Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

TURISMO

- Publicada em 10 de Dezembro de 2012 às 00:00

Agências de viagens online ampliam participação no Estado


Jornal do Comércio
Em 2013, o Rio Grande do Sul será foco de investimentos de agências de viagens online, que aproveitam o momento de crescimento a galope deste mercado em todo o Brasil. Atuando em modelos diferentes de negócios, duas delas planejam chegar ao Estado no ano que vem com mídia agressiva e até implementação de loja física. Sem serem concorrentes diretas, porque há um diferencial na forma de venda, ambas companhias buscam ampliar audiência. Neste sentido, o que coincide é o alvo. Afinal, hoje em dia, para se montar um pacote turístico personalizado ou encontrar um produto formatado na rede, basta escolher, com um click, onde navegar. 
Em 2013, o Rio Grande do Sul será foco de investimentos de agências de viagens online, que aproveitam o momento de crescimento a galope deste mercado em todo o Brasil. Atuando em modelos diferentes de negócios, duas delas planejam chegar ao Estado no ano que vem com mídia agressiva e até implementação de loja física. Sem serem concorrentes diretas, porque há um diferencial na forma de venda, ambas companhias buscam ampliar audiência. Neste sentido, o que coincide é o alvo. Afinal, hoje em dia, para se montar um pacote turístico personalizado ou encontrar um produto formatado na rede, basta escolher, com um click, onde navegar. 
Na lista das principais agências online do mercado brasileiro, a Decolar.com deve fechar o ano com expansão de 70% em relação a 2011. Usando a mesma tecnologia de sites como o Google ou o Facebook, o portal investe pesado no desenvolvimento da página. A ideia é que nenhum usuário tenha problemas com a navegação. Assim, retém a marca de um milhão de visitantes a cada dia somente no Brasil. Outro modelo de negócio que lucra com uma série de clicks na rede é a venda de pacotes turísticos com descontos exclusivos promovida pelo Hotel Urbano. Ao todo, a empresa reúne 10 milhões de usuários cadastrados em seu sistema – sendo que, destes, 20% já realizaram ao menos uma compra. Estimando faturar R$ 250 milhões em 2012, a Hotel Urbano possui em torno de quatro mil parceiros na área de hospedagem e operadoras de viagens. O que as duas empresas têm em comum? O uso de uma ferramenta que a cada ano conquista mais adeptos. Em 2011, eram 30 milhões, hoje, são 90 milhões de brasileiros conectados à internet.
Um dos motivos da popularidade do site Decolar.com é que há quatro anos a empresa investe na comunicação em massa. “Nosso marketing atua em vários estados. Em 2013, estaremos chegando com forte mídia no Rio Grande do Sul, que é uma das praças onde temos sucesso enorme de hotelaria”, anuncia o CEO da companhia, Alípio Camanzano. No ano que vem, completa o executivo, outras praças de atuação receberão investimentos neste sentido. “Atualmente, estamos concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia, onde há mais população”, explica.
Enquanto isso, o Hotel Urbano é a 4ª maior página do Facebook na América Latina. “A internet nos aproxima dos clientes. Descobrimos, por exemplo, os lugares que eles gostariam de viajar e propomos um preço mais baixo. Criamos um hábito nas pessoas de que viajar barato é possível e fácil”, afirma Roberta Antunes Oliveira, sócia-fundadora da agência de pacotes online. Segundo ela, a empresa, que tem apenas dois anos de mercado, decidiu fortalecer a marca fora da rede. Neste caso, a estratégia será a inauguração de 14 lojas físicas em mais de 10 capitais no decorrer de 2013, uma delas em Porto Alegre.
Roberta ainda não tem contrato fechado para o empreendimento na Capital, mas garante que a companhia já está em “fase de pesquisa”. “Com isso, a ideia é fazer da loja um ponto de aproximação com o usuário do Hotel Urbano. É uma forma de as pessoas se sentirem seguras com a empresa”, diz a executiva, explicando que o local irá reunir computadores e Ipads para que os clientes naveguem e conheçam o site. “As vendas continuarão sendo feitas 100% online, mas, neste caso, dentro da loja”, esclarece. De acordo com a empresária, o investimento nas estruturas será de até R$ 1 milhão por unidade.

Empresas possibilitam ao consumidor montar pacote mais adequado ao seu perfil

Com investimentos e inovações constantes, a Decolar.com chega ao seu 13º ano de atuação no mercado, possibilitando comparar preços de centenas de companhias aéreas e reservar hospedagem em mais de 150 mil hotéis distribuídos por todo o mundo. A agência foi uma das responsáveis por apresentar aos consumidores uma nova maneira de planejar e comprar serviços atrelados a viagens. Um dos diferenciais introduzidos foi o poder dado ao cliente de montar seu próprio pacote, combinando as opções de voo e hospedagem mais adequadas ao seu perfil de consumo. O CEO da companhia, Alípio Camanzano, destaca que ali é possível encontrar preços acessíveis e realizar pagamentos em parcelas. “Isso possibilita o acesso ao turismo pelas mais variadas classes sociais”, ressalta, atrelando a isso também o advento de novos perfis de consumidores para estes produtos. 
Responsável pelo deslocamento de mais de 600 mil passageiros por mês no Brasil, a Decolar.com concentra ações na venda de passagens aéreas (70%), mas também vende serviços de hotelaria (30%) e pacotes turísticos. No ano passado, a empresa embarcou 3,6 milhões de pessoas nos 20 países onde atua. “Uma pesquisa interna registrou que cerca de 96% da nossa massa crítica nos recomendaria a outro usuário e voltaria a comprar”, orgulha-se Camanzano. “Nosso negócio vem crescendo bastante. O que impulsiona é esta massa crítica de clientes com acesso à rede mundial de computadores, gerando aumento de audiência.”, completa.
“É possível incorporar a viagem no dia a dia de qualquer um”, frisa Roberta Antunes Oliveira, sócia-fundadora da empresa online Hotel Urbano. Com desempenho considerável no mercado, a agência promotora de pacotes turísticos disponibiliza mais de duas mil opções, divididas em diárias de hotéis e pousadas, resorts, cruzeiros, passeios turísticos e pacotes nacionais e internacionais voltados para todos os públicos. “Estamos conseguindo realizar o sonho das pessoas. Nosso site busca apresentar pacotes com preços acessíveis. Com isso, cumprimos a missão de convencer as pessoas de que viajar é possível e, dependendo do destino e do tempo de permanência, pelo mesmo valor que se gastaria em lazer de fim de semana, como ir a um teatro e depois jantar em restaurante”, compara.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO