te confirmar”, afirma Brasinha. Já o vereador Elizandro Sabino acredita que Zambiasi poderia ser candidato a governador e não vice. “Essa é a minha avaliação pessoal”, disse Sabino.
O líder do PTB no Legislativo, vereador Cássio Trogildo, disse que é difícil tratar do assunto no momento, pois seriam apenas suposições e acredita que é uma escolha do próprio Zambiasi. “Depende muito mais de uma questão individual dele”, afirmou Trogildo.
O presidente estadual do PTB e secretário estadual de Obras, Luiz Carlos Busato, acredita ser uma possibilidade remota, pois Zambiasi não manifesta nem mais o desejo de concorrer a deputado federal no próximo ano. Entretanto, o dirigente petebista confidencia que o nome agrada o governador Tarso Genro (PT). “É a possibilidade dos sonhos do governador. Quem não quer o Zambiasi de vice?”, questiona o petebista, que disse que esse assunto sempre é levantado durante conversas, mas que Zambiasi não diz nem que sim, nem que não.
O presidente do PTB também acredita ser muito cedo para essa discussão, pois é um momento de conversa entre os partidos e busca de lideranças que queiram concorrer em 2014. “Já recebi convites para conversar com o PMDB, mas acredito que, depois desse final de semana, o foco começa a se voltar para dentro dos partidos.”
Zambiasi se elegeu senador em 2002, com 2,9 milhões de votos na coligação do governador Germano Rigotto (PMDB). Antes havia sido o deputado estadual mais votado em todas as eleições de 1986 a 1998. Por sua consistência eleitoral, o petebista é frequentemente lembrado para disputar cargos na chapa majoritária ao Piratini.
Apesar dos convites, nunca concorreu a governador ou vice. A reportagem contatou a assessoria de Zambiasi, mas, até o fechamento desta edição, não havia retorno do ex-senador.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO