Porto Alegre, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
30°C
32°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9070 3,9090 0,72%
Turismo/SP 3,8700 4,0700 0,24%
Paralelo/SP 3,8800 4,0800 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
190318
Repita o código
neste campo
 
 
FEIRA DO LIVRO
- Últimas notícias
- Galeria da Feira
- Expediente
- Hotsite Feira 2010
- Troféu Cultura Econômica
- Premiados
- Fotos Premiação 2011
 

27/09/2011 - 10h13min

Jane Tutikian é a patronesse da 57ª da Feira do Livro

Bibiana Borba, especial para o JC

ANA PAULA APRATO/JC
Jane Tutikian é a quarta mulher a comandar a Feira do Livro de Porto Alegre
Jane Tutikian é a quarta mulher a comandar a Feira do Livro de Porto Alegre

A professora do Instituto de Letras da Ufrgs Jane Tutikian foi anunciada na manhã desta terça-feira (27) como a nova patronesse da Feira do Livro de Porto Alegre. A escritora concorreu com Airton Ortiz, Celso Gutfreind e Luiz Coronel ao título de homenageada da maior feira de livros a céu aberto das Américas. O anúncio foi feito pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) em evento no Moeda Bar e Restaurante, no Santander Cultural, com a presença do patrono de 2010, o tradicionalista Paixão Côrtes. A feira deste ano acontece de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro da Capital.

“Escrever é a melhor forma de estar entre as pessoas. Estar na Feira do Livro é estar perto dos livros, dos leitores e dos escritores”, disse Jane, ao receber o anúncio. O presidente da CRL, João Carneiro, destacou que o slogan criado para a primeira edição da Feira do Livro, em 1955, continua válido hoje: “Se o povo tem alguma dificuldade de ir à livraria, a livraria vai ao povo”.

Jane Tutikian, natural de Porto Alegre, é pós-doutora em Literatura, professora e atual Diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), além de membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Seu primeiro livro, Batalha Naval, foi publicado em 1981. Sua obra, com mais de uma dezena de títulos, se divide entre o público adulto e o público infanto-juvenil. "Uma das minhas paixões é escrever para adolescentes, por seu vigor e espontaneidade", diz a escritora. Em seu currículo, também estão homenagens como o Prêmio Jabuti, recebido em 1984, e o Açorianos de Literatura, em 2001.

A professora é apenas a quarta mulher a entrar na lista de 51 patronos que já comandaram a Feira. Antes dela, Maria Dinorah (1989), Lya Luft (1996) e Patrícia Bins (1998) foram eleitas patronesses. A votação deste ano teve como novidade a participação dos leitores, através de urnas distribuídas em livrarias da cidade. Os patronáveis são indicados pelos associados da CRL e, até esta edição, o vencedor era escolhido somente por profissionais, autoridades e representantes de entidades ligadas à Literatura.

Em 2011, aos 59 anos e completando 30 anos de publicação, Jane recebe a maior honra da Literatura gaúcha como um reconhecimento de seu trabalho: "Significa que valeu a pena", afirma. Durante a feira deste ano, ela lançará uma antologia de contos, batizada de Coisa Viva. "Porque é assim que eu vejo a Literatura", diz.

COMENTÁRIOS
Marineli ALFAMA Borba - 29/10/2011 - 13h41
Achei ótimo os leitores também poderem votar quanto a patronesse da Feira do livro, pq ninguém melhor do que o leitor para escolher o melhor. Adoro A ESCRITORA Jane e o pouco q conheço sobre ela, amo de paixão, pq é inteligentíssima, sensílvel, vê tudo de forma diferente e mais abrangente, conhece a criança e o jovem como ninguém. Seus livros são bárbaros e sua visão de vida é um ensinamento. É muita INTELIGENCIA para alguém tão nova! Risos e bjs, Observação: também sou professora e dramaturga, infelizmente não conheço vc pessoalmente mas conhecerei dia 13 nov no lançamento do seu livro
imprimir IMPRIMIR