Porto Alegre, sexta-feira, 25 de setembro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
28°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
196173
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
196173
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
196173
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 28/08/2013

Da neve às enchentes

DIEGO SANTOS/DIVULGAÇÃO/JC

A neve pode ser muito bonita para nativos e turistas de regiões mais quentes do País, mas a chuva e o vento já não são tão bem-vindos assim. Especialmente levando em consideração esta enchente de Santa Rosa, que se comemora amanhã, mais a chamada enchente de São Miguel (30 de setembro), porque a previsão é de muita chuva também em setembro. A união da santa, do arcanjo e do ordenador pluviométrico São Pedro pode ser desastrosa. De que lado eles estão, afinal?

Aprontadas bolivianas I

A crise no Itamaraty por conta do caso do senador boliviano gerou reação do governo Evo Morales, mas recorde-se que ele também fez muitas e boas para o Brasil. Uma diplomata brasileira que voltava dos Estados Unidos foi submetida a revista em La Paz; uma missão oficial brasileira em avião da FAB foi revistada com o uso de cães farejadores.

Aprontadas bolivianas II

Um cônsul brasileiro em cidade fronteiriça foi obrigado a ficar desnudo para ser revistado. São todos episódios recentes. Estranhamente, o governo brasileiro deixou passar. E tudo para não desagradar o companheiro Evo Morales, que pode ficar birrento e fechar a torneira do precioso gás que vende para o Brasil.

Bons negócios
Quando da viagem da missão oficial gaúcha para Cuba, ano passado, despertou curiosidade que a empresa gaúcha de calçados Piccadilly instalasse uma loja em Havana, sabendo-se da ojeriza ao capitalismo do regime comunista. A explicação, que veio à lume agora, é que a loja – La Reina - é de fato do governo, e que metade dos produtos são de outras marcas. Nem por isso a Piccadily se queixa. O mercado é bom, e as exportações para Cuba voltaram a crescer.

Quimioterapia oral

O Congresso aprovou o projeto da senadora Ana Amélia Lemos (PP) sobre a obrigatoriedade dos planos de saúde cobrirem quimioterapia oral. O oncologista Stephen Doral Stefani, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, que recentemente escreveu artigo no Jornal do Comércio sobre o tema, festeja a inclusão, mas enfatiza a necessidade de mais debates sobre o descarte dos medicamentos e o custo, entre vários outros pontos.

Gabolice à gaúcha

MN/DIVULGAÇÃO/JC

Virou moda no Facebook postar fotos da gauchada desdenhando o frio. Os gramadenses Fernando Pante e Samuel Molling fizeram questão de dizer que zero grau é uma temperatura média, ou seja, nem alta, nem baixa. Bonito, mas o teste mesmo seria ficar por uma manhã inteira nessa tal temperatura média.

Chega de mordida

A Associação Gaúcha de Varejo está mobilizando as CDLs do Interior do Estado a comparecerem à Capital no dia 10 de setembro, dia de votação do projeto que extingue a cobrança do chamado imposto de fronteira, alvo do movimento “Chega de Mordida”. Hoje é dia de almoço em Cachoeira do Sul e de jantar em Santa Maria.

O de sempre

O porto de Porto Alegre está perdendo a oportunidade de receber cerca de 10 mil turistas para a Copa, alerta o presidente da Praticagem do Rio Grande do Sul, Geraldo Almeida. Falta um terminal de passageiros no porto da Capital para a hidrovia Porto Alegre–Rio Grande e melhora na sinalização noturna. O pior é que projeto nesse sentido está encalhado desde 2010 em órgãos federais e estaduais.

A Casa da Lei

Desde o início da semana funciona na Expointer a Casa do Judiciário, junto ao Pavilhão Internacional. Oferece vários serviços, como informações processuais, emissão de certidão negativa cível e criminal, além de alvará de folha corrida. Haverá também atendimento no Juizado Especial Criminal (Jecrim), idêntico ao que funciona no estádios de futebol.

Nota Gaúcha

Contribuinte lamenta que os premiados na Nota Gaúcha não sejam informados da sua boa sorte por e-email ou telefone, uma vez que algumas pessoas não têm acesso ao site porque não lidam com a web, caso de pessoas idosas. E ilustra o caso de uma conhecida que ganhou R$ 1 mil e perdeu o prazo de resgate.

Mal na parada

Começam a se multiplicar as queixas contra buracos nas rodovias, o que dirá depois das fortes chuvas. Leitor que sempre achou o pedágio muito caro agora acha que o barato pode sair caro. Ele fez um tour a serviço por todo o Estado e estranhou o tamanho das crateras.

Transporte na feira 

Diálogo possível nestes dias: dois expositores com animais na Expointer encontram-se no lobby do hotel onde estão hospedados, em Porto Alegre. “Vais de jet ski para Esteio?” E o outro: “Estou na dúvida, não sei se vou de jet ski ou com esquis para neve”.

Miúdas

  • ASSOCIAÇÃO Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda promove amanhã/22h/ESPM o Encontro Pré-Colunistas RS.
  • DEZ Comunicação criou a identidade visual dos estandes da Kepler Weber/Massey Ferguson/Fiat na Expointer.
  • CONSULADO do Canadá realizará feira de intercâmbio dia 24 de setembro/Leopoldina Juvenil.
  • PROFESSOR e escritor Ari Riboldi fará palestra amanhã aos alunos do Ensino Médio do Colégio Israelita.
COMENTÁRIOS
evaristo kruel - 28/08/2013 - 07h58
NFG é realmente uma odisseia entrar no site Nota Fiscal Gaúcha. Como dificultam o simples. O premio não resgatado fica pra quem? Poderiam telefonar ou mandar um e-mail ao premiado. Tá dificil cada ves mais viver neste estado


paulo roberto brambilla -
28/08/2013 - 15h13
Faça como eu, amigo, que enchi o saco de morar neste estado, veja agora, a história da revitalização do porto de Porto Alegre, quando pt, pdt, e outros partidos de esquerda, não estavam no poder, vetavam tudo que era projeto do governo, para não sair a obra, e agora que estão no governo, estadual e municipal, não fazem por preguiça, por incapacidade técnica ou sei lá o que, é muito difícil viver neste estado, pobre de espírito público, uma pena.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento