Porto Alegre, segunda-feira, 21 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
24°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1300 4,1320 0,29%
Turismo/SP 4,0900 4,3420 0,50%
Paralelo/SP 4,1000 4,3400 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
389975
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
389975
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
389975
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

PORTO ALEGRE Notícia da edição impressa de 28/12/2012

Cecchim desiste de pasta e reabre discussão interna

PMDB se reúne sábado para tratar de nova indicação para Urbanismo

Fernanda Nascimento

RICARDO GIUSTI/PMPA/JC
Fortunati (c) formalizou a lideranças do PSB convite para que sigla faça parte do governo municipal
Fortunati (c) formalizou a lideranças do PSB convite para que sigla faça parte do governo municipal

A confirmação da desistência do vereador Idenir Cecchim (PMDB) em assumir o posto de secretário de Urbanismo de Porto Alegre reabriu a discussão sobre a composição do primeiro escalão da cidade. O pedido dos interlocutores do prefeito José Fortunati (PDT) - o vice-prefeito, Sebastião Melo (PMDB), e o secretário de Gestão, Urbano Schmitt (PDT) - para que reavaliasse a decisão não surtiu efeito, apenas postergou a negativa.

Com a determinação de permanecer na Câmara de Vereadores, o parlamentar acabou reiniciando o processo de escolha interna do PMDB, que vai definir o novo indicado para a pasta em uma reunião do diretório, no sábado. O recuo também retarda a definição dos demais cargos no Executivo e influencia o acordo para o acréscimo de novas siglas no governo.

À exceção do mandatário da Secretaria de Urbanismo, o primeiro escalão está definido e dividido entre partidos da coligação que elegeu Fortunati. Após a escolha, o governo intensificou o contato com outras siglas, com perspectiva de ampliar a base de governo. O PSDB já firmou o acordo, mas PSB, PSD e PPL aguardam as definições do Executivo quanto ao espaço que os partidos terão nas secretarias-adjuntas e demais cargos do governo.

A bancada municipal socialista, acompanhada do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), ouviu o convite formal do prefeito para que o partido e os dois vereadores eleitos participem da base de governo. O presidente municipal do PSB, Elizandro Antonio, disse que espera uma “proposta detalhada” do trabalho dentro do governo. Para o vereador Airto Ferronato (PSB), que tem a expectativa de assumir a liderança do governo na Câmara de Vereadores, a formalização do acordo está próxima. O PSB ainda elegeu para o Legislativo o novato Paulinho Motorista.

O PSD também teve o apoio de uma liderança nacional, com a participação do deputado federal Danrlei de Deus, no encontro com o governo. Conforme o presidente municipal, Nelcir Tessaro, o partido aguarda uma proposta específica quanto à atuação da sigla dentro da administração municipal. O partido reivindica ainda o apoio do Executivo para a concretização de três projetos dos vereadores Bernardino Vendruscolo e Tarciso Flecha Negra: o Museu do Negro, a Sinalização Tátil e o Parque Temático da Cultura e do Folclore. 

Dos partidos que negociam a forma de participação no governo, o PPL é o único que já confirmou o apoio e aguarda o avanço das tratativas. De acordo com o vereador Toni Proença (PPL), a sigla está na expectativa do retorno do governo. “O segundo e terceiro escalões são sempre mais demorados. Como não participamos da coligação vencedora e também perdemos nossa cadeira na Câmara de Vereadores, precisamos aguardar”, avaliou.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Secretário da Fazenda, Jorge Tonetto apresentou números aos vereadores
Porto Alegre reduzirá em 21,8% os investimentos para 2016
A estátua foi imortalizada em bronze
Inaugurada estátua em homenagem a Leonel Brizola
CPIs movimentaram o Legislativo da Capital em 2013
Ao todo, foram instaladas três comissões parlamentares de inquérito na 36ª legislatura da Câmara Municipal
Vereador quer enfatizar a relevância da participação do negro por meio da cidadania
Dia da Consciência Negra pode virar feriado em Porto Alegre