Porto Alegre, terça-feira, 25 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
29°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3920 4,3940 0,04%
Turismo/SP 4,3500 4,6200 0,21%
Paralelo/SP 4,3600 4,6100 0,21%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
139398
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE | De 1º a 17 de novembro de 2014.

04/11/2013 - 19h30min

Banco de Livros recebe doações na Feira do Livro

Rafael Gloria

MARIANA FONTOURA/JC
Doações de livros estão sendo recebidas na Feira
Doações de livros estão sendo recebidas na Feira

Há melhor lugar para se arrecadar livros do que uma Feira do Livro? Por isso, o Banco de Livros em parceria com a ONG - Parceiros Voluntários, no próprio estande da instituição, está coletando doações para ampliar o acervo de quatro bibliotecas de Porto Alegre - Pacto-POA, Pães dos Pobres, Renascer da Esperança e a biblioteca da Casa de Cultura Mario Quintana.

Além do estande da Parceiros Voluntários, os livros também podem ser entregue em postos instalados em diferentes pontos da praça, entre eles, no Memorial do Rio Grande do Sul. A união entre os Parceiros Voluntários e o Banco dos Livros tem como meta juntar cerca de 12 mil publicações, o suficiente para formar a "Montanha de Saber", um ato simbólico onde todos os livros serão empilhados no Palco de Autógrafos da área Infantojuvenil no último dia de Feira.

De acordo com Madalena de Freitas, coordenadora dos Parceiros Voluntários, nos primeiros quatro dias Feira, cerca de 200 livros haviam sendo doados e os Escoteiros de Porto Alegre doaram o equivalente a duas bibliotecas. 

O Banco de Livros fica responsável pela triagem e higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto a infra-estrutura e acervo, selecionando de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e a entrega das obras.

Em paralelo, há também a campanha "Liberte seus autores da estante", criada para para estimular a doação de exemplares que estão há tempos na estante do público. Waldir da Silveira, Presidente do Banco de Livros da Fiergs, disse que a ideia surgiu quando sua esposa resolveu doar alguns livros, em razão de uma reforma. Ele percebeu então que tinha muitos livros e que outras pessoas poderiam usufruir também. "A campanha acabou tendo a adesão de vários escritores. Hoje mesmo o Luis Fernando Veríssimo já está tirando fotos para participar também", revela.

O Banco de Livros da Fiergs,em cinco anos de atuação, já recebeu mais de 450.000 livros, atendendo 222 entidades com bibliotecas onde, com ajuda de outros Bancos, reforçaram o espaço físico, dando treinamento de leitura a agentes fundamentais em todo o processo.

Waldir da Silveira, do Banco de Livros, receberá homenagem do JC

Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros da Fiergs, receberá Homenagem Especial do Troféu Cultura Econômica, fdo Jornal do Comércio e Badesul, em cerimônia que será realizada amanhã à noite no átrio do Santander Cultural.

Para ele, a premiação deve se estender para todos os funcionários do Banco de Livros também. "Na verdade, é a segunda vez que eu ganho, então é uma homenagem e fico muito feliz porque eu faço um trabalho que todo cidadão poderia fazer. Eu sempre digo para os meus filhos que a gente não tem que passar pela vida em brancas nuvens", conta. 

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Dados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira
Feira do Livro registra alta de 2,26% nas vendas em 2013
O ambientalista Augusto Carneiro participou da primeira edição da feira, na década de 1950
Augusto Carneiro, um livreiro dedicado à natureza
Santucci acredita que feriados ajudaram no movimento da Feira do Livro
Osvaldo Santucci Junior aponta sucesso mesmo com Feira reduzida
GALERIA DE FOTOS

O TROFÉU

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook
Equipe do Jornal do Comércio se despede da Feira do Livro

/jornaldocomercio

Edições Anteriores

2012  |   2011  |   2010