Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 16 de Setembro de 2013 às 00:00

IBM, uma empresa de projetos


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas para Steve DelGrosso, diretor do Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos da IBM
Três perguntas para Steve DelGrosso, diretor do Centro de Excelência em Gerenciamento de Projetos da IBM
1 - A IBM mudou sua orientação de negócios na virada do século, e parte dessa mudança é o plano de ser essencialmente baseada em projetos. Como foi isso?
Steve DelGrosso - Embora tenhamos sempre pensado em alternativas para otimizar o trabalho da companhia, a transformação ganhou força com a criação do Centro de Excelência, em 1996. Dois anos depois, Lou Gerstner (CEO da IBM na época) definiu que teríamos que nos tornar uma empresa 100% de projetos. Trabalhamos nisso até hoje.
2 - Como a IBM estrutura a sua operação para gerir os projetos?
DelGrosso - Nos apoiamos em sete chaves que norteiam a composição dos projetos. Essas chaves envolvem as noções de cronograma, escopo, time, benefícios, riscos, envolvimento dos acionistas e entregas. A partir disso, agilizamos a comunicação entre as equipes e seus gestores, melhorando a execução.
3- Hoje em dia, como está a Big Blue no caminho de ser 100% baseada em projetos?
DelGrosso - Estabelecemos três fases para atingir esse objetivo e já completamos duas. Primeiro, definimos e treinamos os gerentes de projetos. Depois, estabelecemos os métodos e ferramentas. O terceiro passo é inserir todos os profissionais da empresa a colaborar dentro desse workframe. Parece contraditório, mas acho que essa terceira fase nunca será completada. Sempre estamos aperfeiçoando, adotando novos processos ágeis e experimentando para otimizar os projetos.
Datacom faz modems para Vivo
A Datacom começou a fabricar modems ADSL para a Telefonica/Vivo em sua fábrica de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. É uma notícia importante: é a primeira vez que se viabiliza a produção desse tipo de equipamento em alto volume fora da China. Para atender à demanda inicial de 50 mil produtos por mês, a Datacom investiu em uma nova linha de produção e na contratação de 150 funcionários, elevando o número total de colaboradores para 820. Inaugurada no final do ano passado, a fábrica de Eldorado tem 11 mil metros quadrados e custou R$ 40 milhões.
Setor de TI na Exame PME
Cinco empresas do setor de TI do Rio Grande do Sul foram listadas no ranking 250 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que mais cresceram no Brasil entre 2010 e 2012, divulgado pela Revista Exame. Elas foram: Teevo (Caxias do Sul, 12º), Delta Easy Solutions (Porto Alegre, 99º), Altus (São Leopoldo, 109º), Constat (Porto Alegre, 196º) e Digistar (São Leopoldo, 235º). As 250 empresas reunidas na lista somaram receitas líquidas de R$ 14 bilhões em 2012, crescimento conjunto de 16% em relação ao ano anterior. Confira mais detalhes e a lista completa: http://abr.ai/12bfQtN.
Sobe: Procergs
Criado pela empresa, o sistema Abordagem Móvel de Veículos (ABM) foi o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico.
Desce: LinkedIn
Pelo menos entre altos executivos do Sul, a rede não está com essa bola toda. Só 15% deles colocam as informações completas nos seus CVs virtuais, aponta pesquisa da Mapper.
Agenda
  • 16/9 - Reunião-almoço Sinduscon/RS - O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, apresenta o parque Canoas da Inovação. Às 12h30min, na sede da entidade (av. Augusto Meyer, 146). Reservas pelo (51) 3021.3440.
  • 824/9 - Panorama Softsul - Claudio Mazzola, coordenador de inteligência tecnológica da Clarke, Modet & Co Brasil de São Paulo, fala sobre inovação, inteligência competitiva e propriedade intelectual. Das 16h às 18h. Inscrições online: www.softsul.org.br.
Mercado de Trabalho
  • Meta - Arquiteto/Desenvolvedor AX. Nível pleno/sênior com experiência em Dynamics. Imprescindivel sólida vivência com X++. Desejável SQL Server 2005/2008. CVs com pretensão salarial para [email protected]
  •  Tivea - Webdesigner. Photoshop, Fireworks, Illustrator e CorelDraw. Linguagens: HTML, CSS e JavaScript. CVs: [email protected].
  • Com a colaboração de Gláucia Civa, Leandro Souza e Juliana de Brito.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO