Porto Alegre, quinta-feira, 23 de setembro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
796089
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
796089
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
796089
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

FUTEBOL 08/11/2012 - 11h32min

Fifa confirma as seis sedes da Copa das Confederações

A Fifa confirmou oficialmente nesta quinta-feira (8) que a Copa das Confederações de 2013 será mesmo realizada em seis sedes. Havia risco de Recife ser excluído da competição, por causa do atraso nas obras do estádio, mas a entidade manteve a capital pernambucana entre as cidades brasileiras escolhidas para receber os jogos, ao lado de Rio, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Em evento realizado nesta quinta-feira no Museu do Futebol, em São Paulo, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) acabaram que a indefinição que durava desde o final do ano passado sobre as sedes da Copa das Confederações. Assim, foi confirmado o calendário de jogos inicialmente elaborado para a competição, passando por seis cidades brasileiras entre os dias 15 e 30 de junho de 2013.

O evento desta quinta-feira contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além de José Maria Marin, presidente do COL e da CBF, e do ex-atacante Ronaldo, que é membro do COL. Pelo lado da Fifa, o secretário-geral Jèrôme Valcke não veio ao Brasil dessa vez. Com isso, a entidade foi representada pelo diretor de marketing, Thierry Weil, e pelo diretor de comunicações, Walter De Gregorio.

"A decisão foi tomada com base em dois fatores: relatórios técnicos dos estádios e comprometimento político", explicou Walter De Gregorio, ressaltando a importância do empenho governamental para cumprir os prazos - o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou, inclusive, a marcar presença no evento desta quinta-feira em São Paulo. Mas o dirigente da Fifa também fez um alerta. "Agora é um ponto sem volta. Não há mais como mudar. É um grande desafio. E estamos confiantes."

Quando elaborou o calendário da Copa das Confederações, no final do ano passado, a Fifa fez uma ressalva e admitiu que a competição poderia ter o número de sedes reduzido por causa dos atrasos nos estádios. Na época, as preocupações eram com Recife e Salvador. A definição, então, ficou para junho deste ano. Em maio, porém, a entidade resolveu dar mais prazo às cidades e adiou o anúncio para novembro.

Diante do avanço nas obras, Salvador deixou de ser uma preocupação para a Fifa ainda no primeiro semestre. Assim, a pendência ficou sendo Recife. Mas o governo pernambucano acelerou os trabalhos no estádio que terá capacidade para 46 mil pessoas. Agora, a arena já atingiu índice de conclusão de 70%, com prazo de entrega para março de 2013, o que fez com que fosse confirmada no torneio.

Passada a indefinição que durava quase um ano, a Arena Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações, assim como Rio, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador - a exceção é Brasília, que terá apenas a abertura do torneio. Essas seis cidades também serão sedes do Mundial de 2014, que ainda contará com São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal como palco das partidas.

Encarada como um teste na preparação para a Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações já tem sete dos oito participantes conhecidos: Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Itália (representante da Europa), Uruguai (América do Sul), México (Concacaf), Japão (Ásia) e Taiti (Oceania). A última vaga será de um país da África, a ser definida na Copa Africana de Nações em fevereiro.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Saída de Blatter abre caminho para uso de replay na arbitragem
A decisão será tomada no início de 2016 para definir se os replays poderão ser usados em vídeos para auxiliar a arbitragem
Pato diz que teve proposta do Manchester United
A declaração foi dada ao canal SporTV. Ele não detalhou, porém, os motivos para o negócio não ter sido concretizado
Marin responde a acusações de conspiração, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica
CPI do Futebol aprova quebra de sigilo bancário de José Maria Marin
Sport confirma acerto com Paulo Roberto Falcão até o final do Brasileiro
O novo treinador assinou contrato até o final do ano e chega para substituir Eduardo Baptista, que foi para o Fluminense