Porto Alegre, terça-feira, 19 de novembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
28°C
35°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1990 4,2010 0,14%
Turismo/SP 4,1400 4,4000 0,22%
Paralelo/SP 4,1500 4,3900 0,22%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
193556
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 28/12/2011

Em busca do tri da Libertadores

JEFFERSON BERNARDES/VIPCOMM/JC
Capitão em 2006, Fernandão pode contribuir, fora de campo, com a sua experiência
Capitão em 2006, Fernandão pode contribuir, fora de campo, com a sua experiência

De “capitão América” em 2006 a diretor-técnico do clube, Fernandão terá a oportunidade de, pela primeira vez, iniciar uma temporada como dirigente de futebol. E a mais importante missão do ano é conduzir a equipe do Inter na disputa de sua terceira Libertadores seguida, sequência esta que nunca havia ocorrido na história do clube gaúcho.

A tentativa de ir em busca do tricampeonato continental, no entanto, começou a ser articulada em 2011. Tendo como política de futebol “a manutenção das principais peças do elenco para que se tenha uma continuidade de filosofia dentro do vestiário”, o executivo tentou reduzir o grupo de profissionais do plantel. Atletas experientes como Lauro, Rodrigo e Sorondo, e outros nem tanto, como Alex, Siloé e Ricardo Goulart deixaram o Beira-Rio.

Em contrapartida, o Colorado foi atrás da qualificação do grupo, contratando Dagoberto e ainda mantendo o centroavante Leandro Damião e o meia Oscar. Além disso, o técnico Dorival Júnior não pegará um trabalho em andamento.

Agora, é esperar o término das férias para dar início à luta dentro de campo. E, para ajudar os atletas, Fernandão tem conhecimento de sobra. “O mais importante é a gente começar com foco na pré-temporada (os jogadores se reapresentam no dia 4 de janeiro e vão a Gramado no dia 6). Serão 20 dias até a nossa estreia na Libertadores. Claro que não é o tempo ideal. Por isso, desde o primeiro dia de treinamento eu vou tentar passar para eles que é preciso foco no objetivo, no treinamento, pois esse começo de trabalho vai valer realmente uma classificação para a fase de grupos. Vai ser a principal experiência que eu vou poder passar neste início de ano”, diz.
Segundo ele, a presença de profissionais que foram campeões em 2010 também pode contribuir. “Claro que alguns passaram pela decepção de 2011 (eliminação inesperada para o Penãrol, em casa, nas oitavas de final), mas isso fez com que eles aprendessem também. Em jogos de Libertadores, você tem que estar totalmente ligado porque em cinco ou dez minutos se define uma partida.”
O dirigente, além da qualidade dos jogadores, faz questão de ressaltar que não é apenas este fator que pode decidir um jogo na competição continental. “Libertadores é muito a parte defensiva. É uma competição muito complicada de se jogar. É lógico que o valor individual ofensivo vale bastante, mas você precisa ter uma consistência atrás”, conclui.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR