Porto Alegre, terça-feira, 25 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
29°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3920 4,3940 0,04%
Turismo/SP 4,3500 4,6200 0,21%
Paralelo/SP 4,3600 4,6100 0,21%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
154049
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE | De 1º a 17 de novembro de 2014.

01/11/2013 - 13h45min

Área infantojuvenil da Feira ganha novo endereço

MARCO QUINTANA/JC
Sonia Zanchetta destaca as novidades para as crianças e os adolescentes
Sonia Zanchetta destaca as novidades para as crianças e os adolescentes

Uma das áreas mais movimentadas da Feira do Livro está em novo espaço. A área infantojuvenil, que recebeu 788 turmas escolares e milhares de visitantes em 2012, está abrigada, excepcionalmente, fora do Cais Mauá neste ano - o espaço está indisponível em virtude de obras de revitalização. O principal eixo para crianças e adolescentes estará localizado na avenida Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos. No entanto, também haverá atividades relacionadas aos pequenos na Casa do Pensamento (entre os prédios do Margs e do Banrisul) e na Tenda de Pasárgada (entre o Memorial e o Santander Cultural).

“Nossa preocupação maior foi de não deixar de atender à demanda dos colégios, que é imensa”, conta Sônia Zanchetta, responsável pela área. O já tradicional Território das Escolas, que recebia apresentações de turmas feitas cuidadosamente durante todo o ano, não poderá ser montado, fazendo com que muitas das suas atividades sejam distribuídas em outros espaços, como a Casa do Pensamento. A Tenda de Pasárgada estará disponível todos os dias até as 16h30min.

Considerado um dos espaços fundamentais para a área, o Teatro Sancho Pança tem lugar garantido no eixo da Sepúlveda. Três programações distintas estão previstas para esse ponto, atendendo a diferentes públicos, como explica Sônia: “Nos dias úteis, haverá encontros com autores; à noite, há programação especial para alunos da Educação para Jovens e adultos (EJA), contando com saraus, espetáculos e pocket shows; e, aos fins de semana, a programação é voltada para toda a família”.

Um espaço que vem se destacando durante os últimos anos é a Biblioteca Moacyr Scliar. Nesta 59ª edição da feira, não poderia ser diferente. A biblioteca terá um acervo de 5 mil livros para consulta. Os títulos foram selecionados pela Câmara do Livro e buscam representar o melhor da literatura infantojuvenil brasileira e universal. “Um dos nossos objetivos é qualificar a compra, porque muita gente vai para a biblioteca e, depois de manusear, faz sua lista do que pretende realmente adquirir”, destaca Sônia.

É também na Moacyr Scliar que autores, ilustradores, quadrinistas e contadores de história envolvidos em atividades com o público terão um espaço de convivência. Pelos números, já se pode prever que o lugar será agitado, afinal, nada menos que 133 destaques estão escalados para performances ou bate-papos no setor. Passarão por lá autores experientes como Caio Riter, Jane Tutikian e Simone Saueressig, poetas como Ricardo Silvestrin e Celso Gutfreind, além de escritores conhecidos por suas trajetórias musicais como Frank Jorge e Humberto Gessinger.

A Sepúlveda ainda abrigará dez barracas de livreiros, a Estação de Acessibilidade, o Centro Cultural Móvel do Sesi, um deck especial de autógrafos e o QG dos Pitocos. Este último espaço, destinado aos pré-leitores, terá contação de histórias, teatro de bonecos e outras atividade para o público até seis anos.

Estação de Acessibilidade ganha mais espaço

A Estação de Acessibilidade, que já esteve em outras edições da Feira, ganha protagonismo em 2013. Antes abrigada nos fundos da Biblioteca Moacyr Scliar, a estação conta agora com espaço próprio e mais amplo, onde o público poderá entrar vendado e ser desafiado a perceber, sem a ajuda da visão, objetos e situações propostas. “É uma maneira de os visitantes se darem conta das dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais e melhor compreender como podem ajudar a resolver seus problemas”, explica Sônia Zanchetta. Mais de uma dezena de entidades estão envolvidas num esforço conjunto para desenvolver a Estação e suas atividades. Haverá piso podotáctil (especial para deficientes viduais), programação em braile e banheiros adaptados. Ainda estão previstos lançamentos de livros em braile e em outros formatos.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Dados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira
Feira do Livro registra alta de 2,26% nas vendas em 2013
O ambientalista Augusto Carneiro participou da primeira edição da feira, na década de 1950
Augusto Carneiro, um livreiro dedicado à natureza
Santucci acredita que feriados ajudaram no movimento da Feira do Livro
Osvaldo Santucci Junior aponta sucesso mesmo com Feira reduzida
GALERIA DE FOTOS

O TROFÉU

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook
Equipe do Jornal do Comércio se despede da Feira do Livro

/jornaldocomercio

Edições Anteriores

2012  |   2011  |   2010