Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
19°C
26°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1550 4,1570 0,21%
Turismo/SP 4,1200 4,3700 0,27%
Paralelo/SP 4,1300 4,3600 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
192839
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
de 31 de outubro a 16 de novembro de 2014

07/11/2014 - 15h44min

Escritor argentino fala sobre a importância de investir na formação de leitores

Roberta Mello/Especial/JC
Mempo Giardinelli (D) concedeu entrevistas para a imprensa antes de sua participação no Seminário
Mempo Giardinelli (D) concedeu entrevistas para a imprensa antes de sua participação no Seminário

Focado no compartilhamento de ações entre bibliotecas comunitárias, públicas e escolares e na promoção da leitura e da literatura, tem início hoje (7), às 17h, o Seminário Internacional O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101), em Porto Alegre. O evento gratuito é um dos que reúnem maior número de participantes todos os anos durante a Feira do Livro de Porto Alegre e, em sua 3ª edição, recebe especialistas e militantes culturais da Argentina, França, Alemanha além, é claro, do Brasil.

A palestra de abertura fica a cargo do escritor, jornalista e militante cultural argentino Mempo Giardinelli. Criador de uma fundação que leva seu nome na região do Chaco, ao sul do país, Mempo é autor do projeto Abuelas CuentaCuentos, de resgate da oralidade através da contação de histórias, e um dos indicados ao prêmio Alma 2015 (Astrid Lindgren Memorial Award), um dos mais importantes no segmento literário, concedido pela International Federation of Library Associations and Institutions.

Grande defensor da valorização do papel dos promotores e mediadores de leitura para a formação de leitores, Giardinelli vem a Porto Alegre para dividir um pouco do que defende através de sua fundação na Argentina. “Muito se fala na dificuldade de estimular as crianças a ler, mas elas sempre gostam. É preciso estimular os pais, os professores, os bibliotecários a formarem dando exemplo”, defende.

Giardinelli conta que cresceu dentro da biblioteca gerida pela sua mãe e com livros do brasileiro Monteiro Lobato à sua disposição nas estantes de casa. Para ele, são as iniciativas simples - familiares, comunitárias e escolares - que mais contribuem para fortalecer o desejo pela leitura.

A coordenadora da Ong Cirandar, uma das organizações envolvidas na realização do encontro, Márcia Cavalcante, destaca que um dos grandes objetivos do seminário é debater a importância da literatura na formação de crianças e adolescentes. Segundo Márcia, “é através dela que ampliamos a nossa capacidade de interpretação, criatividade e, sobretudo, de alfabetização e letramento”.

Os dois dias de evento contarão, ainda, com a presença do sociólogo francês Denis Merklen, do diretor da Biblioteca de Filologia da Universidade de Berlim Klaus Werner, do idealizador da biblioteca Borrachalioteca de Sabará (MG) Túlio Damasceno e de Fabiano Piúba, diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, entre outros.

O Seminário Internacional O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade é realizado pela Ong Cirandar, projeto Redes de Leitura, Goethe-Institut, Aliança Francesa, Câmara do Livro de Porto Alegre, Instituto C&A, Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação e Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa.

O evento é gratuito começa hoje, às 17h30min, e segue até amanhã, a partir das 8h30min. As inscrições podem ser feitas no local a partir das 17h30min.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Balanço da Feira, de acordo com organizadores, foi positivo
60ª Feira do Livro de Porto Alegre é considerada um sucesso
Patrono Airton Ortiz distribuiu rosas no encerramento da Feira do Livro
Feira do Livro encerra com homenagem ao Xerife e maracatu
Patrono da feira do livro de Santiago, Breno Serafini lançou seu quarto livro
Crônicas ilustradas: nova obra de Breno Serafini

O PRÊMIO

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook

/jornaldocomercio

Spot de rádio

Coberturas dos Anos Anteriores

2013  |  2012  |   2011  |  2010