Porto Alegre, sexta-feira, 18 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
22°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1510 4,1530 0,45%
Turismo/SP 4,1100 4,3680 0,04%
Paralelo/SP 4,1200 4,3600 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
159473
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
159473
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
159473
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

HISTÓRIAS DO COMÉRCIO E DOS SERVIÇOS Notícia da edição impressa de 03/09/2012

Diversidade de produtos é a principal atração das Lojas Linna

MARCO QUINTANA/JC
Hoje, Rosi administra as sete unidades da rede espalhadas pelo Estado
Hoje, Rosi administra as sete unidades da rede espalhadas pelo Estado

Balões, bexigas e enfeites festivos decoram o interior de sete filiais das lojas Linna. De bolinha de isopor a fartas árvores de Natal, os estabelecimentos oferecem uma enorme variedade de artefatos para os fregueses. A empresa, que parece sempre estar em festa, tem muitos motivos para comemorar. O seu sucesso é resultado do trabalho de uma jovem empresária preocupada com a qualidade dos produtos e o bom atendimento ao cliente.

Aos 16 anos, Rosi da Luz começou a trabalhar no atacado do pai, no Centro de Porto Alegre. Pouco tempo depois, a novata ficou encarregada de gerenciar uma pequena loja da rede familiar. Foi então que a paixão pela confecção de bijuterias passou a se unir com o novo serviço. As sobras das missangas usadas pela artesã passaram a ser vendidas na loja. A jovem visionária incluiu também o comércio de artigos de bazar e presentes. Todas as novas mercadorias eram solicitadas por clientes que desejavam realizar suas compras em apenas um lugar.

O acréscimo de produtos e de clientes circulando pelo bazar motivou a busca por um novo espaço. Em 1992, Rosi inaugurou a Loja Linna, na Senhor dos Passos, tradicional rua de atacados de Porto Alegre. O nome da loja é uma homenagem à mãe da empresária, Dona Ângela, apelidada carinhosamente de Linna.  “Minha mãe me ensinou o artesanato”, conta. O diferencial do estabelecimento era o comércio por varejo de materiais para trabalhos manuais.

O local ainda era muito grande para abrigar pequenos volumes de mercadorias. A solução para melhor ocupar o espaço foi introduzir novos artefatos para o consumo. Então, Rosi optou por inserir artigos para festa nas prateleiras da loja. “Começamos a fazer pesquisas com os clientes e fomos eliminando alguns setores e ampliando outros”, lembra. Assim, conforme a demanda e a solicitação dos fregueses, a Loja Linna foi se modelando.

Em 2001, a empresa abriu a primeira filial na avenida Azenha, em Porto Alegre. Atualmente, a rede possui sete filiais localizadas em Canoas, São Leopoldo, Cachoeirinha, além da Capital. As Lojas Linna empregam 200 funcionários, todos admiradores do artesanato. A empresa também possui um atelier com 12 artesãs que preparam peças pré-confeccionadas para facilitar o trabalho de artistas muito ocupados.

A principal característica da Linna é a diversidade de produtos. O objetivo é que o cliente encontre tudo o que precisa. “Quando as pessoas estão com pressa, lembram de nós porque sabem que aqui tem de tudo. Por isso que fomos ligando uma coisa na outra”, explica Rosi. São mais de 40 mil itens, entre materiais para pintura artística, artigos de decoração de aniversários, tecidos, madeiras, aviamentos e fantasias.

A meta agora é implantar um site para a venda via internet. Após insistência de muitos fregueses do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a empresa estuda com cuidado a criação de um e-commerce com qualidade e eficiência. A partir de 2013, clientes de todo o Brasil terão acesso a uma variedade de artefatos selecionados especialmente para a comercialização virtual.

Porém, antes, as lojas se preparam para enfrentar uma longa maratona de vendas. No final do ano, a procura por artigos de decoração e festas aumenta significativamente. Os enfeites natalinos já estão acumulados no depósito da empresa e aguardam o deslocamento para as prateleiras. Fantasias e acessórios festivos também são muito consumidos. Óculos coloridos, chapéus divertidos, perucas extravagantes, gravatas de paetês, confetes e serpentinas são procurados para acrescentar um brilho especial às folias que vão além do carnaval, e também ganham espaço em aniversários, casamentos e formaturas.

Cursos fidelizam freguesas

Em 2002, a Linna iniciou uma nova relação com seus compradores ao oferecer oficinas de trabalhos manuais. A ideia surgiu para atender aos pedidos de clientes e ensinar o manuseio dos artigos de artesanato comercializados nas lojas. “O pessoal que faz os cursos se encanta com a possibilidade de coisas que eles mesmos podem fazer”, justifica Rosi da Luz, diretora das Lojas Linna.

Atualmente, são oferecidos cursos com mais de 200 técnicas diferentes em três lojas de Porto Alegre e na filial de São Leopoldo. O corpo docente é formado por 35 instrutores selecionados com muito cuidado para proporcionar um bom aprendizado aos participantes. A capacitação atrai mais de mil alunos por mês. “Os cursos são o nosso principal marketing de relacionamento e de uma maneira de fidelizar os clientes”, celebra Rosi.

No início da programação, as instruções eram dadas no meio dos estabelecimentos, ao lado das estantes da loja. Com aumento da procura e o número de interessados, as aulas passaram a ser realizadas em salas especiais. Somente a loja matriz possui quatro salas climatizadas para a execução da modalidade.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Relação com os clientes que frequentam o local há décadas é mantida, diz Gitz
Pé de Meia se adapta às mudanças da moda
Segundo Lumertz, cerca de dois refrigeradores antigos passam pelo conserto por mês
Luzitana é referência em assistência para geladeiras antigas
Braga e Bandeira se especializaram em oferecer variedade de rótulos
Bier Markt cativa os amantes das cervejas artesanais
Manoela, Alexandre, Daniela e Patrícia seguem à risca os ensinamentos do fundador
Freire Imóveis tem prazer em atender