Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Histórias do Comércio e dos Serviços

- Publicada em 16 de Setembro de 2013 às 00:00

Quarentona Von Von mantém o foco em moda jovem


fotos: FREDY VIEIRA/JC
Jornal do Comércio
Em março de 2014, a Von Von Modas irá comemorar 42 anos de resistência no comércio. A observação é do proprietário da empresa, Manuel Motyl. “Vencemos períodos difíceis de inflação, de recessão, de atrasos dos pagamentos e continuamos resistindo às adversidades”, afirma o empresário, referindo-se aos atos de vandalismo que obrigaram as três lojas da rede a baixarem as cortinas mais cedo durante as recentes manifestações de rua.
Em março de 2014, a Von Von Modas irá comemorar 42 anos de resistência no comércio. A observação é do proprietário da empresa, Manuel Motyl. “Vencemos períodos difíceis de inflação, de recessão, de atrasos dos pagamentos e continuamos resistindo às adversidades”, afirma o empresário, referindo-se aos atos de vandalismo que obrigaram as três lojas da rede a baixarem as cortinas mais cedo durante as recentes manifestações de rua.
Mas a empresa nem de longe revive os momentos mais duros. Hoje, mais do que consolidada, é referência em roupas para jovens e jovens senhoras, e busca ampliar a atuação no segmento de confecção infantil, a loja Von Von Baby, fundada em 2001.
Com equipe enxuta, de 25 funcionários, Motyl faz a “retaguarda” do trabalho da esposa, Rosane Silva de Andrade, que há alguns anos assumiu o gerenciamento da empresa. Em seu escritório, munido de uma série de câmeras, dá conta de controlar tudo o que acontece nas duas lojas do bairro Bom Fim e na filial do Centro da Capital.
Também é ele que encomenda e negocia valores das coleções, geralmente selecionadas por Rosane. “Mas eu ajudo a escolher”, detalha o empresário, que trabalha no ramo desde os 20 anos e até hoje mantém o hábito de viajar pelo País em busca de novidades. “Meu negócio é comprar e vender roupas. Sou bom nisso”, comenta sem demonstrar vaidade.
Aliás, discrição é a alma do negócio de Motyl. Ele não abre o faturamento da empresa, mas garante que vive confortavelmente. “Todas as minhas lojas estão localizadas em prédios próprios, e eu não devo nada para ninguém”, resume. Uma terceira filial fechou porque funcionava em local alugado. Antigamente, as demais estruturas também eram locadas. “Sempre fui bom pagador, e quando os prédios foram disponibilizados à venda, logo fui procurado pelos proprietários”, conta.
O empresário explica porque a Von Von jamais esteve em um shopping center: “Prefiro ser o dono da estrutura, os aluguéis são caros”, argumenta. “Antes de fundar a Von Von Modas, eu abri mão de uma sociedade, então precisei contar com o apoio de fornecedores amigos para poder inaugurar a primeira loja”, conta Motyl. Em 1972, montou a primeira unidade com poucas roupas nas araras, sendo que as peças tinham sido adquiridas a prazo. Foi assim também em 1976, quando abriu a primeira filial (hoje extinta). “Muitas vezes foi preciso adiar os prazos de pagamento das roupas, e assim eu fui tocando por 15 anos, até virar o jogo”, frisa o comerciante. “Quando virou, foi a meu favor”, garante. Naquela época, já com melhor estrutura financeira, Motyl abriu a unidade localizada até hoje na Rua dos Andradas.
O equilíbrio da receita, que permitiu a compra das confecções à vista, a ampliação do espaço da primeira loja e aquisição das demais estruturas, foram resultados do trabalho árduo de Motyl. Já nos primórdios, dar conta do fluxo de clientes era um dos desafios: “Tinha fila nos caixas, vendíamos muito uns vestidinhos curtos, e os de lastex eram sucesso”, recorda. “Nos anos 1970 e 1980, as vendas inflavam nas sextas-feiras e aos sábados”, emenda Motyl.

Foco é na qualidade do atendimento

A equipe da Von Von Modas já foi maior. Aos 72 anos, o proprietário, Manuel Motyl, admite que a idade não lhe ajuda a lembrar exatamente quantas funcionárias teve trabalhando juntas nas quatro lojas (uma delas atualmente extinta). “Com o tempo, percebi que quantidade não é qualidade”, explica o fundador da pequena rede de lojas de roupas femininas e infantis. “Prefiro manter o atual quadro, recebendo uma comissão muito melhor, e elas me retornam se dedicando e primando pelo bom atendimento.” Mas, antes de chegar ao atual número (25), Motyl esperou que boa parte das funcionárias que iniciaram o trabalho com ele se aposentasse. “Nunca demiti uma funcionária. No fim, são amigas que continuam nos visitando”, comenta.
Para Motyl, a amizade sempre permeou os trabalhos, fosse com os fornecedores do início, as funcionárias, os representantes comerciais dos últimos anos. Todos integram o círculo de amizades do diretor da empresa, que já foi praticamente um workaholic. “Era necessário. Preferi deixar que meu filho aproveitasse a vida, fiz minha parte e hoje me sinto vencedor.” Também o nome da loja está ligado a laços afetivos. Von Von é uma homenagem a um amigo de infância que tem o prefixo Von no sobrenome.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO