Porto Alegre, segunda-feira, 21 de janeiro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7700 3,7720 0,37%
Turismo/SP 3,7300 3,9300 0,51%
Paralelo/SP 3,7400 3,9400 0,51%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
341838
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
341838
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
341838
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Porto Alegre 06/07/2013 - 21h30min

Incêndio de grandes proporções atinge o Mercado Público de Porto Alegre

Fotos João Mattos/JC
50% do local teria sido atingido pelas chamas
50% do local teria sido atingido pelas chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico da cidade, por volta das 20h30min deste sábado (6). O Corpo de Bombeiros demorou cerca de duas horas para conseguir controlar as chamas.

Ainda não se sabe a origem do incidente, apenas que o incêndio teria começado no quadrante das avenidas Borges de Medeiros com Júlio de Castilhos. No horário do incêndio, o prédio estava fechado. Não há registro de vítimas.

A estimativa inicial era de que ao menos 50% do tradicional ponto turístico, de compras e gastronômico da cidade teria sido consumido pelas chamas. Para o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, no entanto, os danos foram menores, de cerca de 30%, concentrados no segundo piso e no telhado do Mercado. Em depoimento a Rádio Guaíba, Michels declarou que não faltou efetivo para combater o incêndio.

Para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que foi reforçado por unidades de Eldorado do Sul, Canoas e Charqueadas (totalizando 70 homens e 15 veículos), a CEEE desligou quatro alimentadores que abastecem o bairro, cortando a luz nos arredores.

Às 21h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) postou mensagem no Twitter, anunciando que o trânsito na região estava bloqueado. Uma multidão se reuniu nos arredores do prédio histórico As instruções da  Defesa Civil de Porto Alegre, no entanto, era de para que as pessoas se afastassem do local, em razão do risco de intoxicação pela fumaça provocada pelas chamas.

Região ao redor do Mercado foi isolada pela EPTC e pela Brigada Militar
O prefeito José Fortunati, que é morador do Centro Histórico, esteve no local desde cedo, acompanhando o trabalho de combate ao incêndio. Em entrevista a emissora TV COM, o prefeito afirmou que se reunirá com o seu secretariado e os permissionários do Mercado Público na manhã deste domigo, para fazer um levantamento das condições do prédio.

O Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 1869 e já foi atingido por outros três incêndios, em 1912, 1976 e 1979. Para mais informações sobre o prédio histórico, seus pontos comerciais e seus frequentadores, releia matéria produzida pelo Jornal do Comércio, em 2011, sobre a história do Mercado: A tradição se reinventa no Mercado Público da Capital.  

Nota atualizada às 0h21min do domingo.

COMENTÁRIOS
VERON - 06/07/2013 - 23h03
MAIS UMA TRAGÉDIA COM FOGO NO RIO GRANDE,ESPERO QUE DESTA VEZ NÃO TENHAMOS QUE CONTABILIZAR VITIMAS.PORTO ALEGRE PERDE MUITO COM ESTA TRAGÉDIA.


Rodrigo -
06/07/2013 - 23h08
Poxa estive nesse lugar em março do ano passado, uma pena e espero que consigam restaurar o prédio, uma grande tragédia.


nara heinen -
06/07/2013 - 23h29
É com tristeza que leio esta notícia sobre este incêndio da história de nossa terra. PAZ E BEM para todos gaúchos.


Jose Alves Duarte -
06/07/2013 - 23h33
Hoje é um dia de enorme pesar para nós gaúchos. Perdemos um dos prédios mais antigos e belíssimos da nossa Capital. O Porto dos Casais está de luto. Meus sinceros pêsames irmãos gaúchos. Advogado JLDuarte


Alberto Jorge Ramos -
06/07/2013 - 23h38
Final de noite muito triste, vou ter um péssimo domingo. Sou Paulista do Interior de São Paulo, São João da Boa Vista, divisa com Minas, próximo a Poços de Caldas, MG. Aprendi a gostar do Mercadão. Toda vez que vou até Porto Alegre, não deixo de visitar o Mercadão, comer alguma coisa e tomar uma cervejinha a tarde ou um café pela manhã. É um lugar maravilhoso, coisa linda, Cartão Postal de POA. Tenham força Gauchada e recuperem o mais rápido esse patrimônio. Boa sorte a todos.


Ruy - B.Hte -
06/07/2013 - 23h38
Mercado de Porto Alegre. Faltará um pedação da cidade enquanto você estiver fechado. Não há como ir à capital dos gaúchos e não marcar presença aí. Recuperem rápido, gaúchos. Gambrinus, o seu filé de congro (molho de camarão) e um bom vinho da Serra farão falta.


ANTONIO DIAS DA CONCEIÇÃO -
07/07/2013 - 00h00
que pena que os predios historicos estão sendo destruidos.


Ailton Corrêa -
07/07/2013 - 01h03
Moro em Tubarão SC, lamento ,pois sempre que ia na capital dos gaúchos , sempre tinha que ir no mercado comprar alguma coisa . Sinto muito pois agora ficaremos sem o mercado de anos . Pesames a todo povo Gaúcho.


Ronaldo -
07/07/2013 - 01h09
Conheço boa parte do Brasil e um pouco da Europa e poucos lugares me impressionam como esse Mercado. Além de belo é limpo, aconchegante e as mercadorias ali tem um preço honesto e muita variedade. Torcerei para que rapidamente consigam restaurá-lo pois trata-se de prédio histórico, logo não é caso de simples reparação.


Nelson -
07/07/2013 - 02h52
É uma pena que o fogo tenha destruído parte desse belíssimo conjunto, contudo, acredito na força dos Gaúchos para sua recontrução. Sou carioca e passei bons momentos nesse mercado que tem uma higiene indiscutível - para quem conhece outras regioões do Brasil de do mundo é fácil comparar - bons restaures e excelente recepção.


Aurora Villagran Maciel -
07/07/2013 - 09h55
Um prédio que é nossa história ele vai resistir sim ainda muito anos,construído em 1869 e sofreu 3 incêndios aos longos dos anos,daqui pra frente precisa de muita manutenção e fiscalização, todo cuidado é pouco o prédio já está frágil.


Flavio BR -
07/07/2013 - 11h55
A falta de sistemas de prevenção eh o retrato das tragedias!


Daniela -
07/07/2013 - 13h33
meu pai estava ali no mercadao as 16:30... nossa que desastre que aconteceu !!


PAULO CARVALHO -
07/07/2013 - 14h53
É UMA TRAGÉDIA , MAS NADA QUE O GOVERNO NÃO POSSA DAR UM JEITO, E LAMENTAR NÃO É POR AI , TEMOS CRIANÇAS QUE MERECEM MAIS ATENÇÃO QUE CERTOS LUGARES E NEM TODOS SE PREOCUPAM COM A FOME QUE ELES PASSAM, COISAS MATERIAIS SE CONSTROEM NOVAMENTE VIDAS NÃO TEM VOLTA..


rosane da rosa -
08/07/2013 - 00h39
Estou muito triste com o que a conteceu meu coraçao chora pelo mercado publico e pelo pessoal que trabalha ali .


LOURDES HELENA MIRANDA CAMARGO -
08/07/2013 - 15h50
Fiquei muito triste quando soube do incêndio do nosso mercadão, faz 5 meses que estou morando em São Paulo, mas jamais deixarei de ser gaucha e admirar as nossas coisas, era frequentadora frequente do mercadão, espero que restaurem o mais rápido possível este prédio histórico de nossa cidade.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Tapumes que cercam o espelho d'água serão removidos em outubro
Porto Alegre comemora os 80 anos da Redenção
Segundo Pinheiro, ainda neste mês terão início as primeiras intervenções
Assinado contrato para obras de revitalização da orla do Guaíba
O desfile foi aberto por volta das dez horas da manhã e aconteceu nos arredores do Parque Marinha
Desfile de 7 de Setembro é marcado por protestos na Capital gaúcha
Acendimento do fogo simbólico marca início da Semana da Pátria
Aceso fogo simbólico da Semana da Pátria