Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 17 de Dezembro de 2012 às 00:00

Software gaúcho monitora multidões


ANDERSON DA SILVA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Soraia Raupp Musse, coordenadora do projeto e professora da Pucrs
Soraia Raupp Musse, coordenadora do projeto e professora da Pucrs
1 – Como funciona o software de simulação de evacuação?
Soraia Raupp Musse – O Laboratório de Simulação de Humanos Virtuais da Pucrs criou o CrowdSim com o objetivo de ter um software capaz de simular a evacuação em locais com grande aglomeração, como estádios de futebol, shows, espetáculos, escolas ou prédios. Podemos agregar comportamentos diferenciados, como o trajeto de crianças que se perdem dos pais, pois diversos fatores podem influenciar no resultado de uma evacuação. Assim, pode-se escolher a localização de câmeras de segurança, saídas de emergência e portas.
2 – Já foram realizados testes?
Soraia – O software foi testado no Engenhão, do Rio de Janeiro. Para isso, foram levantados dados da estrutura física, capacidade de lotação e ocupação durante os jogos para configurar a ferramenta.  Os resultados mostr    am que o estádio pode ser evacuado em 6 minutos e 30 segundos em uma situação normal de com sua lotação máxima e todas as saídas disponíveis. Também conversamos com responsáveis de estádios locais, do Grêmio e do Internacional, mas a simulação não se concretizou.
3 – Vocês pretendem oferecer comercialmente o programa?
Soraia – Queremos que ele esteja no mercado e a Pucrs receba os royalties. A ideia é colocá-lo nas prateleiras pronto, por isso precisamos testar mais. Estamos em busca de parcerias para que ele seja finalizado. Vejo que o feedback sobre a utilização é muito positivo, mas muitos empreendedores ainda não enxergam a necessidade de investir em uma tecnologia para a segurança preventiva.
Exemplo de inovação no SAP Labs
O SAP Labs Latin America deu uma aula de inovação com a criação de um aplicativo através do qual os funcionários podem monitorar e dar informações em tempo real para os ônibus que fazem a rota entre Porto Alegre e o centro de desenvolvimento e suporte da multinacional alemã, instalado em São Leopoldo, trazendo metade dos 542 colaboradores todos os dias. Agora, o funcionário – e o chefe dele - sabe onde o ônibus está a cada momento, e o motorista sabe exatamente onde precisa recolher cada pessoa e se ela estará lá. As aplicações são várias e muito interessantes. Confira mais http://bit.ly/UxXjz5
Valetec em expansão
A prefeitura de Campo Bom doou duas áreas na Zona Industrial Norte da cidade gaúcha para a Valetec, somando cerca de 10 novos hectares que irão ampliar em 50% a área total do polo. No espaço, serão construídos um condomínio empresarial e uma incubadora tecnológica nos próximos cinco anos. Atualmente, na unidade de Campo Bom do parque tecnológico atuam empresas de informática, telecom, automação, biotecnologia, couro e calçado, design, energia, meio ambiente, agropecuário e agroindustrial. A Valetec também tem unidades em Novo Hamburgo e Estância Velha.
Sobe: W3haus
Agência digital gaúcha acaba de fundar uma holding sob a qual pretendem organizar um grupo de empresas. A primeira foi a produtora Huia. Vem por aí mais três em 2013.
Desce: Carrefour
Varejista francesa fechou sua loja virtual no Brasil. A companhia não se recuperou de uma bola fora em janeiro, quando o Carrefour cancelou uma série de entregas depois de uma promoção.
Agenda
  • 24/1 - Agile Alliance Open Space - Evento em Florianópolis reúne autores, desenvolvedores, empresários investidores interessados em discutir como métodos ágeis podem tornar a indústria de software mais humana, produtiva e sustentável. Acontece no Centro de Eventos do Sistema Fiesc. Informações e inscrições pelo site brasil2013.agilealliance.org
Mercado de trabalho
  • Dell - Suporte a Aplicações. Bom conhecimento em infraestrutura e hardware. Inglês Avançado. Posições abertas para trabalhar em Porto Alegre. CV para: [email protected]
  • Datum T.I. - Gerente de Projetos. Profissional com experiência em gerenciamento de projetos de desenvolvimento de softwares, em gestão de mudanças, alteração de escopos, gestão de riscos. CVs para: [email protected].
Com a colaboração de Gláucia Civa, Leandro Souza e Juliana de Brito
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO