Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
13°C
22°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1510 4,1530 0,26%
Turismo/SP 4,1200 4,3600 0,69%
Paralelo/SP 4,1300 4,3700 0,69%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
213127
Repita o código
neste campo
 
 


 18º Festival Mundial
 de Publicidade
 De 31 de agosto
 a 2 de setembro
 Serra Park, Gramado/RS

02/09/2011 - 11h21min

Marcelo Tas abre o último dia do Festival falando sobre redes sociais

Rodrigo Berbigier

Bruno Borges/JC
Marcelo Tas falou sobre redes sociais
Marcelo Tas falou sobre redes sociais

Marcelo Tas subiu ao palco do Serra Park na manhã desta sexta-feira (2) para abrir o último dia do Festival de Publicidade de Gramado. A palestra do apresentador do CQC, umas das mais aguardadas do evento, abordou as redes sociais e suas virtudes e efeitos colaterais.

Tas começou sua palestra comparando a educação que recebeu e a educação nos dias atuais. “Quando eu fui aluno, o professor era o único provedor de informação, e hoje em dia há inúmeros provedores”, disse. Para ele, as crianças de hoje, que serão os consumidores do futuro, não podem ser enganadas.

Depois, o palestrante fez uma breve apresentação contando que se apaixonou pela comunicação quando cursava engenharia civil na USP e participava da produção de um jornal que misturava humor e informação.  Depois da experiência, decidiu cursar comunicação social e começou a trabalhar com vídeos ainda nos anos 1980.

O ex-ator do programa Rá-Tim-Bum também citou vários exemplos de utilização das redes sociais, e revelou que utiliza muito o Twitter no programa CQC. Ele afirma que é muito importante a opinião das pessoas que não tinham canais para se expressar antigamente. “Ouvindo esse cara, você se conhece melhor e entende a comunicação que você faz”, afirmou.

Entre as suas histórias, lembro uma menina de 12 anos que enviou uma mensagem para o seu site pedindo para ele e os outros apresentadores do CQC não falarem palavrões. Em outra, mostrou um comentário de uma fã que afirmou que não lia mais jornal, mas ao começar a assistir ao CQC, retomou o hábito. Segundo ele, os exemplos foram importantes para o programa.

Para finalizar a apresentação, Tas deixou uma definição do que entende como comunicação. Para ele, é mais importante o retorno do que a mensagem. “Comunicação não é o que você fala, mas sim tudo que você está escutando”.