Porto Alegre, segunda-feira, 21 de junho de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
587217
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
587217
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
587217
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

TECNOLOGIA Notícia da edição impressa de 19/03/2013

SAP reúne plataforma Hana e aplicativo fiscal

Aposta da companhia para solucionar déficit de precisão e agilidade em grandes volumes de dados tributários foi lançada em São Paulo

Rafael Vigna, de São Paulo

SAP BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC
Dzodan detalhou características da ferramenta TMF apresentada ontem
Dzodan detalhou características da ferramenta TMF apresentada ontem

Na véspera da abertura da 17ª edição do SAP Fórum Brasil, a empresa apresentou uma das apostas para o evento que reúne, a partir de hoje até a próxima quinta-feira, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, os principais executivos e representantes da área de Tecnologia da Informação (TI) do País. Em uma área superior a 16 quilômetros quadrados, que inclui espaço de exposição de 8 quilômetros quadrados, o ponto alto deve ser a solução Tax Management Framework (TMF).

A ferramenta, desenvolvida no SAP Labs Brasil, com sede em São Leopoldo, no Tecnosinos, congrega o banco de dados in-memory SAP Hana (High-Performance Analytic Application) e aplicativos fiscais, em confluência com o mote do fórum que, neste ano, traz a temática Transforme o impossível em realidade. O que parecia pouco provável é, justamente, a grande promessa do TMF, que já nasce com o objetivo de enfrentar a complexidade da legislação fiscal brasileira.

Conforme explica o presidente da SAP Brasil, Diego Dzodan, o produto utiliza dois componentes como base. O primeiro para a gestão de dados, por meio da plataforma Hana e, o segundo, com base na lógica fiscal, o que exige a participação de parceiros com domínio sobre o sistema tributário.

“Desenvolvemos uma tecnologia que possa tanto lidar com os sistemas tributários quanto com os movimentos que envolvem muito volume de dados. Pela complexidade, esta é uma de nossas áreas prioritárias e demanda uma especialização enorme. A maioria das obrigações fiscais exigidas das empresas são reportadas digitalmente. O fisco eletrônico tem demandado que empresas de todos os tamanhos se adaptem a essa realidade, e o processamento em memória trazido pelo Hana permitiu que chegássemos a essa nova arquitetura de solução.”

Com referência no fato de que historicamente o Brasil utiliza sistemas tributários complexos, que exigem certo volume de informações ao Fisco, o TMF, ao ser implementado por aqui, se credencia a adaptações em qualquer outra parte do mundo. Segundo ele, é possível até mesmo antever um movimento neste sentido. Isso porque a solução é bastante flexível e pequenas variações o deixariam pronto a atender questões específicas de outras legislações.

No primeiro momento, de acordo com o executivo, o alvo são os clientes que utilizam a plataforma SAP. “É algo endereçado às maiores companhias, que possuem volumes muito elevados. São declarações e relatórios que, pelo tempo e esforço que demandam, não deixam margens a erros. Em alguns casos, era possível que as informações não batessem com os demonstrativos, porque a lógica fiscal era diferente. E uma vez estimado, não havia tempo hábil de se fazer uma reconferência, o que acabava sendo feito após o envio ao fisco, gerando inúmeros complicadores e inconvenientes no processo”, complementa.

A intenção da companhia é sincronizar as informações de todos os aplicativos já disponibilizados pela SAP através do modelo de gestão empresarial (ERP) para o posterior processamento em Hana. O próprio processo permitiria que os clientes passassem a operar as informações geradas em um aplicativo fiscal.

Antes disso, a ideia é transformar o produto em um dos marcos do projeto de expansão regional da empresa no Brasil. De acordo com o diretor de operações, Fernando Lewis, a aceitação de eventuais parceiros de desenvolvimento tem superado as expectativas. Sem divulgar metas, ele projeta que o TMF se torne um dos marcos do processo que envolve a criação de núcleos em diversas regiões do País. “Será um dos carros-chefes de nosso plano de expansão regional, que já tem disponibilizado gerentes de operações responsáveis por núcleos, inclusive no Rio Grande do Sul, onde o SAP Labs Latino América está sediado”, revela.

O principal diferencial competitivo identificado por Lewis, no entanto, é dado pelo cruzamento de informações dos sistemas contábeis números 7 e 9, que consideram toda a movimentação financeira antes mesmo da emissão de uma nota fiscal. “Quando efetivamente há a emissão, todos os procedimentos já estão na base de dados, que fará as conferências de movimentações independentemente do tamanho do volume financeiro”, afirma.

Na opinião do diretor de operações, o nível de penetração do produto entre empresas de grande porte deve contribuir em aspectos referentes às discussões sobre a reforma tributária. Isso na medida em que facilita um dos processos que dominam os debates, ou seja, a oposição entre a necessidade de tributação na fonte ou no destino das mercadorias.

Fórum inicia hoje com palestra de Henrique Meirelles

A 17ª edição do SAP Fórum Brasil abre as portas ao público na manhã de hoje em São Paulo. Como em outros anos, a meta é concentrar a reunião de conteúdos técnicos e de negócios. Por isso, neste ano, a palestra de abertura ficará a cargo do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. São esperados 7 mil visitantes.

Na avaliação do presidente da SAP Brasil, Diego Dzodan, o evento se caracteriza pela adesão de altos executivos de diferentes segmentos produtivos. Em 2013, ainda são aguardados 60 parceiros de negócios que devem complementar a programação, que prevê a realização de mais de 200 sessões, divididas entre demonstrações de soluções e atividades exclusivas.

Exemplo disso é a agenda dedicada exclusivamente às pequenas e médias empresas com treinamentos, dicas e orientações de especialistas. Também com foco em empreendedores, nos dias 20 e 21 acontece uma sala temática com 16 palestras e painéis de debate, priorizando a gestão de pequenas e médias empresas.

“A cada ano, o SAP Fórum Brasil se consolida como um espaço onde a comunidade de negócios se reúne para debater o que há de mais atual em gestão e sua importância para a evolução do mercado brasileiro”, sintetiza Dzodan.

Além disso, o público que comparecer ao evento até a próxima quinta-feira poderá utilizar dois aplicativos móveis que terão a função de aperfeiçoar a locomoção entre os estandes. Os aplicativos Time2Go e Mobile Guide, disponíveis para os sistemas operacionais iOS e Android, permitem a consulta de mapas e o horário de início das grandes palestras.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Documentos foram assinados nesta quinta-feira por José Ivo Sartori
Rio Grande do Sul lança editais para parques e polos tecnológicos
Nanossatélite brasileiro entra em órbita e tem sinais captados no país
O artefato está em órbita a uma altitude de cerca de 400 quilômetros e funciona da forma prevista
Donos de aparelhos Apple já podem baixar sistema operacional iOS 9
A Apple liberou nesta quarta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional, o iOS 9, que já está disponível para os modelos mais recentes de iPhone, iPad e iPod Touch
Mark Zuckerberg anunciou que a empresa já está trabalhando na nova ferramenta
Facebook terá botão ‘não curti’, anuncia Mark Zuckerberg