Porto Alegre, quinta-feira, 15 de abril de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
106558
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
106558
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
106558
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
[email protected]

Começo de Conversa

Coluna publicada em 28/09/2012

A busca de Borja

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

O presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Sérgio Borja, é incansável na busca de um prédio para sediá-la. A ideia inicial era a antiga Confeitaria Rocco, no Centro, mas sem muitas chances. Em outubro, será avaliada a cessão de outro prédio, na Cidade Baixa. Borja dá os ares do personagem Monsieur Hulot, do ator e diretor Jacques Tati, famoso filme francês dos anos 1960.

Um grande engano

Será que nenhum dos 81 senadores e os seus contadores estranharam o fato de o 14º e o 15º salários, ou nome que tenham, tenham sido pagos sem desconto do Imposto de Renda, e que não existe isso de renda não tributável, salvo casos especiais?


Pesquisa Sinduscon


Uma amostra mais detalhada do levantamento mensal que é feito pelo Sinduscon mostra que o apartamento de dois dormitórios continua tendo a preferência das famílias gaúchas. O índice de oferta mensal ficou em 45%, média que vem se mantendo nos últimos meses. Já o índice de velocidade de vendas no mercado, registrado em setembro, está entre 8,5% e 9%, taxa considerada positiva pelo setor.

O porto-alegrense e a política I

Em 11 anos, aumentou o número de porto-alegrenses que admitem ser de direita e diminuiu os da extrema esquerda. Estes e outros dados constam em uma pesquisa do Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais. Diretor do InPro, o cientista político Benedito Tadeu César revelou este e outros dados interessantes no Jornal Gente da Rádio Band AM, cotejados com trabalho feito em 2000 pelo mesmo instituto. Há números muito interessantes no trabalho.

O porto-alegrense e a política II

Ao contrário do que se pensa, não diminuiu o interesse pela política. Na realidade, aumentou, embora os partidos políticos tenham perdido prestígio. A aparente contradição pode ser explicada pela explosão da internet e redes sociais. O perfil do porto-alegrense hoje é de centro-esquerda. O prestígio do capitalismo também aumentou. Trata-se de um trabalho de fôlego do InPro, que deveria ser lido e relido pelos estrategistas políticos.

Coisas nossas

Na madrugada de ontem, no bairro Scharlau de São Leopoldo, policiais rodoviários prenderam um jovem em atitude suspeita que tripulava um possante cavalo crioulo “encilhado, de bonito porte, galopando ao longo da rodovia”, como informa a nota. O rapaz tinha várias entradas por furto e roubo e confessou que roubou o animal. Uma cena bem gaudéria, bem gaúcha.

TV por assinatura

Mais uma vez, a diretora-executiva do Procon Porto Alegre presta um serviço aos assinantes da televisão paga. Flávia do Canto Pereira notificou a Sky e a Net por conta do aumento de 66% nas reclamações (matéria nesta edição). A exemplo da ofensiva contra as operadoras de telefonia celular, esta ação também deve vingar. Flávia é extremamente focada.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento