Porto Alegre, quinta-feira, 28 de outubro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
125808
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
125808
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
125808
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

ELEIÇÕES 2012 Notícia da edição impressa de 28/09/2012

Villaverde convoca militância para mobilização na reta final

Maurício Macedo

LUIZ AVILA/DIVULGAÇÃO/JC
Candidato petista reuniu lideranças e apoiadores em comício no Largo Glênio Peres
Candidato petista reuniu lideranças e apoiadores em comício no Largo Glênio Peres

Buscando demonstrar capacidade de mobilização, a coligação liderada por Adão Villaverde (PT) reuniu um grande número de apoiadores para o “Comício da Virada”, realizado na noite de quinta-feira, no Largo Glênio Peres, Centro da Capital. É na força dos militantes que mora a esperança dos petistas e de seus aliados de chegar ao segundo turno. “Ninguém tem uma militância tão aguerrida quanto a nossa”, bradou o deputado Marco Maia.

Além do gaúcho que preside a Câmara dos Deputados, o palanque também recebeu outras estrelas nacionais do PT, como o senador Paulo Paim e a ministra Maria do Rosário. O governador Tarso Genro foi o último a chegar. “Adão representa o projeto do presidente Lula em Porto Alegre”, lembrou Olívio Dutra, que comandou o Estado entre 1999 e 2002. Mas nem só da militância vivem os petistas. Com medo de amargar uma derrota histórica e ficar de fora do segundo turno pela primeira vez, o PT também aposta na polarização com a candidatura de José Fortunati (PDT). 

Para isso, Villaverde ampliou as críticas à administração municipal. Em rápida conversa com a imprensa antes de subir ao palanque, o candidato disparou: “O atual prefeito mostra no programa de televisão uma cidade maquiada, que não é real. Está lá há oito anos e fez muito pouco por Porto Alegre”.

Aproveitou para contar uma história. “Um estudante, de nome Jonas, me perguntou em que cidade mora o atual prefeito. Quando respondi Porto Alegre, falou que eu estava enganado. ‘O nosso prefeito mora no País das Maravilhas’, me disse ele”.

Villaverde foi ainda mais longe: “Eles usam o Orçamento Participativo como um produto de marketing, que serve como um instrumento de exclusão de alguns setores da sociedade e também de legitimação dos secretários da prefeitura”, afirmou.

Apesar do tom mais ríspido, o petista nega que tenha havido uma mudança de estratégia. “Não mudamos nada. Diferentemente das outras candidaturas que têm um discurso para cada público, nós temos um único discurso”. O candidato também reclamou da ausência de Fortunati e Manuela d’Ávila (PCdoB) em alguns debates. “Deixaram de ir aos encontros de associações de moradores, de entidades de classe. Participam apenas dos debates das grandes mídias. É um desrespeito com a população de Porto Alegre.”

COMENTÁRIOS
Roberta Costa - 28/09/2012 - 09h49
Dá-lhe Villa Verde, é isso mesmo, se eles sequer aparecem à um debate de pequeno porto o que fariam se fossem eleitos?!

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
O candidato Luis Lauermann votou no Colégio Pio XII às 9h
Luis Lauermann é eleito o novo prefeito de Novo Hamburgo
Apoiadores de Tarcísio Zimmermann, do PT, fizeram carreata ontem
Campanha eleitoral tem início em três municípios
TSE determina apuração de gastos com horas extras de servidores do tribunal
Os gastos com horas extras no período eleitoral, em especial de setembro a novembro, foram maiores que nas eleições de 2010