Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 26 de Abril de 2013 às 00:00

O bocão do Conduto


LEONID STRELIAEV /DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Debates sobre o Conduto Álvaro Chaves elevaram a temperatura na Câmara Municipal e a turma do deixa disso entrou em campo. Como o conduto é forçado e a água não é elástica, o rompimento se deu nas partes mais frágeis. A foto mostra o desaguadouro da obra no Guaíba. Um detalhe impressionantes é a velocidade com que a água chega na reta final em dias de chuva forte, cerca de 200 Km/h, reduzidos por “quebra molas” de concreto.
Debates sobre o Conduto Álvaro Chaves elevaram a temperatura na Câmara Municipal e a turma do deixa disso entrou em campo. Como o conduto é forçado e a água não é elástica, o rompimento se deu nas partes mais frágeis. A foto mostra o desaguadouro da obra no Guaíba. Um detalhe impressionantes é a velocidade com que a água chega na reta final em dias de chuva forte, cerca de 200 Km/h, reduzidos por “quebra molas” de concreto.
Protestos
Se o ardor e a organização dos protestos ocorridos nas últimas semanas em Porto Alegre fossem canalizados para protestar contra, por exemplo, a alta carga tributária que incide sobre o leite ou medicamentos de uso contínuo, certamente os ecos chegariam a Brasília.
Livre trânsito
Especialista na área de segurança pública, o jornalista Wanderley Soares, do jornal O Sul, apontou que em apenas meia hora foram registrados três assaltos na quarta-feira, dia 24, e na mesma região: no Zaffari da rua Fernandes Vieira, no Nacional na Venâncio Aires - imediações do HPS, de posto da BM na boca da Redenção e da 10ª DP -, e em uma lancheria na Jerônimo de Ornelas, não muito longe dali. Como diz o povo, tá tudo dominado.
Para cima e para baixo
O novo Auditório Araújo Viana disse realmente a que veio. A Opus caprichou. Falta só um estacionamento naquela área, e não só para o público de shows, como para o bairro como um todo. Não se sabe a quantas anda a ideia do estacionamento subterrâneo no Estádio Ramiro Souto, até porque alguns grupos ambientalistas são visceralmente contra. Indepentemente da viabilidade técnica, temos radicais do solo para cima e radicais do solo para baixo.
As cargas vão rolar
Um impulso ao desenvolvimento das regiões Metropolitana, Central e Sul e uma rota alternativa para escoamento de grãos e cargas diversas. Estas são algumas das possibilidades do amplo estudo (Evtea) da Hidrovia Brasil-Uruguai, coordenado pela Administração das Hidrovias do Sul. O minucioso e abrangente trabalho, impulsionado pela CIC Vale do Taquari, será apresentado hoje a partir das 9h30min na Univates, Lajeado.
Reclame de armazém

PAULO PRUSS/DIVULGAÇÃO/JC
Parece a típica propaganda que se observa em minimercados ou açougues de vilas, que confere ao reclame um certo ar bucólico, típico de bairros mais populares. Aí é que está a beleza de Porto Alegre: a placa é de um sofisticado armazém, situado em plena rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento. 
Os sem-dedo
Jornalista foi renovar sua carteira de identidade no Instituto de Identificação. A atendente teve muita dificuldade para escanear suas impressões digitais, perguntou qual era a profissão. “Então é por isso”, falou a funcionária, explicando que o papel é abrasivo e torna mais trabalhosa a obtenção de digitais. Certamente que outras profissões assemelhadas também causam o mesmo problema.
Viva o caqui
O caqui nunca esteve entre os vilões da inflação, que se saiba, mesmo sendo uma das frutas mais consumidas. Originária da Ásia, a fruta rica em fibras e com alta concentração de compostos antioxidantes, como as vitaminas A e C, está em plena colheita. O agrônomo Ênio Todeschini, da Emater/Ascar, calcula que serão colhidas 31,3 mil toneladas nos 1.840 hectares cultivados no Estado. O município de Caxias do Sul é o maior produtor, com 405 hectares.
O parto dos usados
Representantes de associações de revendas de veículos semi-novos e usados reuniram-se com os deputados estaduais Lucas Redecker (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB) em busca de paliativos para a forte queda de vendas, piorada com as novas tarifas do Detran. Para Redecker, a lei que majorou as tarifas do Detran é inconstitucional, porque reajuste de taxa só é permitido quando aumentam os custos do órgão responsável. De qualquer maneira, com a facilidade e custo baixo para comprar carro zero, vender usado é um parto.
Miúdas
  • TCA Informática, de Taquara, foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Agente Local de Inovação.
  • PROCURADOR-geral de Porto Alegre, João Figueira, é o novo presidente do Fórum Nacional de Procuradores Gerais.
  • MÉDICO Eduardo Saadi faz hoje cirurgia endovascular no Mãe de Deus, que será transmitida em evento em São Paulo.
  • ROGER Luciano Silva é o novo Diretor de Condominios/RS da Auxiliadora Predial.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO