Porto Alegre, quinta-feira, 28 de outubro de 2021.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
15°C
7°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 5,5230 5,5250 1,61%
Turismo/SP 4,7300 5,8120 0,44%
Paralelo/SP 4,7400 5,6700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
114105
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
114105
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
114105
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter
[email protected]

Observador

Coluna publicada em 21/09/2012

A exploração das hidrovias

Presidente da Associação Brasileira de Terminais Privados, Wilen Manteli, propõe os modelos americano (Mississipi) e europeus (Alemanha, Holanda) como inspiração para explorar economicamente as hidrovias gaúchas. Lá eles atraem indústrias, empresas de logística, turismo, pesca e energia para se instalarem ao longo dos rios. Aqui, as PPPs poderiam ser a grande alternativa. Segundo ele, com direção privada, mas o Estado com poder de veto e fiscalização em matérias de interesse público e formatador das políticas públicas. A entidade resultante da PPP passaria a atrair empreendimentos ao longo dos rios e cuidaria da dragagem e segurança da navegação com apoio da Marinha, e a receita viria dos arrendamentos dos terrenos e pedágios dos navios.

Preço baixo do aço

Nunca o aço esteve tão barato como hoje, segundo o diretor da Aços Favorit, Rudolf Fritsch. O quilo aço do destinado a estruturas custa R$ 3,30 na revenda, menos do que o quilo da carne de costela. Ruim para quem estocou aço, mas que pode compensar eventuais prejuízos comprando mais agora para fazer preço médio.

Tesouras escolares

Antes mesmo da aplicação da norma sobre o uso de artigos escolares, a Tramontina antecipou sua linha de tesouras escolares já com a certificação da NBR 15236. As lâminas das tesouras escolares são de aço inoxidável temperado que não possuem pontas e seus cabos ergonômicos são feitos de polipropileno.

Fundo de renda fixa     

O Fundo Banrisul Premium, fundo de investimento de renda fixa longo prazo, foi destaque no Star Ranking da Standard & Poor’s, segundo a revista ValorInveste. Ele conquistou cinco estrelas, nota máxima conferida pela agência de classificação com base no histórico de rentabilidade absoluta e no retorno ajustado ao risco.

Elevato faz 24 anos            

Grupo Elevato, que reúne marcas em acabamento e decoração de alto padrão, comemora 24 anos neste mês, com promoções inéditas em suas 11 lojas gaúchas. São seis unidades Elevato, Stilo Elevato (marca premium e conceito boutique), Tapesul (revestimentos), Contento (ambientes planejados e decoração) e Leo Madeiras (produtos para marcenaria).

Fruki cresce acima do mercado

A Fruki, de Lajeado, cresceu 16% em volume de vendas de refrigerantes, água mineral e energéticos, bem acima dos 3% do mercado nos primeiros oito meses deste ano, o que exigiu o funcionamento da fábrica em tempo integral durante as 24 horas do dia, até porque é época também de estocar para o verão, segundo o presidente Nelson Eggers. Tudo graças à equipe de 600 vendedores, todos empregados celetistas, que visitam semanalmente seus 31 mil clientes, ou 6,2 mil por dia útil, 200 deles em motos e 65 em automóveis. Este volume movimenta mais de 200 caminhões por dia para as entregas, e levou a Fruki a construir um novo Centro de Distribuição de 15 mil metros quadrados em Canoas.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
O impacto do ICMS
O impacto imediato do aumento do ICMS, quando ele começar a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2016 será nos preços e, portanto, na inflação
Carga tributária do ICMS
A carga tributária do ICMS, antes mesmo do projeto de aumento de suas alíquotas e ainda com a alíquota base de 17%, já era superior a dos estados de grandeza semelhante
ICMS imposto injusto
É constrangedor que ainda estejamos discutindo aumentos do ICMS, quando há muito o Brasil deveria ter trocado o ICMS pelo IVA
Avanços da nova previdência
A nova previdência continuará cobrando os 13,25% dos novos servidores, aposentando-os até o teto do Regime Geral da Previdência Social