Porto Alegre, segunda-feira, 14 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
24°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1250 4,1270 0,75%
Turismo/SP 4,0900 4,3360 0,88%
Paralelo/SP 4,1000 4,3300 0,93%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
939532
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
939532
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
939532
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Histórias do Comércio e dos Serviços Notícia da edição impressa de 01/07/2013

Tia Iara: Meio século dedicado ao turismo

Rodrigo Borba

ANTONIO PAZ/JC
Em sua história, são mais de 500 mil passageiros embarcados pelo mundo
Em sua história, são mais de 500 mil passageiros embarcados pelo mundo

Seu nome é Iara Mendonça, mas a maioria dos gaúchos a conhecem como Tia Iara. O apelido é herança dos tempos de professora, então no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Era como os alunos, a quem ensinava a ler e a escrever, a chamavam. E os estudantes foram seus primeiros clientes no turismo – integravam suas excursões. A inaugural foi para Feira de Santana, na Bahia, de ônibus, quando tinha 23 anos. Atualmente, com 73 anos de idade e 50 dedicados a auxiliar a viagem das pessoas, é uma das principais empresárias do setor no mercado gaúcho.

Além do sucesso profissional, o turismo trouxe outros benefícios a Iara, entre eles o amor. Quando voltava da Disney com um grupo de gaúchos, participou de um jantar em Porto Alegre. Lá estava Marcello Mendonça. “Três ou quatro dias depois, ele me pediu em casamento”, lembra. “Ele me conquistou aos poucos”, conta. Foi preciso uma viagem do pretendente ao Rio de Janeiro para ganhar o coração da moça. O casamento – e a mudança de Iara para Porto Alegre – ocorreu em 1975.

Quando Mickey, o famoso ratinho criado por Walt Disney, entrou na vida da empresária, o destino ainda não era Orlando, onde o parque temático fica atualmente. “A Disney ainda não existia, íamos para a Disneylândia em Los Angeles”, recorda. Hoje, a terra do camundongo é o carro-chefe dos destinos procurados pelos clientes da Tia Iara.  Ao longo da sua história no setor, mais de 40 mil clientes escolheram esse destino – e não somente crianças ou adolescentes. “É um passeio para todas as idades, de um a 90 anos. Tem horas que os pais me dizem ‘Iara, por que eu não vim antes?’”, conta.

Os grupos viajam nos meses de janeiro e julho. No começo do ano, é mais comum a presença de adultos entre os passageiros. Para os pais que não podem embarcar junto matarem um pouco a saudade dos pimpolhos, existe a TV Tia Iara. Por meio da internet, podem acompanhar algumas das atividades desenvolvidas em solo norte-americano. O fascínio da empresária pelo parque é expresso por um número, já são 361 viagens para lá. “O Walt Disney tinha uma mentalidade: educar divertindo”, cita, para explicar o deslumbramento das crianças pela Disney.

Organização, segurança, confiabilidade e profissionalismo são os alicerces apontados por Iara para explicar o sucesso de seu empreendimento. Atualmente, a empresa disponibiliza destinos em todo o globo. Em sua história, são mais de 500 mil passageiros embarcados pelo mundo.

Quando chegou ao Rio Grande do Sul, Iara atuou como guia em uma tradicional agência de turismo da Capital. Depois de alguns anos levando grupos, de mais de mil pessoas à Disney e adquirir muita experiência na área, decidiu abrir sua própria empresa. Assim, em 1993, surgiu a Tia Iara Turismo.

Disposição para tocar o barco


Iara destaca o fascínio de crianças e adultos pela Disney. ANTONIO PAZ/JC

Durante as viagens para Orlando, Iara conta com uma equipe de 40 pessoas, entre guias, pessoal de apoio e três médicos. Cada grupo de 48 passageiros é supervisionado por dois guias. Na sede, localizada na rua Coronel Bodini, em Porto Alegre, atuam mais 16 colaboradores. “A nossa equipe de guias está junta há 35 anos. Eu devo meu nome à equipe que tenho”, afirma, orgulhosa.

A primeira sede da Tia Iara Turismo, curiosamente, estava localizada na mesma via. “Aquela já era grande, mas ficou pequena”, destaca. A loja atual conta com cinema para 89 pessoas e sala de reuniões para 20. A decoração, claro, é baseada na Disney. No andar de cima, os clientes são surpreendidos por bonecos gigantes do Mickey e da Minnie. Também se destacam fotos, troféus e vídeos, obviamente sobre o parque dos ratinhos.

Os 73 anos de vida e o meio século dedicado ao turismo não pesam para a empresária. Aposentadoria? Nem passa na cabeça. “Vou durar mais uns 10 anos no mercado. Não vou me aposentar nunca. E, no dia que eu morrer, eles seguem o barco. O barco não anda sem os seus remadores”, revela, olhando para seus colaboradores.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Relação com os clientes que frequentam o local há décadas é mantida, diz Gitz
Pé de Meia se adapta às mudanças da moda
Segundo Lumertz, cerca de dois refrigeradores antigos passam pelo conserto por mês
Luzitana é referência em assistência para geladeiras antigas
Braga e Bandeira se especializaram em oferecer variedade de rótulos
Bier Markt cativa os amantes das cervejas artesanais
Manoela, Alexandre, Daniela e Patrícia seguem à risca os ensinamentos do fundador
Freire Imóveis tem prazer em atender