Porto Alegre, sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
16°C
20°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1620 4,1640 1,43%
Turismo/SP 4,0900 4,3300 1,40%
Paralelo/SP 4,1000 4,3400 1,40%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
343681
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
343681
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
343681
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 27/06/2013

Alívio no Bom Fim

MARCO QUINTANA/JC

Foi reaberto ontem pela manhã o corredor da avenida Osvaldo Aranha, que teve o pavimento reformado para o sistema de ônibus rápidos (BRT). Também foi liberado o fluxo na Protásio Alves, até a rua São Manoel, desafogando o trânsito no Bom Fim. Mesmo antes das 7h da manhã, a fila de ônibus na parada antes do HPS martirizava os motoristas. Bom, pelo menos estamos livres dessa. Aleluia.

Ministérios

A presidente Dilma Rousseff (PT) bem que poderia fazer uma reforma caseira, a começar enxugando os ministérios. Só tem uma correção quando se diz que o Brasil tem 39 ministérios: ele “só” tem 38 e meio. A pasta das Micro e Pequenas Empresas, comandada por Afif Domingos (PSD), é de meio expediente.

Tarso e os colunistas I

O governador Tarso Genro  (PT) reuniu-se novamente com colunistas no Palácio Piratini para avaliar os últimos acontecimentos. Falou-se muito sobre reforma política, plebiscito, voto em lista e respostas exigidas pela sociedade. Uma novidade por ele anunciada é a instalação de um canal de Justiça Restaurativa, já a partir de hoje.

Tarso e os colunistas II


O governador manteve sua posição sobre a Constituinte exclusiva e pensa que o plebiscito pode perfeitamente acontecer em novembro. Tarso acha que as manifestações vieram para ficar. Disse que o PT está muito “burocratizado” e pensa que o governo federal deveria acelerar as respostas exigidas pelas ruas.

Situação insustentável

O Rio Grande do Sul é um dos poucos que optou pela cobrança da Diferença de Alíquota para as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples. Num empenho ferrenho contra essa cobrança, a CDL Porto Alegre entregou material com informações sobre a situação para o governador Tarso Genro, em recente congresso da Federasul. O presidente Gustavo Schifino enfatizou que “a bitributação chega a dobrar o imposto pago pelo pequeno e micro empresário”.

Memória viva

IRENO JARDIM/DIVULGAÇÃO/JC

Entre as atrações da Semana de Canoas, que hoje completa 74 anos de emancipação, aconteceu ontem o tradicional Baile da 3ª Idade, animado pelo primeiro DJ do Estado, Claudinho Pereira (e). Junto ao prefeito Jairo Jorge (PT) estão o Rei e a Rainha da 3ª idade da cidade, José Carlos Ferreira e Lurdes da Rosa, 80 anos, pessoas que vivem em Canoas antes de ela se tornar município de fato.

Limite de tolerância

É visível a tendência dos movimentos em atrair agremiações formais com temas específicos. A grande questão é se terão gás para se manter por mais tempo sem o desgaste natural e até na transformação de simpatia para antipatia, sem falar nos prejuízos materiais e a queda nas vendas do comércio. Hoje já fecha tudo mais cedo de novo, comércio, foro e serventias extrajudiciais.

Senar premiado

Os cursos à distância oferecidos aos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias pelo Senar levaram a entidade à vitória na categoria Iniciativa de Sucesso, do prêmio Learning & Performance Brasil. O troféu foi recebido pelo assessor técnico do Departamento de Educação Profissional da entidade, Solon de Lucena Neto.

Miúdas

  • JÚLIO Mottin Neto, vice-presidente do Grupo Dimed/Panvel, palestra no Happy Hour Agas hoje/19h30min/Deville.
  • BRASILEIRA Valquíria Mendes é a nova diretora para o Brasil da Swiss. Apresentação hoje.
  • HOSPITAL Mãe de Deus promove, dia 4 de julho/19h, o evento Princípios em Bioética.
COMENTÁRIOS
evaristo kruel - 27/06/2013 - 08h28
limite de tolerância. Os organizadores poderiam manifestar seus temas em um único local, como fazem em outras capitais mundias, evitando passeata que irritam a população e evitando os vândalos nos seus deslocamentos. O parque da Rendenção (no espelho dágua, por exemplo)seria um ótimo local

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento