Porto Alegre, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
28°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3910 4,3930 0,64%
Turismo/SP 4,3200 4,6100 0,43%
Paralelo/SP 4,3300 4,6000 0,43%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
708101
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO
- Últimas notícias
- Galeria da Feira
- Expediente
- Hotsite Feira 2010
- Troféu Cultura Econômica
- Premiados
- Fotos Premiação 2011
 

Notícia da edição impressa de 16/11/2011

Uma Feira do Livro para ser lembrada

MARCOS NAGELSTEIN/JC
Terminando seu mandato, João Carneiro avalia a 57ª edição da Feira do Livro
Terminando seu mandato, João Carneiro avalia a 57ª edição da Feira do Livro

Mais uma Feira do Livro chega ao fim com novos leitores conquistados e muitos outros saciados. A 57ª edição só terá todos os números e resultados divulgados amanhã, mas as primeiras parciais já indicam sucesso nas vendas e na organização do evento deste ano. Nos primeiros 14 dias foram vendidas 308.026 obras, o que representa crescimento de 3% em relação ao ano passado.

O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), João Carneiro, considera a Feira deste ano “muito madura naquilo que ela pretende, culminando outras ações da entidade feitas durante o ano em busca da popularização do livro de da leitura”. De fato, a Praça da Alfândega abrigou as mais diferentes classes sociais e leitores, desde a mais alta camada intelectual gaúcha, brasileira e internacional, até as pessoas que dão seus primeiros passos na leitura.

Por falta de recursos, este ano não foi realizada uma pesquisa qualitativa das compras de livros, “uma lástima” afirma Carneiro, mas que acabou trazendo aspectos positivos. “Percebemos que as listas de mais vendidos acabavam retroalimentando as vendas desses títulos. Os livreiros contam que voltaram a dar dicas, perceberam um público mais exigente. Quem tinha mais opções e variedade, se deu melhor”, explica. Essa bibliodiversidade favorece o leitor, que pode ter as melhores opções à pronta-entrega, coisa que nem sempre acontece nas livrarias.

Apesar de estar no fim do mandato à frente da CRL, que terá eleições em dezembro, Carneiro já tem sugestões para o próximo ano, suas e de outros associados. A maior integração da programação com a Área Internacional, disposta entre a Área Geral e Infantil, é uma delas. Também para um futuro próximo é pretendido informatizar por completo as bancas, o que facilitaria a pesquisa de vendas e qualitativa, além de simplificar as informações de onde encontrar obras específicas.

Para Carneiro, “os dias temáticos foram um grande acerto, ainda que deem muito trabalho para a equipe de programação” e devem ser mantidos nos próximos anos. “Podemos trabalhar ainda mais com melhores promoções de livros relacionados aos assuntos nas bancas”, relata. Está programada para a Feira do Livro de 2013 uma homenagem à Alemanha. O mesmo acontecerá com o Brasil na Feira de Frankfurt.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR