Porto Alegre, sábado, 22 de setembro de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
28°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0460 4,0480 0,68%
Turismo/SP 4,0100 4,2100 1,17%
Paralelo/SP 4,0200 4,2200 1,17%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
148725
Repita o código
neste campo
 
 

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto
 
imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 01/09/2015

Prêmio O Futuro da Terra reconhece pesquisa que alavanca o PIB gaúcho

Em sua 19ª edição, evento destacou oito iniciativas do agronegócio
JONATHAN HECKLER/JC
Autoridades prestigiaram solenidade que consagrou entidades e cientistas que atuam em prol do campo
Autoridades prestigiaram solenidade que consagrou entidades e cientistas que atuam em prol do campo

A pesquisa que puxa o PIB gaúcho recebeu o devido reconhecimento ontem na entrega da 19ª edição do Prêmio O Futuro da Terra, promovido pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Autoridades, dirigentes de entidades do setor científico e da área econômica prestigiaram a cerimônia no auditório lotado da Farsul, no Parque Assis Brasil, na Expointer. O prêmio integra a programação oficial da feira.

Este ano, o tema da sustentabilidade ambiental ganhou mais espaço na seleção dos homenageados, com trajetórias dedicadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e a avanços para melhorar a condição socioeconômica do setor. "São trabalhos de preservação ambiental, para manter nossos recursos hídricos e conservar o solo", citou o diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, que lembrou do impacto de pesquisa em melhorias de manejo, de controle e de combate a doenças de culturas.

Tumelero ressaltou que a liderança do agronegócio vai das safras recordes (previsão de 208 milhões de toneladas neste ano) à geração de empregos, com alta de 6% em 2014, ante 2,24% na média geral brasileira. "Estes números reforçam a importância do prêmio para incentivar quem tem papel decisivo para alcançar esses resultados", associou Tumelero. O presidente da Fapergs, Abilio Baeta Neves, destacou o envolvimento da instituição no processo de escolha dos premiados nos 19 anos do prêmio. "O jornal cumpre papel fundamental de divulgação da produção científica."

"Os premiados são personalidades ocultas, pois só os olhamos após colher os frutos que eles geram para a nossa jovem agricultura brasileira", reconheceu Carlos Sperotto, presidente da Farsul, lembrando que a agricultura desenvolvida no Estado leva o sotaque local a outras regiões. "O nosso trabalho é lastreado pela tecnologia desenvolvida pelos premiados", concluiu Sperotto.

JONATHAN HECKLER/JC

Foto oficial do premiados

Os agraciados na noite de ontem foram Cláudio Severo Lombardo de Barros (Prêmio Especial), Edemar Valdir Streck e Rodrigo Schoenfeld (Preservação Ambiental), Pilecco Nobre e Renato Kreimeier (Cadeias de Produção Agrícola), Vence Tudo e Telmo Jorge Carneiro Amado (Tecnologia Rural) e Flávia Charão Marques (Alternativas de Produção).

O governador José Ivo Sartori aproveitou a entrega do prêmio para reforçar que sem a participação efetiva de todos "não faremos a transformação do poder público do Estado". Sartori ressaltou que a iniciativa do JC e da Fapergs reconhece quem inova. "Os premiados têm muita responsabilidade, pois contribuem com um mundo melhor", engrandeceu o governador, indicando que crise e dificuldade exigem criatividade. "Todos são protagonistas, os premiados e quem os assiste."

Além do diretor-presidente do JC, compuseram a mesa de premiação o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, os secretários estaduais da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, e o de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, a senadora Ana Amélia Lemos, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Cezar Miola, e o diretor regional do Bradesco, Altair Naumann.


Veja abaixo a lista dos premiados
do ano e clique nos
links para acessar seus perfis

CADEIAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Empresa Pilecco Nobre

Renato Kreimeier
(Cooperativa Languiru)


TECNOLOGIA RURAL

Empresa Vence Tudo

Telmo Jorge Carneiro Amado (UFSM)

ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO

Flávia Charão Marques (Ufrgs)

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Edemar Valdir Streck (Emater)

Rodrigo Schoenfeld (Irga)

PRÊMIO ESPECIAL

Claudio Severo Lombardo de Barros (UFSM)

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR