Porto Alegre, terça-feira, 17 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
16°C
24°C
14°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0960 4,0980 0,19%
Turismo/SP 4,0400 4,2800 0%
Paralelo/SP 4,0500 4,2900 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
862905
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
de 31 de outubro a 16 de novembro de 2014

Notícia da edição impressa de 03/11/2014

Kledir Ramil, entre a literatura e a música

Rafael Gloria

CLAITON DORNELLES/JC
Kledir Ramil conversou com o público sobre suas crônicas
Kledir Ramil conversou com o público sobre suas crônicas

Além de compositor, Kledir Ramil também se envereda pelos campos da escrita. Costuma publicar crônicas em publicações do Estado e no jornal Brazilian Voice, de Nova Iorque, direcionado para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Parte dessas crônicas estão reunidas no livro Crônicas para ler na escola, da coleção Para Ler na Escola, da editora Objetiva. Ele foi o primeiro convidado do projeto Autor no Palco dentro da programação na área infantil e juvenil da Feira do Livro, quando conversou com a plateia sobre suas experiências com a palavra escrita, a palavra falada e a palavra cantada. 

Aliás, a literatura, para ele, é consequência da música. “Passei a minha vida inteira escrevendo letras de canções, daí vem o meu amor pelas palavras”, explica. Segundo Ramil, escrever prosa é mais libertador, já que uma canção tem regras muito mais rígidas. Ele pondera, entretanto, que depende do tipo de narrativa escrita. “Na verdade, há muitas outras regras também: eu escrevo crônicas, que são textos curtos. Para escrever um romance, você tem que ter mais fôlego, né, então, complica”, acredita. 

O contato com o público jovem, para ele, é renovador. Ramil esteve presente em diferentes feiras literárias: nas últimas semanas, participou de eventos na cidade mineira de Araxá e em Bom Princípio, interior do Rio Grande do Sul. “É muito recompensador perceber como os textos alcançam as pessoas e os diferentes tipos de recepção”, avalia. Ao conversar com os jovens, o contato é mais sutil, mas, ao mesmo tempo, “diferente e revelador”. O músico credita este bom diálogo graças às escolas, que costumam trabalhar com o livro antes do encontro com o autor. 

Apesar de Crônicas para ler na escola ter apelo com o público infantojuvenil, Ramil afirma que não escreve especificamente para os jovens, mas para todos. “O legal dessa coleção é que tem uma autoridade do ambiente acadêmico, no caso a professora Regina Zilberman, que fez a seleção mais voltada para esse público, o que já ajuda a direcionar a obra”, explica. Para ele, é motivo de orgulho participar de uma coleção que já abrigou grandes nomes, como o escritor Luis Fernando Veríssimo. “Agora eu brinco que eles estão lançando os pequenos nomes”, ri. 

Kleiton Ramil já tem um novo livro infantil pronto, que deve sair ano que vem - o título ainda é segredo. Na parte musical, a dupla Kleiton & Kledir trabalha em um novo disco há mais de um ano. “É um trabalho que busca aproximar a literatura da música popular”, explica. O lançamento deve ocorrer em março do próximo ano.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Balanço da Feira, de acordo com organizadores, foi positivo
60ª Feira do Livro de Porto Alegre é considerada um sucesso
Patrono Airton Ortiz distribuiu rosas no encerramento da Feira do Livro
Feira do Livro encerra com homenagem ao Xerife e maracatu
Patrono da feira do livro de Santiago, Breno Serafini lançou seu quarto livro
Crônicas ilustradas: nova obra de Breno Serafini

O PRÊMIO

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook

/jornaldocomercio

Spot de rádio

Coberturas dos Anos Anteriores

2013  |  2012  |   2011  |  2010