Porto Alegre, terça-feira, 25 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
29°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3920 4,3940 0,04%
Turismo/SP 4,3500 4,6200 0,21%
Paralelo/SP 4,3600 4,6100 0,21%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
767091
Repita o código
neste campo
 
 
 

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE | De 1º a 17 de novembro de 2014.

01/11/2013 - 12h29min

Programação da Feira do Livro busca desafiar os leitores

MARCO QUINTANA/JC
Jussara Rodrigues ressalta a permanente busca por escritores
Jussara Rodrigues ressalta a permanente busca por escritores

Em 1955, para entrar em uma livraria, era preciso estar bem vestido. As obras, essas ficavam em estantes protegidas por vidros. Descontentes com esse cenário, 14 livreiros conversaram e decidiram expor os títulos em bancas - como as de verduras - no coração da cidade, onde funcionava o comércio e havia circulação de pessoas. Quase 60 anos após a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre e hoje movimentando cerca de 1,8 milhão de pessoas, a missão do evento literário continua praticamente igual: dessacralizar o livro e aproximá-lo de seu público.

Jussara Rodrigues, coordenadora de programação da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), conta que, a cada ano, a grade é montada pensando em mostrar o novo do universo da literatura sem esquecer do tradicional. “A ideia é desafiar os leitores a conhecerem novidades, ou até a explorarem um outro aspecto da leitura”, explica. Conforme Jussara, ano após ano tenta-se buscar autores do momento ou temas em voga. “Há épocas em que biografias estão em alta, ou ocorre o centenário de um escritor, e essas tendências servem como guias.”

Diferentemente do ano passado, desta vez não haverá dias temáticos, mas alguns assuntos norteiam boa parte da programação. Também estão previstas homenagens aos cem anos de Rubem Braga e de Vinicius de Moraes, e ao humor de Stanislaw Ponte Preta e Millôr Fernandes. Ainda será lembrado o “xerife”Júlio La Porta, tradicional personagem da Feira do Livro que faleceu a cerca de dez dias.

Este ano marca a estreia do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) dentro da Feira - serão atividades dedicadas a discutir roteiros, exibição de curtas-metragens, debates sobre o texto nesse formato e adaptações para o cinema. “É a primeira edição e esperamos que vire tradição; queremos mostrar a palavra não só no livro, mas também no roteiro, na canção etc, ou seja, que pode ser vista, ouvida ou assistida”, frisa Jussara.

Conforme o vice-presidente da Câmara do Livro Marco Cena, que também trabalha na programação, neste ano será realizado um debate sobre o mercado editorial gaúcho do ponto de vista do negócio, com o objetivo de mostrar que o segmento está maduro. “Assim como nossos autores têm sido destaque em festivais pelo País, os editores também foram e estão sendo mais reconhecidos por seu trabalho”, analisa. “Queremos profissionalizar cada vez mais o setor.”

As tratativas para buscar nomes expressivos não começam nem terminam nunca, são uma tarefa permanente.“Tem gente que tentamos por vários anos e sempre recebemos negativas, mas que já confirmaram presença para o próximo ano. Quando veio o Galeano (o uruguaio esteve na 54ª edição), já conversávamos com ele havia uns cinco anos”, lembra Jussara. Como a Alemanha será o país homenageado, Porto Alegre receberá uma gama de autores daquele país, entre eles Ingo Schulze, Robert Löhr e Jasmin Ramadan.

A diversidade de estilos continua sendo uma das principais características da Feira, com autores de áreas que navegam entre temas que vão da espiritualidade à culinária. Entre os nacionais, estão Fernando Morais, José Laurentino Gomes, Marcel Souto Maior, Max Mallmann, José Roberto Torero e Mino Carta. Ao todo, o público adulto poderá escolher entre 150 mesas-redondas, 31 oficinas, 29 atividades artísticas e 17 sessões comentadas. Só sessões de autógrafos, serão cerca de 700.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
MAIS FEIRA DO LIVRO
Dados foram apresentados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira
Feira do Livro registra alta de 2,26% nas vendas em 2013
O ambientalista Augusto Carneiro participou da primeira edição da feira, na década de 1950
Augusto Carneiro, um livreiro dedicado à natureza
Santucci acredita que feriados ajudaram no movimento da Feira do Livro
Osvaldo Santucci Junior aponta sucesso mesmo com Feira reduzida
GALERIA DE FOTOS

O TROFÉU

PREMIADOS

COMISSÃO JULGADORA

Blog Acontecendo

Entrevistas Troféu Cultura
#expandasuamente: fotos no estande do JC para o Instagram e Facebook
Equipe do Jornal do Comércio se despede da Feira do Livro

/jornaldocomercio

Edições Anteriores

2012  |   2011  |   2010