Porto Alegre, quinta-feira, 17 de outubro de 2019.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
27°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1680 4,1700 0,31%
Turismo/SP 4,0900 4,3400 0,68%
Paralelo/SP 4,1000 4,3300 0,68%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
972041
Repita o código
neste campo
 
 


 18º Festival Mundial
 de Publicidade
 De 31 de agosto
 a 2 de setembro
 Serra Park, Gramado/RS

01/09/2011 - 18h19min

Painel em Gramado debate a Era da colaboração e do engajamento

Paulo Serpa Antunes

Bruno Borges/JC
Helder Araújo, da Webcitizen, questionou a plateia
Helder Araújo, da Webcitizen, questionou a plateia

O tema mais quente da atualidade não poderia ficar de Festival Mundial de Publicidade. O painel "A nova era: envolvimento, colaboração e engajamento" abordou as mudanças na comunicação com o boom das redes sociais e da comunicação móvel.

O assunto reuniu um time de profissionais de renome na área: Lucas Mello, presidente da LiveAD e fundador da Box 1824, Helder Araújo, sócio da Webcitizen, Romero Rodrigues, fundador do Buscapé e João Carvalho, sócio diretor da Pontomobi.

Mello iniciou o painel citando suas experiências diante da empresa de pesquisa de tendências de consumo Box 1824 e da agência LiveAD. "Aquilo que era periférico foi indo pro centro. Trazendo o digital para o centro, veio junto o engajamento das marcas", falou ao comentar a transição de seu trabalho para o meio das redes sociais.

Para Mello, as mídias se dividem em três tipos: a midia paga. a mídia ganha (aquela que é conquistada a partir de relacionamento com o conteudo que é gerado pelos profissionais de comunicação) e a midia própria, aquela que acontece quando a marca se torna detentora de uma plataforma que retém audiência.

Helder Araújo, da Webcitizen, empresa que faz ações para buscar o engajamento na Internet, trouxe um questionamento, sem resposta, para o evento: "Como comunicar para uma sociedade com déficit de atenção?". E advertiu os publicitários da plateia que as mudanças na comunicação irão pressionar as agências de publicidade ainda mais por eficiência e resultados.

Romero Rodrigues, fundador do site de pesquisa de preços BuscaPé, estruturou a internet em três plataformas: a Internet clássica (dominada pelo Google), a das redes sociais e a da comunicação móvel. O crescimento no número de usuários de redes sociais e de smartphones e tablets mostra que o ambiente social e móvel será tão importante quanto o acesso a informação. E sugeriu ao público para ficar atento para a convergência destas tres plataformas. "É uma bela onda para se surfar", afirmou.

Leo Xavier, sócio diretor da Pontomobi, que desenvolve aplicações para as mais diversas plataformas, fechou o evento com uma visão complementar. Para ele, as empresas "não podem mais ter uma estratégia de comunicação baseada em apenas duas ou três mídias.