Porto Alegre, segunda-feira, 22 de julho de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
18°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7370 3,7390 0,18%
Turismo/SP 3,7000 3,8900 0,25%
Paralelo/SP 3,7100 3,9000 0,25%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
954260
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 28/12/2011

Ritmo de vendas vai se manter em 2012

JOÃO MATTOS/JC
Crédito, renda e emprego prometem turbinar comércio no próximo ano
Crédito, renda e emprego prometem turbinar comércio no próximo ano

“Apesar do cenário internacional, nunca se viveu um momento tão oportuno no Brasil, com massa salarial significativamente elevada e inserção de 40 milhões de pessoas no mercado de crédito”, diz o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS), Vitor Koch, ao projetar 2012. Ele observa que mesmo com registros de inadimplência, ainda não dá para se falar em endividamento das famílias. “Eu acredito que 2012 vai ser muito bom, o varejo deve continuar crescendo, impulsionado principalmente pelo desconto de IPI em produtos para linha branca.”

O dirigente observa que também a desoneração de itens de alimentação, como trigo e massa, influenciará no orçamento das pessoas, que poderão “economizar de um lado, para consumir em outro”. “Não acredito em desaceleração com consequências graves para a economia”, frisa. O otimismo do setor tem explicação nas ações recentes do governo federal que, após perceber o enfraquecimento abrupto do consumo no segundo semestre de 2011, liberou crédito, baixou taxas de juros e tomou medidas como a redução do IPI sobre produtos de linha branca, despertando um novo ânimo para a motivação dos consumidores e para as perspectivas do varejo. “Em novembro, pensamos que os números seriam menores, mas com as mudanças recentes podemos projetar crescimento de 7% do comércio varejista, levando em consideração o Natal, que traz à tona a segurança necessária para esta previsão”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Vilson Noer.

A entidade calcula que 2012 deve repetir 2011, com crescimento de apenas um dígito, devido ao cenário internacional. A análise é baseada também na provável queda das exportações, menores investimentos por parte dos estrangeiros e projeção de PIB em torno de 3% para 2012.

Já a equipe econômica da Fecomércio-RS acredita que apesar do otimismo embalado pelas medidas do governo federal, o setor deve permanecer alerta para o aumento da inadimplência. “É preciso ser imparcial e ter precaução, para no futuro não se obter respostas negativas nos negócios”, observa o presidente da entidade, Zildo De Marchi. Mesmo assim, o dirigente acredita que, se o cenário internacional não se agravar, 2012 será um ano “muito bom” para o comércio.

Expansão e reformas estão nos planos dos empresários

Muitos novos estabelecimentos estão previstos para o Rio Grande do Sul em 2012, principalmente no Interior, onde novos empreendimentos serão inaugurados, disponibilizando espaço para os lojistas expandirem seus negócios. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), atualmente o Estado tem 31 shopping centers, 15 destes na Capital. A entidade informa que em 2012 estão previstas inaugurações de mais três shoppings no Estado. Além do Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre, o Imperia Shopping, em Farroupilha, e o Shopping Pelotas, em Pelotas, devem atrair a atenção de comerciantes em expansão.

Adriana Colloca, superintendente de operações da Abrasce, informa que as obras destes empreendimentos estão adiantadas e que outros três projetos  para o Interior do Estado já foram anunciados para 2013, entre eles os shoppings de Gravataí e de Rio Grande. “Com o universo de consumidores cada vez maior e renda disponível para o consumo, também aumenta o espaço para novos shoppings”, avalia Adriana. Ela revela que no ano que vem o País registrará número recorde de aberturas de shopping centers. “Estimamos um crescimento por volta de 12% nas vendas dentro destes empreendimentos.”

O presidente da CDL-POA, Vilson Noer também anuncia “um número grande” de projetos de médio e pequeno porte para o varejo, principalmente nas cidades do Interior. O mesmo ocorrerá no segmento de franquias, que em 2011 cresceu três vezes a média do PIB dos últimos 10 anos, segundo o diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Gustavo Schifino, eleito também para presidência do CDL-POA a partir de 2012. “Para o ano que vem esperamos um índice de desenvolvimento em torno de 11% no Brasil e 15% no Rio Grande do Sul”, diz Schifino, ressaltando que no início deste ano apenas 19 franqueadores atuavam no Estado, e que este número dobrou no decorrer dos últimos 12 meses.

“Outras 20 marcas gaúchas devem entrar para este mercado, chegando a 60 marcas de franquias representando o Rio Grande do Sul no final do próximo ano.” Levando em consideração que cada marca abre em torno de 20 lojas, o Rio Grande do Sul terá, no final de 2012, cerca de 300 lojas franqueadas.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR