Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
27°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0340 4,0360 0,98%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
808190
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
808190
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
808190
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Coluna publicada em 28/12/2012

Falta de energia e de atendimento preocupa empresários

MAURO SCHAEFER/ARQUIVO/JC
Leonardo Ely Schreiner
Leonardo Ely Schreiner

O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Louças, Tintas e Ferragens de Porto Alegre, Leonardo Ely Schreiner, está inconformado com os prejuízos sofridos pelos estabelecimentos do setor em função do desabastecimento de energia elétrica. Além da falta, considera grave a inoperância da companhia no sentido de informar quando voltará o fornecimento. “É o mínimo que se espera, a fim de que possamos planejar nossas atividades”, diz. Para Schreiner, a estatal carece de transparência na medida em que informa que conta com quadros técnicos e call centers acima da exigência legal, mas não esclarece quantos servidores estão efetivamente atuando ou se estão em desvio de função, aposentados, em licença ou cedidos para outros órgãos. O setor produtivo está temeroso com as consequências negativas do deficiente suprimento de energia, o que coloca em risco a ampliação de suas atividades e a própria atração de novos investimentos.

Mudou de telefone

Depois de 12 anos na Vivo, onde era diretor de serviços ao cliente, Fábio Abreu foi para a Líder Telecom, como presidente. Deixou de comandar uma equipe de 1.600 pessoas para assumir outra com 8 mil.

Liquidações

Está começando a época das grandes liquidações de produtos no varejo brasileiro. A Manlec faz, hoje, suas “24 horas de loucura”, com 70% de desconto; a Marisa, maior rede de varejo de moda feminina do Brasil, realiza as suas “Grandes Remarcações”, com descontos de até 50%. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, acredita que o comércio varejista, em geral, aplicará em média descontos de 15% a 30% nos produtos.

Se beber, vá de táxi

A Skol aperfeiçoou a proposta “se beber, vá de táxi” e assinou parceria com a Easy Taxi e lançou o primeiro aplicativo da América Latina a automatizar o pedido de táxi. Disponível para iPhone e Android, a solução Easy Taxi é gratuita, tem navegabilidade acessível e permite que com apenas um clique o passageiro consiga chamar o táxi mais próximo. Em até 10 minutos, em média, de posse de informações sobre o veículo, placa e nome do “easytaxista”, o passageiro é atendido. Por meio de um GPS interligado ao táxi, ele ainda consegue acompanhar o percurso do táxista entre o ponto de saída do carro até sua chegada, conforme informação de Harry Lewis, gerente do Centro de Inovação da Skol no Vale do Silício. Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi, explica que “a Easy Taxi foi criada para proporcionar facilidade e rapidez às pessoas que precisam de táxi, em especial, nas grandes cidades. Firmar parceria com a Skol é a certeza de sucesso e de que a mensagem ‘direção e bebida não combinam com curtição’ será ainda mais difundida”.

Crédito

A perspectiva é de que o crédito, nos próximos meses, permaneça com trajetória de desaceleração. Dentre os determinantes para esse cenário, destaque para a manutenção da taxa básica de juros, a qual, segundo o Focus, deverá encerrar 2013 em 7,5%. Adicionalmente, o ritmo de atividade econômica modesto também é um importante fator para a expansão mais moderada do crédito. A análise é do Banco Central, divulgada pela Fecomércio-RS.

Ecossis

A empresa gaúcha Ecossis Soluções Ambientais resolveu apostar no potencial de expansão do mercado ambiental de Angola. Especializada em projetos, estudos e assessoria ambiental, com unidades em Porto Alegre e Curitiba, assumiu a gestão e adquiriu o controle societário de 51% da consultoria angolana Astracã, em Luanda, segundo o empresário Gustavo Leite, diretor da Ecossis, que está investindo cerca de U$ 50 mil na fase estrutural. Para a fase operacional, estão previstos investimentos de mais U$ 30 mil ao longo de dois anos.

Mudanças

O Grupo Zaffari, que passou a ser o controlador do complexo do Shopping Moinhos de Vento, mudou a assessoria de imprensa do shopping e também do Sheraton Hotel. Deste último, saiu a Neiva Mello Comunicação; do shopping, a Pauta Assessoria, de Vera Carpes. Assumiu ambos a Prática Comunicação, de Ruza Amon.

Aventura

O advogado e atleta de remo Luiz Felipe Buff vai iniciar, dia 1 de janeiro, uma aventura inédita e arriscada. Vai viajar de caiaque os 7,5 mil quilômetros entre o Chuí e o Iapoque, pontos extremos do Brasil, em 11 meses. Ele treinou na Barragem do Salto, em São Francisco de Paula - bem diferente, convenhamos, do mar aberto que enfrentará.

Natura Plant

A Natura Plant relançou produtos para cuidar dos cabelos no verão. São quatro produtos com fórmula enriquecida com lipídios de coco e filtro UV, que prepara os fios para a exposição ao sol.

Ouça melhor

Com 23 anos de mercado e 15 filiais espalhadas pelo País, a Vitasons lançou campanha com promoções. A empresa de aparelhos auditivos oferece 30% de desconto para compras à vista e 20% no parcelamento em seis vezes. Para divulgar as ofertas e condições especiais de pagamento, foi chamada a Endereço Certo - Soluções em Operações de Marketing.

Shopping Pelotas

A Incomum Comunicação Estratégica foi escolhida a agência de publicidade do Shopping Pelotas, em concorrência realizada com outras três empresas de Porto Alegre. O empreendimento é uma iniciativa da Real Empreendimentos e tem inauguração prevista para abril de 2013. A Incomum costuma trabalhar muitos anos com seus clientes: Biscoitos Zezé (16 anos), Supermercado Guanabara (14 anos) e Fenadoce (9 anos).

Total


O Shopping Total, que já tem mais de 30 opções de gastronomia em sua praça de alimentação, ganhou outras duas. Abriram o Giraffas e o Panas – empanadas argentinas. 

O Dia

  • A Fecomércio-RS divulgará, sexta-feira, os resultados de dezembro da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas, às 9h, na Agência de Notícias Fecomércio (www.agencia.fecomercio-rs.org.br) e também por e-mail.
  • Superfesta de lançamento da temporada 2013 no Mantra Resort, Spa & Casino, a partir de 20h, no Mantra Beach Club, em Punta del Este.
COMENTÁRIOS
Pery Sommer Pereira - 28/12/2012 - 17h57
Se não beber vá de táxi também para evitar os flanelinhas e roubo do carro, dependendo do local claro

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A crise ainda não chegou ao fundo do poço Uma história complicada sobre remessa de divisas Caiado acusa governo federal de expropriar terras no País Insegurança jurídica entrava desenvolvimento