Porto Alegre, segunda-feira, 21 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
24°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1300 4,1320 0,29%
Turismo/SP 4,0900 4,3420 0,50%
Paralelo/SP 4,1000 4,3400 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
524314
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
524314
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
524314
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Histórias do Comércio e dos Serviços Notícia da edição impressa de 22/07/2013

Rede Swan expande para o Interior do Estado

REDE SWAN/DIVULGAÇÃO/JC
Empresa soma 580 leitos e emprega 250 profissionais diretos
Empresa soma 580 leitos e emprega 250 profissionais diretos

Com objetivo de fortalecer a meta de se consolidar até 2014 como bandeira de excelência em serviços no Sul do País, a rede de hotéis Swan implementou, há três meses, o Programa Qualidade Swan (PQS). Englobando um setor específico para a área, o PQS conta com profissionais experientes, incluindo um consultor do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), que está criando “times de qualidade e excelência” para disseminarem o conceito nas atuais cinco unidades da rede.

“Estamos montando um projeto chamado O Jeito Swan de Atender, focando em melhorias na qualidade como um todo, desde a responsabilidade para com o cliente até os funcionários e investidores”, destaca a diretora operacional do grupo, Gabriela Schwan Poltronieri. Faz parte do cumprimento de metas conquistar, até o ano que vem, o prêmio do PGQP em todos os hotéis, “em vista de que este é o segundo mais importante do mundo”, destaca a gestora.

Fundada em Novo Hamburgo, há 20 anos, a rede Swan já soma 580 leitos no Estado e emprega 250 profissionais diretos. Também se prepara para inaugurar, até 2016, pelo menos mais dois hotéis: um em São José do Norte, no extremo Sul do Estado, outro em Pelotas. As obras do primeiro devem começar no final deste ano, seguidas do início da construção do segundo no primeiro semestre de 2014. Somando em torno de R$ 27 milhões, os dois projetos marcam também a linha de atuação da rede, que tem foco no mercado das cidades interioranas. Com as duas unidades previstas, a empresa injeta mais 250 leitos no Interior.

O primeiro hotel da rede – fundado em 1993, em Novo Hamburgo – marcou a estreia dos flats no Rio Grande do Sul. Conforme Gabriela, o empreendimento foi erguido pela construtora Cisplan, da holding Cisne Participações, que é da família dos fundadores. “A intenção inicial não era administrar um hotel, e sim fazer um empreendimento com a intenção de um retorno imobiliário”, conta Gabriela.

Na época, o setor de exportação de calçados demandava leitos para o receptivo de executivos, estilistas e outros profissionais do ramo vindos de outros países. O negócio acabou sendo assumido pela empresa, e a operação se iniciou em formato de franquia da rede Accor, sob a bandeira Partenon. A parceria seguiu por uma década, até que a holding migrou para abertura da própria marca.

“Até 2010, ainda tínhamos uma unidade (em Caxias) totalmente assumida pela Accor. Mas hoje, este empreendimento também está conosco”, conta a diretora operacional da rede Swan, que soma 15 anos de atuação no setor hoteleiro. “Aprendemos a trabalhar no setor, fomos crescendo e nos aprimorando desde os anos de 1990. Ainda somos pequenos, mas preferimos dar um passo de cada vez”, declara a gestora, lembrando que todos os hotéis da rede são construídos com recursos próprios da holding.

Trajetória de pioneirismo


Gabriela destaca foco no prêmio PGQP. REDE SWAN/DIVULGAÇÃO/JC

A marca Swan tem uma história de pioneirismo: foi o primeiro flat do Sul, a primeira franquia da rede Accor e também o primeiro hotel do Estado a ser certificado pela ISO 9001. “Tínhamos a necessidade de padronização de serviços, e esta ferramenta nos facilitou a nível de treinamento das equipes de colaboradores”, ressalta a diretora operacional do grupo, Gabriela Schwan Poltronieri.

Outra tendência observada “à frente” dos modelos inseridos no mercado surgiu na aquisição do quarto hotel da rede. Apesar de os primeiros empreendimentos terem sido criados para atuar no segmento midscale, a empresa passou a atuar também com o formato express, ao assumir a unidade de Rio Grande (2011). “É um produto melhor definido na mente do consumidor”, explica a gestora, afirmando que os novos hotéis previstos se enquadram nesta categoria. O quinto produto da rede (Caxias do Sul) se mantém, como os primeiros, no formado midscale, detalha Gabriela.

A estratégia do grupo Swan tem sido “fugir” da construção de hotéis para serem administrados por terceiros. “Também vimos as grandes redes hoteleiras buscando as cidades-sede e subsedes da Copa de 2014, então decidimos migrar para as cidades do Interior do Estado, porque temos interesse de manter o negócio, e acreditamos que lá há um nicho muito bom de mercado”, conta a gestora. A ideia funcionou: em Rio Grande, por exemplo, a empresa tem registrado uma média de 90% de ocupação.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Relação com os clientes que frequentam o local há décadas é mantida, diz Gitz
Pé de Meia se adapta às mudanças da moda
Segundo Lumertz, cerca de dois refrigeradores antigos passam pelo conserto por mês
Luzitana é referência em assistência para geladeiras antigas
Braga e Bandeira se especializaram em oferecer variedade de rótulos
Bier Markt cativa os amantes das cervejas artesanais
Manoela, Alexandre, Daniela e Patrícia seguem à risca os ensinamentos do fundador
Freire Imóveis tem prazer em atender