Porto Alegre, quarta-feira, 23 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
27°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0340 4,0360 0,98%
Turismo/SP 4,0280 4,2760 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2700 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
199731
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
de 31 de outubro a 16 de novembro de 2014

Notícia da edição impressa de 04/11/2014

Alcy Cheuiche fala sobre vinhos e oficinas literárias

Rafael Gloria

CLAITON DORNELLES/JC
Alcy Cheuiche lança livro hoje e ainda tem outras atividades na feira
Alcy Cheuiche lança livro hoje e ainda tem outras atividades na feira

Nesta terça-feira, o escritor Alcy Cheuiche lança o livro de contos História do vinho, da AGE Editora, às 16h, na Sala Oeste do Santander Cultural. Conhecido por ser um autor prolífico, o ex-patrono da Feira do Livro se envolve em muitas oficinas literárias, treinando e disciplinando novos escritores. Inclusive o lançamento de hoje resultou de uma oficina. “Ela durou um ano e nós dividimos a produção em três diferentes contos: um sobre o vinho e seu aspecto universal, outro que deveria se passar na França e o último no Rio Grande do Sul”, explica. A publicação tem tradução para francês e foi lançada também em Paris.

“É o segundo livro que faço em parceria com a Associação de funcionários da Caixa Econômica Federal. O primeiro foi o Entre o Sena e o Guaíba”, relata Cheuiche. A ideia era promover um “choque” entre as duas cidades, escrevendo contos apresentando Porto Alegre para Paris e Paris para Porto Alegre. Isto abriu caminho para a ideia de redigir sobre o vinho e suas relações com a França e o Rio Grande do Sul.

Cheuiche enfrenta uma maratona, com 11 atividades durante todo o evento. Entre elas, está o lançamento do livro de contos 50 anos do Golpe de 1964 dia 10 de novembro, às 14h30min, na Sala Oeste do Santander Cultural. A obra relata histórias e casos reais durante o período ditatorial e também terá lançamento, em espanhol, no Chile e na Argentina, para expandir o texto para outros países que também sofreram com governos autoritários na América Latina.

“O livro resgata histórias reais que ficaram no imaginário das pessoas, como o caso de um sargento do Exército que apareceu boiando no Guaíba de mãos amarradas”, lembra ele. Sobre o processo criativo, Cheuiche diz que “o livro é fiel à realidade, feito a partir de pesquisas históricas. A técnica vem da ficção, nós colocamos de uma maneira mais atraente para as pessoas lerem. Essa é a vantagem do conto e do romance.”

A primeira vez que Alcy Cheuiche autografou na Feira do Livro de Porto Alegre foi em 1967. “Sou filho dessa feira. Já fui patrono, em 2006, e tenho uma foto minha com o Erico Verissimo que parece que ele vai me pegar no colo de tão novo que era”, conta. O livro autografado, na época, era O gato e a revolução. Seu maior orgulho hoje é ter quatro alunos oriundos de suas oficinas lançando os próprios livros. “Evidentemente, não vou ensinar ninguém a escrever, é a pessoa que tem dom. Mas a realidade é que tu tens que desenvolver o teu processo criativo e a oficina é um caminho para isso”, finaliza.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Balanço da Feira, de acordo com organizadores, foi positivo
60ª Feira do Livro de Porto Alegre é considerada um sucesso
Patrono Airton Ortiz distribuiu rosas no encerramento da Feira do Livro
Feira do Livro encerra com homenagem ao Xerife e maracatu
Patrono da feira do livro de Santiago, Breno Serafini lançou seu quarto livro
Crônicas ilustradas: nova obra de Breno Serafini

O PRÊMIO

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook

/jornaldocomercio

Spot de rádio

Coberturas dos Anos Anteriores

2013  |  2012  |   2011  |  2010