Porto Alegre, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
28°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,3860 4,3880 0,52%
Turismo/SP 4,3100 4,5900 0,52%
Paralelo/SP 4,3200 4,5800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
105850
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO
- Últimas notícias
- Galeria da Feira
- Expediente
- Hotsite Feira 2010
- Troféu Cultura Econômica
- Premiados
- Fotos Premiação 2011
 

02/11/2011 - 17h57min

Biblioteca Moacyr Scliar atrai as crianças à Feira

Roberta Mello, especial para o JC

MARCOS NAGELSTEIN/JC
Jane Tutikian experimenta sofá do espaço dedicado a ela na ala infantil, o Quarto da Bia.
Jane Tutikian experimenta sofá do espaço dedicado a ela na ala infantil, o Quarto da Bia.

A Biblioteca do Cais, localizada no espaço dedicado às crianças na Feira do Livro de Porto Alegre desde 2005, mudou de nome este ano a fim de homenagear Moacyr Scliar, um dos maiores escritores do Estado, com forte ligação com a literatura infantil e juvenil. O anúncio foi feito na abertura oficial do espaço, no domingo (30), e contou com a presença da patrona Jane Tutikian.

A coordenadora da ala infantil, Sônia Zanchetta, diz que Scliar sempre teve uma ligação forte com a feira, principalmente com a ala infantil, por isso a biblioteca recebe seu nome. Sônia enfatiza que "o principal objetivo do local é aproximar as crianças dos livros. Acreditamos que todas as bibliotecas deveriam estar assim, de portas abertas para todos".

Logo na entrada do espaço de 500 m² com estantes cobertas de livros ao alcance das crianças e dos jovens está a réplica de um quarto colorido, montado para a patrona. "O Quarto da Bia é inspirado em uma das suas personagens adolescentes e tem a intenção de fazer com que ela se sinta bem aqui nesse espaço", explica a coordenadora da ala.

A fim de estimular o hábito da leitura, o espaço disponibiliza um acervo de alta qualidade tanto para bebês, na Bebeteca, quanto para os adolescentes, na Ducha das Letras, buscando atrair estudantes das redes pública e particular, de diferentes idades, e professores. Para isso, há a promoção de encontros dos alunos com escritores para discussão de obras previamente estudadas dentro do ambiente escolar. Também são realizadas oficinas focadas no corpo docente para promover a interdisciplinaridade e aproximar o bibliotecário dos professores.

Com o objetivo de democratizar o acesso aos livros em braile, a Biblioteca Moacyr Scliar fechou parceria com a Procempa e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (Faders) e entregará no dia 10 de novembro nove títulos em braile gratuitamente para alunos de instituições da região metropolitana do Estado. Outra apoiadora do espaço é a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), que disponibiliza em DVD e pelo site da instituição (http://www.acergs.org.br) livros em formato Braille, em MP3/Voz sintetizada e no sistema Daisy.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR