Porto Alegre, segunda-feira, 21 de janeiro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7700 3,7720 0,37%
Turismo/SP 3,7300 3,9300 0,51%
Paralelo/SP 3,7400 3,9400 0,51%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
212967
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 15/09/2009

Paulo Bellini, um líder motivador

Desde o início da sua trajetória como administrador, aos 22 anos, o vencedor do prêmio Top Ser Humano 2009 - Personalidade compreendia a importância das pessoas em uma organização. Paulo Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, fundou sua primeira empresa de carrocerias de ônibus em 1949, em Caxias do Sul. Na época, Bellini cuidava da administração, contabilidade, caixa, pessoal e compras, sempre preocupado com o aprimoramento da equipe da fábrica, que a cada dia aumentava. Em 1978, a Nicola & Cia Ltda passaria a se chamar Marcopolo, em razão de um modelo fabricado pela companhia e apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 1968.

“A organização é antes de tudo o homem.” Assim, Bellini definiu a filosofia da sua empresa na década de 60. Para ele, o principal diferencial da Marcopolo é a motivação de seus colaboradores. “Este é o nosso lema. Sempre investimos na formação e satisfação dos funcionários. Trabalho, comprometimento, motivação e formação são os fatores que permitiram o êxito da empresa”, destaca Bellini, que buscou conhecimentos sobre processos de administração participativa, inclusive, no Japão.

Cultura oriental

Em 1986, ao voltar do Japão, apoiou com entusiasmo a implantação das novas filosofias de trabalho. As fábricas da Marcopolo foram adaptadas aos novos métodos, passando a ser referência internacional - como apontou artigo publicado na revista americana Forbes, em novembro de 1994, classificando a Marcopolo como uma das “100 Melhores Pequenas Empresas do Mundo”. A cultura importada do país oriental trouxe repercussões imediatas no comportamento dos funcionários, proporcionando melhor ambiente de trabalho e dinamismo nas áreas administrativas e nos processos de produção.

Comemoração

Em agosto, a Marcopolo completou 60 anos. Para comemorar, várias ações envolvendo colaboradores, comunidade e clientes estão sendo organizadas. Entre os destaques, foi lançada uma nova geração de ônibus rodoviários: a Geração 7. De acordo com Paulo Bellini, os modelos criaram um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia.  Outra atividade homenageia os colaboradores com cinco a 60 anos de empresa com o prêmio de Honra ao Mérito.

Vida comunitária

Além da reconhecida atuação no meio empresarial, Paulo Bellini também se destaca pelo trabalho comunitário, com destaque para sua participação na Comissão Comunitária da Festa da Uva. Presidiu diversas entidades de Caxias do Sul, como o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, o Centro da Indústria Fabril, a Associação Comercial e Industrial e o Conselho Superior da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. Exerceu, ainda, cargos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e na Associação Nacional dos Fabricantes de Carroçarias para Ônibus.

“Tudo o que conquistei com e na Marcopolo envolveu a comunidade e o relacionamento com pessoas. O ônibus é um produto que se vende cara a cara. O cliente não pede pelo telefone ou compra pelo catálogo ou internet. Ele quer receber atenção, conversar, discutir, ver. Sempre digo que o nosso produto é um outdoor móvel, colorido, bonito e enorme”, declara.

Atualmente, a Marcopolo possui operações em nove países - África do Sul, Argentina, China, Colômbia, Egito, Índia, México, Portugal e Rússia, contabilizando 13.600 colaboradores. Seus produtos estão em mais de 104 países.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR