Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
null°C
null°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8790 3,8810 0,72%
Turismo/SP 3,8600 4,0600 1,24%
Paralelo/SP 3,8700 4,0700 1,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
185447
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
185447
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
185447
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

música Notícia da edição impressa de 29/07/2013

Os PoETs: em show e DVD

Priscila Mengue

ANTONIO PAZ/JC
Grupo Os PoETs realiza show gratuito no Teatro de Arena
Grupo Os PoETs realiza show gratuito no Teatro de Arena

Não é poesia, “é música legal com letra bacana”. Com uma referência ao título do primeiro CD, Alexandre Brito, Ricardo Silvestrin e Ronald Augusto definem o estilo da banda Os PoETs. O que as canções criadas ao longo dos 12 anos de carreira têm em comum é, segundo eles, o trabalho apurado na elaboração dos arranjos vocais e instrumentais, que exploram diferentes timbres e experiências dos três. “O que é legal é que a gente junta as nossas competências...”, comenta Brito. “...E as nossas incompetências”, concluem os outros dois colegas. Nesta quarta-feira, o grupo lança o DVD Os PoETs ao vivo, às 20h, em show gratuito no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835). O produto estará à venda no local pelo valor de R$ 20,00.

Com carreiras sólidas na poesia, o trio gosta de diferenciar o trabalho musical do literário. Não se trata de poemas musicados ou afins, mas de obras realizadas por compositores que, por coincidência, também são escritores. “São duas artes. Um poema que virou uma letra deixa de ser poema, ele passa a ser cantado, a ter elementos que são da música. Não vemos problema, já fizemos isso em outras situações, mas o trabalho dos PoETs é de composição musical. A literatura está nos nossos livros”, explica Silvestrin.

Conforme Ronald, intitular um letrista como Cartola, por exemplo, de poeta é apenas uma forma de qualificação. Afinal, sabe-se que o autor de As rosas não falam era um músico e exercia um ofício com exigências diferentes da literatura, como a criação de refrão ou a adaptação a uma melodia.

A produção musical do trio, inclusive, não se restringe apenas à banda. Ronald Augusto, por exemplo, é um dos letristas do disco Xaxados e perdidos, de Simone Rasslan. Os demais já realizaram diversas parcerias e tiveram outras bandas anteriormente. Amigos desde os anos 1980, os artistas se conheciam de círculos sociais comuns, mas se tornaram mais próximos após as parcerias musicais. Em homenagem aos colegas, Ronald, inclusive, escreveu Suassuna, que integra o primeiro disco e contém os versos “Eu sou amigo do meu amigo/ não sou ruim na frente dele/ eu nunca ruí a corda que amarra o meu amigo a minha pessoa”.

A paixão pelas artes surgiu entre a infância e a pré-adolescência. Alexandre descobriu a música e a poesia por meio da avó, que realizava recitais familiares. Aos 12 anos aprendeu a tocar violão e, três anos depois, deparou-se com a surpresa de ter escrito uma letra que não parecia musical. Depois de consultar um professor, descobriu que se tratava de poesia e pegou gosto pela escrita. Com Silvestrin não foi diferente, começou criando canções para uma banda de rock que desejava montar, mas conheceu Manuel Bandeira no meio do caminho. Já Ronald Augusto encantou-se pela escrita por meio da mãe, que era uma poeta amadora e, logo depois, aprendeu a tocar violão.

Além das 17 faixas que compõe o DVD, o grupo também apresentará quatro canções inéditas. O show conta, também, com a participação do baterista Cesar Audi, do guitarrista Robson Serafini e do baixista Carlo Pianta. Já o DVD é um registro de um espetáculo realizado durante o FestiPoa Literária de 2011, que contou com a presença do poeta carioca Antonio Cicero para recitar alguns textos próprios. O evento compõe a programação do FestiPoa Sampleada e Revisitada, que também prevê a realização de um show de Sandro Dornelles, no dia 2 de agosto, e do lançamento do livro Barreira, de Amilcar Bettega, no dia 10, ambos na Palavraria (Vasco da Gama, 165) - ainda sem horários definidos. Com os dois discos praticamente esgotados, os PoETs pretendem relançar os antigos trabalhar em breve, além de investir em um novo CD.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Com Adam Lambert nos vocais, Queen é atração hoje no Gigantinho
Queen, os campeões do rock
Espetáculo que mistura canto à capela com comédia retorna hoje à Capital
A viagem musical do Voca People
Baby do Brasil e Zélia Duncan se apresentam nesta semana no Porto Alegre em Cena
Vozes históricas no Porto Alegre em Cena
Marina Lima traz a Porto Alegre o espetáculo No osso
Marina Lima, poética ao Violão