Porto Alegre, segunda-feira, 21 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
24°C
13°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1300 4,1320 0,29%
Turismo/SP 4,0900 4,3420 0,50%
Paralelo/SP 4,1000 4,3400 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
213330
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
de 31 de outubro a 16 de novembro de 2014

16/11/2014 - 16h01min

Autores de literatura infantojuvenil ganham espaço na Feira do Livro

Giane Laurentino

Otavio Fortes/CRL/Divulgação/JC
Thalita Rebouças esteve na Feira para autografas seu livro 360 Dias de Sucesso
Thalita Rebouças esteve na Feira para autografas seu livro 360 Dias de Sucesso

Eles estão pelos corredores, nas sessões de autógrafos e nas atividades por toda a 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Os autores de literatura infantojuvenil brasileira ganham cada vez mais espaço e leitores. Com livros que falam sobre temas tipicamente adolescentes ou transportando os jovens para mundos fantásticos, os escritores comemoram o carinho e a interação com este público. 

“Ele (mercado) está vivendo dias maravilhosos que eu espero durem para sempre”, comenta Thalita Rebouças. A escritora escreve há 15 anos e é conhecida do público adolescente por títulos como Tudo por um Pop Star, Fala Sério, Mãe! e, o mais recente, 360 Dias de Sucesso. Thalita acredita que o mercado para escritores infantojuvenis nunca esteve tão aquecido como nos dias de hoje. Para ela, o público jovem começou a se interessar mais pela leitura com títulos como a saga Harry Potter, da escritora J. K. Rowling. “Nós que escrevemos para jovens devemos muito para a J.K, pois ela fez muita gente que não tinha o hábito da leitura se interessar por outros autores”, afirma. 

Os escritores Marcelo Siqueira Silva e Gustavo Costa de Almeida Siqueira - que usaram o pseudônimo Bento de Luca para escrever o livro O Príncipe Gato – acreditam que J.K influenciou uma geração de autores, mas outros títulos também colaboraram para que a literatura infantojuvenil ganhasse destaque. “Acho que ela (J.K) influenciou uma geração inteira, mas tem outros títulos como Crepúsculo, por exemplo, que abriram portas para outras obras”, explica Gustavo. Eles participaram da atividade Trocando uma ideia: ficção na literatura nacional – Sim, o jovem lê! e muito!  junto com Samanta Holtz, Renata Ventura, Laura Conrado e Adriana Brazil todos autoras que tem como foco o público jovem. 

Publicando o seu primeiro livro para leitores adolescentes, Hermes Bernardi Jr tem uma longa trajetória como autor infantil, são 23 obras publicadas. Bernardi ganhou, em 2013, o prêmio Açorianos de Literatura na categoria infantil, com a obra Conchas. A motivação para escrever algo para uma faixa etária maior foi a solicitação de seu público que cresceu. “Acho que é um movimento natural de quem escreve para crianças acompanhar o crescimento dos leitores”, comenta. O livro Eu é Um Outro traça uma narrativa delicada que trata de homossexualidade e conflitos adolescentes. 

Bernardi, ao contrário de alguns autores infanto-juvenis, procura se distanciar de autores estrangeiros e busca encontrar uma literatura que tenha uma relação com a realidade brasileira. “A literatura embarca no modismo americano e inglês, ligado ao vampirismo e ao fantástico”, esclarece. O autor já prepara um segundo título onde a personagem principal será feminina, mas com o foto em falar de temas que tenham relação com a realidade dos seus leitores. “Eu estou tentando fazer uma coisa que vá pelo caminho da brasilidade, onde os personagens tenham conflitos que sejam peculiares do nosso povo”, afirma. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Balanço da Feira, de acordo com organizadores, foi positivo
60ª Feira do Livro de Porto Alegre é considerada um sucesso
Patrono Airton Ortiz distribuiu rosas no encerramento da Feira do Livro
Feira do Livro encerra com homenagem ao Xerife e maracatu
Patrono da feira do livro de Santiago, Breno Serafini lançou seu quarto livro
Crônicas ilustradas: nova obra de Breno Serafini

O PRÊMIO

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook

/jornaldocomercio

Spot de rádio

Coberturas dos Anos Anteriores

2013  |  2012  |   2011  |  2010