Porto Alegre, quarta-feira, 16 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
26°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1550 4,1570 0,21%
Turismo/SP 4,1200 4,3700 0,27%
Paralelo/SP 4,1300 4,3600 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
612971
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
612971
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
612971
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
aritter20@gmail.com

Observador

Coluna publicada em 27/06/2013

Uma casa sustentável

O professor Flávio Horowitz, do Instituto de Física da Ufrgs, coordena  uma pesquisa para projetar a casa sustentável, que não necessite de condicionador de ar para o conforto térmico interno, tanto no inverno como no verão rigorosos do Estado, aplicando os princípios da física. É a Casa E, que já tem protótipo em Viamão. A ideia é desenvolver e demonstrar tecnologias viáveis e não agressivas ao ambiente e estabelecer parcerias para a introdução efetiva de energias e recursos renováveis em atividades humanas socioeconômicas sustentáveis. O projeto será tema de debate que o professor irá coordenar na manhã deste sábado no centro de bem-estar físico Vitta, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, para mostrar como uma residência pode ser mais econômica e ecológica.

Condomínios seguros


A Auxiliadora Predial está promovendo encontros com síndicos de condomínios da capital para discutir temas relacionados à segurança de prédios e moradores. Neles, os síndicos esclarecem suas dúvidas e são informados sobre os laudos, trâmites, documentos e projetos obrigatórios referentes à prevenção de incêndio, uso correto e seguro do gás, uso e manutenção de elevadores.

Condomínios de rua


Como o seguro contra danos causados por vandalismo é caro, especialmente para as pequenas lojas, que vem sofrendo graves prejuízos em Porto Alegre com os vândalos, o presidente da AGV, Vilson Noer, tem conversado com os lojistas que o tem abordado sobre uma alternativa. A ideia inicial é da criação de condomínios de segurança de rua, solução que vem dando certo em condomínios residenciais.

Perto vai para Índia


Arquiteto Lucas Rocha, da Santini & Rocha Arquitetos, embarca amanhã para Jaipur, na Índia, onde irá coordenar os trabalhos de construção da fábrica de terminais bancários da Perto Digicon naquele país, tendo em conta o volume de chuvas, abalos sísmicos, temperaturas, cultura e legislação locais. Ele irá realizar nos próximos dois meses o trabalho em conjunto com o escritório CP Kukreja Associates, considerado um dos 100 melhores escritórios de arquitetura do mundo.

Protestos


Devido à manifestação marcada para às 18h de hoje, a CDL Porto Alegre recomenda aos lojistas da região central da Capital que fechem suas portas às 17h, afastem mercadorias das vitrines, reforcem grades de contenção e que utilizem sistemas de vigilância.

Paquetá chega a Rio Grande


A cidade de Rio Grande recebe nesta quinta-feira a primeira loja Paquetá, que irá abrigar a Paquetá Calçados e a Paquetá Esportes, ligadas internamente, dentro do plano de expansão da rede para 2013. “É um modelo de sucesso e encontramos um ponto atrativo para comportar as duas marcas”, observa a coordenadora de marketing Patrícia Schmith. Localizada no Centro Histórico, junto ao calçadão, a loja está instalada em prédio tombado, mantendo os traços originais, com restauração dos vitrais da fachada.  Internamente, permanecem os tijolos à vista da época da construção em ambiente mais rústico. Esta é a segunda loja do grupo Paquetá em Rio Grande, onde já existe uma unidade da Gaston.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social