Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
27°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1490 4,1510 0,14%
Turismo/SP 4,0900 4,3400 0,68%
Paralelo/SP 4,1000 4,3300 0,68%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
143068
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
143068
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
143068
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Eleições 2012 Notícia da edição impressa de 27/08/2012

Rio Grande do Sul tem 46 mil mesários voluntários

Cidadão ainda pode se cadastrar pelo site da Justiça Eleitoral

Alexandre Leboutte

JONATHAN HECKLER/JC
Professora Sonia se inscreveu na TRE no final do mês de junho
Professora Sonia se inscreveu na TRE no final do mês de junho

Professora de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre, Sonia Cardoso procurou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no final de junho e se inscreveu para exercer a função de mesária na eleição deste ano. Alguns dias depois, ela recebeu das mãos de um oficial de Justiça a convocação para trabalhar no pleito.

“Já tinha participado de eleições para os conselhos tutelares e gostei”, revela Sonia, que terá direito a dois dias de dispensa do trabalho para cada dia de convocação - inclusive para os dias de treinamento -, um benefício legal estendido a todos os mesários.

Do contingente de quase 102 mil mesários que trabalharão nas 26.759 seções eleitorais do Estado neste ano, o TRE já tem 46.573 inscritos como voluntários. De acordo com a chefe do cartório da 114ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, Carmem Barros Ribeiro, os editais com a nomeação dos convocados foram publicados no final de junho e as notificações foram expedidas logo em seguida.

Quem foi notificado teve cinco dias para comunicar algum impedimento legal, como no caso de parentes consanguíneos de candidatos até 2º grau - e cônjuge -, policiais, cargos comissionados (CCs) do Executivo municipal e todos que pertencem ao serviço eleitoral.

Os membros de mesa que não comparecerem nos dias da votação terão 30 dias para apresentar justificativa, ficando sujeitos ao pagamento de multa, que poderá ser aplicada em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos. Se um servidor público ou autárquico não comparecer ao trabalho de mesário, a pena será de suspensão de até 15 dias. Todos receberão treinamento antes da eleição.

“Alguns juízes preferem fazer na primeira quinzena de setembro, outros na segunda”, esclarece Carmem, explicando que a capacitação consiste em apresentação sobre a legislação eleitoral, descrição do funcionamento da seção, com informações sobre como deve se portar o eleitor dentro do local de votação, além de noções sobre fiscalização, proibições e outras dicas. O treinamento também conta com um vídeo ilustrativo e aula prática de uso da urna eletrônica.

Sem saber ainda a quantos dias de folga terá direito, Sonia admite que a possibilidade de dispensa do trabalho também “pesou” na decisão de se oferecer como voluntária. Todas as informações sobre procedimentos e a função de mesário estão no site do TRE - www.tre-rs.gov.br -, no portal do mesário.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
O candidato Luis Lauermann votou no Colégio Pio XII às 9h
Luis Lauermann é eleito o novo prefeito de Novo Hamburgo
Apoiadores de Tarcísio Zimmermann, do PT, fizeram carreata ontem
Campanha eleitoral tem início em três municípios
TSE determina apuração de gastos com horas extras de servidores do tribunal
Os gastos com horas extras no período eleitoral, em especial de setembro a novembro, foram maiores que nas eleições de 2010