Porto Alegre, terça-feira, 17 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
24°C
14°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1030 4,1050 0,36%
Turismo/SP 4,0400 4,2800 0,94%
Paralelo/SP 4,0500 4,2900 0,94%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
171651
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 13/02/2012

Patrulha digital

PAULA VINHAS/DIVULGAÇÃO/JC
Guarda municipal utiliza tablets com aplicativo para registro e consulta de ocorrências online
Guarda municipal utiliza tablets com aplicativo para registro e consulta de ocorrências online

A popularização dos smartphones e o crescimento das redes de banda larga móvel abrem o caminho para uma multiplicação do uso dos tablets, misto de smartphone e computador que, aos poucos, começam a ganhar espaço entre consumidores e empresas no Brasil.

Mais poderosos que os smartphones, esses dispositivos ampliam as possibilidades de uso trazidas pela internet móvel e já provocam o surgimento de novos usos como o que ocorre em Canoas, onde a Guarda Municipal conta com tablets para auxiliar no trabalho de patrulhamento comunitário.

Os dispositivos foram equipados com um aplicativo especial para que os guardas possam fazer o registro e consultas de ocorrências, transmitidas para a Guarda Municipal via internet 3G.

“Mesmo em área de sombra (sem sinal) é possível coletar o registro sem perda das informações e enviá-las assim que o dispositivo é sincronizado novamente”, explica Eduardo Pazinato, secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas.  O aplicativo também apresenta aos guardas um roteiro por onde devem atuar, o que ajuda a organizar e padronizar o trabalho da corporação. Ao todo, dez tablets são utilizados no projeto iniciado no segundo semestre de 2011, um ano após a implantação de um sistema informatizado de registro de ocorrências. “A digitalização constituiu uma estratégia voltada a facilitar o registro, a unificação e, fundamentalmente, a gestão de todas as atividades tático-operacionais desenvolvidas pela Guarda Municipal”, acrescenta Pazinato.

Três meses foram dedicados ao desenvolvimento da ferramenta, adaptada às especificidades e necessidades do órgão. Em seguida, houve um projeto-piloto nas duas maiores áreas de atuação da Guarda no município: os Territórios de Paz Guajuviras e Mathias Velho/Harmonia, ainda em 2011.

Atualmente, a solução é utilizada em caráter de teste. O lançamento oficial ocorrerá somente no final de fevereiro, mas o aplicativo já é utilizado para registrar todos os atendimentos – tático-operacionais e administrativos – da Guarda, que é composta por 12 viaturas, 6 motos e 136 guardas municipais.

Até agora, não houve investimento da prefeitura no projeto, realizado em parceria com a Claro e a Trevisan Tecnologia. “No primeiro semestre, a prefeitura deve adquirir, em regime de comodato, os tablets atualmente cedidos pela Claro (que mantém contrato com a prefeitura) e formalizar a contratação da tecnologia customizada para a Guarda Municipal”, explica o secretário.

Para o futuro, a prefeitura planeja incrementar o uso de novas tecnologias móveis com ferramentas baseadas em georreferencimento integradas ao aplicativo e às viaturas.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR