Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 06 de Dezembro de 2012 às 00:00

As asas da graúna


JUAN ANZA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
O Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, proporciona, nos finais de semana, para seus hóspedes, o bird watching, observação de pássaros típicos da Serra gaúcha em seu habitat natural. O biólogo Juan Anza é o responsável por catalogar espécies de pássaros que vivem na região de Cambará do Sul, como esta graúna, famosa pela bela cor preto-azulado. Pretos como a asa da graúna, já escrevia o romancista José de Alencar.
O Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, proporciona, nos finais de semana, para seus hóspedes, o bird watching, observação de pássaros típicos da Serra gaúcha em seu habitat natural. O biólogo Juan Anza é o responsável por catalogar espécies de pássaros que vivem na região de Cambará do Sul, como esta graúna, famosa pela bela cor preto-azulado. Pretos como a asa da graúna, já escrevia o romancista José de Alencar.
Erro de localização
As ONGs não acompanham a distribuição da pobreza no País, aponta estudo do IBGE e do Ipea. Das 30,4 mil que atendem “aos grupos mais vulneráveis da população”, 76,6% estão no Sul e no Sudeste, as regiões mais ricas. Norte e Nordeste têm apenas 17,2% das instituições. Aí tem...
Devo, não nego...
Aumentou o número de consumidores que conseguiram renegociar as suas dívidas em novembro, segundo pesquisa mensal realizada pela CDL Porto Alegre. Do total de endividados que buscaram espontaneamente o Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceacon), no Mercado Público da Capital, 64% disseram ter chegado a um acordo com as empresas.
...mas quero pagar
Entre aqueles que obtiveram sucesso na renegociação, o percentual foi de 57%. Há dados muito interessantes no trabalho da CDL. À pergunta em quanto sua renda familiar está comprometida, metade dos entrevistados respondeu que está acima de 50%. Por isso mesmo, 33% se declararam “muito endividados”, e 30%, “mais ou menos endividados”.
Branqueamento de capitais
Citado como sendo o banco português onde supostamente Rosemary Noronha teria depositado € 25 milhões - em notas de 500 euros seriam 50 mil cédulas - o Banco do Espírito Santo emitiu comunicado garantindo que não tem registro de qualquer depósito dela, que nem mesmo cliente do BES ela é. A instituição garante que possui um sistema de última geração para prevenir o “branqueamento de capitais”, expressão portuguesa para a nossa lavagem.
De guarda a médico
Luis Fernando de Oliveira Salles, 48 anos, é guarda municipal há 26 anos e segurança de prefeitos desde a gestão Tarso Genro, passando por Raul Pont, João Verle, José Fogaça e agora José Fortunati. Ele produz brinquedos e efetua consertos para a Campanha do Brinquedo da primeira-dama Regina Becker, acumulando a função de “médico de bonecas”.
Árvore cooperativa

TÂNIA MEINERZ/DIVULGAÇÃO/JC
Uma árvore de Natal de dez metros, com 1,3 mil enfeites e montada por 1.248 colaboradores, refletiu muito mais do que o espírito natalino do Sicredi. A ideia foi unir o maior número possível de pessoas que atuam na sede da instituição financeira, na zona Norte da Capital. Os enfeites foram distribuídos aos colaboradores, e todos participaram da montagem da árvore natalina.
Quarta divisão

HENRIQUE RAIZLER/DIVULGAÇÃO/JC
Mais uma foto de uma praia da ilha de Sardenha. Além dos parquímetros na areia, o sistema de coleta seletiva de lixo é impressionante. Em vez de duas divisões, como de costume, lá são quatro: lixo orgânico, plásticos, latas e vidro. Mas lá e cá, no fundo, tudo depende do povo. Mesmo que aqui se coloque o coletor na altura dos olhos dos sujismundos, eles jogam o lixo no chão.
Antes pelo contrário
Nota de ontem sobre o ressurgimento dos movimentos separatistas que vão fazer ampla pesquisa para auscultar os eleitores, leitor envia comentário irônico sobre o tema: “Hoje, o resto do Brasil é que quer se separar do Rio Grande do Sul. Perdemos o bonde da história. Estamos 20 anos atrasados em relação aos outros estados”.
Miúdas
  • PREFEITO José Fortunati recebe hoje o Prêmio Henrique Henkin da Federação Israelita RS.
  • NOVO titular da Gerência Comercial do Shopping Total é Laércio José Pavanello.
  • BELLA Gula abre nova loja em Porto Alegre, desta vez no Zaffari Higienópolis.
  • CENTRO Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, realiza domingo/11h o Natal para 600 idosos de asilos da Capital.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO