Única premiação literária especializada promovida durante a Feira do Livro, o Troféu Cultura Econômica chega à 11ª edição em 2014. O prêmio, realizado pelo Jornal do Comércio com patrocínio do Badesul e apoios da Câmara Rio-Grandense do Livro e Santander Cultural, reconhece os principais lançamentos nacionais da literatura de economia e negócios, além de destacar personalidades, projetos culturais, editoras e livrarias. A cerimônia ocorre na próxima terça-feira, às 19h30min, no átrio do Santander Cultural, quando os troféus em bronze, criados pela artista plástica Cláudia Stern, serão entregue aos 17 laureados.
O evento tem como objetivo destacar livros técnicos e didáticos escritos por autores brasileiros. Dentre os contemplados, estão obras relacionadas às seguintes categorias: Administração, Relações Internacionais, Inovação e Empreendedorismo, Turismo e Gastronomia, Contabilidade, Direito, Economia, Logística, Marketing e Comunicação Social.
Além da produção literária, também serão homenageadas pessoas e instituições com destaque na área cultural. Neste ano, serão premiados o programa Fome de Ler, como homenagem especial, o publicitário Dado Schneider, como destaque especial, a Belas Artes, como editora, e o Beco dos Livros na categoria Livraria.
O Troféu Cultura Econômica é um dos principais eventos promovidos anualmente pelo JC, que completou 81 anos em 2014. Para o diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, o prêmio virou um dos principais acontecimentos da Feira do Livro. “Criamos o troféu com a finalidade de reconhecer livros, autores, livrarias, editoras e empresas que incentivam as atividades culturais no Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas de economia e negócios”, afirma Tumelero.
O Badesul destaca que o troféu tem o papel de valorizar um segmento literário indispensável para a formação e a capacitação de bons profissional no mundo dos negócios. “O prêmio divulga e incentiva a produção e a leitura do segmento literário direcionado aos negócios, promovendo o desenvolvimento cultural, social e econômico do Rio Grande do Sul. O troféu também fomenta o desenvolvimento ao enaltecer livros técnicos de autores brasileiros, incentivando a pesquisa e a produção nacional voltada para o segmento”, ressalta Marcelo Lopes, presidente da instituição.
Após a premiação, os livros estarão à disposição dos visitantes no estande do jornal. Regulamento e outras informações em www.portalderelacionamentojc.com.br/trofeu-cultura-economica.